Quando os clientes voltam, significa que tiveram uma boa experiência de compra, e isso é ótimo para seu lucro e engajamento!
Quer descobrir como aumentar as recompras e fidelizar seus clientes? Continue a leitura!
Aumentando as vendas para o mesmo cliente
Manter clientes atuais é mais barato do que atrair novos, ou seja, as ações para mantê-los exigem menos recursos financeiros.
Qualidade do pós-venda
Mantenha contato de qualidade com o cliente. Pergunte se ficou satisfeito, se teve dúvida ou alguma dificuldade no processo de compra. Dessa forma, você demonstra que se interessa genuinamente. Além disso, ainda recolhe feedbacks para sua loja investir em melhorias.
Calcule a taxa de recompra
Para isso, verifique a quantidade de consumidores que compraram no mês, quantos são novos e quantos são antigos. Assim, se você fez 100 vendas, e 40 foram para clientes que já compraram antes, sua taxa de recompra é 40%.
Reforce sua base de compras
Tenha o máximo de dados como: produtos visualizados, valor médio da compra, origem da visita, idade, região e assim por diante. Quanto mais informações, mais completa será a base e mais eficiente tende a ser a ação direcionada ao estilo do comprador.
Automação
Um programa colhe dados relevantes como idade, localização, tipos de postagens mais curtidas, produtos mais visualizados, mercadorias compradas etc. Isso ajuda a entender quem são os clientes, seus desejos e gostos. Assim você pode criar campanhas estratégicas de recompras.
Ofereça produtos adicionais
Afinal, é possível que seu cliente tenha interesse, mas, se esqueceu de procurar ou não sabia que você vendia. Dessa forma, se ele comprou um sofá, que tal oferecer um tapete e uma cortina para compor o ambiente?
Cupons de descontos para quem já comprou
Semanas após o pagamento, comunique ao seu cliente que ele tem cupons de desconto para a próxima compra.
Use também, gatilhos mentais de urgência, por exemplo, avisando que o cupom é exclusivo e limitado.
Intensifique o e-mail marketing
Envie conteúdo que interessa ao cliente. Por exemplo, se ele comprou um colchão, fale da qualidade do sono e dê dicas de conservação. A ideia é entregar algo que seja informativo, que acrescente conhecimento e desperte o interesse do usuário a ser leal à marca.
Invista na gamificação
Ligue o processo da compra a um recurso divertido, por exemplo, a cada aquisição, ele acumula pontos para trocar por prêmios. Pode ser um desconto, um frete grátis, determinado produto ou brindes. Assim, deixe opções para o cliente escolher a que lhe interessa.
Conquistar novos clientes tem grandes vantagens, entretanto investir na fidelização dos clientes atuais aumenta a taxa de recompra. Assim, sua loja fatura mais sem que você gaste muito.
Fonte: Gazin