As tendências de consumo em 2022 contemplam regulação, adequação ao novo consumidor, tecnologia, inovação, movimento de liquidez e gestão de risco.
Tendências de consumo
Confira as tendências de consumo para 2022:
1. De olho no e-commerce e na segurança digital
O varejo precisa se aprimorar, ainda mais, do uso de canais digitais. No entanto, é preciso atenção com a gestão de riscos e prevenção de fraudes.
2. Experiência do cliente
Há muito tempo vender deixou de ser apenas um processo de troca. O cliente busca ter uma experiência, fazer uma jornada de compra. Para isso, especialmente se o varejista quiser ter consumidores nas lojas físicas, é preciso inovar. Mas essa inovação deve ser pautada na valorização da reputação, marca e sustentabilidade.
3. Entrega rápida
Outro desafio para o varejo é garantir eficiência no acesso do cliente aos produtos e serviços. Uma saída tanto para o varejo físico quanto o on-line pode estar nos minicentros de distribuição e no comércio de vizinhança.
4. Segurança de dados
Se a tecnologia traz conquistas, ela também requer alguns cuidados. Nesse caso investir investir em privacidade e segurança cibernética é fundamental.
5. Omnicalidade
A integração entre o físico e o digital, a omnicalidade, é mais uma tendência de consumo no varejo para 2022. Com a pandemia, o on-line acelerou sua expansão e esse processo é visto como um caminho sem volta. Para sobreviver, o lojista precisa se adequar e aproveitar o melhor dos dois mundos.
6. Transformação digital
A utilização de processos tradicionais, como carteira de clientes, crédito e malha logística, ajudam a repensar o negócio. Desse modo, ganham destaque recursos como marketplace e uso de aplicativos para transações comerciais.
7. Área tributária mais tecnológica
A adoção de tecnologia para otimização das áreas tributária e fiscal das empresas. Com o recurso, os processos de venda podem ser melhorados e o risco de perdas reduzido.
8. Aumento da concorrência
Mais uma recente mudança no processo de compra do consumidor está no maior acesso direto ao fabricante. Sendo assim, o varejo precisa encontrar estratégias para lidar com essa nova realidade.
9. Investimentos
O varejo precisa buscar novas formas de atrair e gerar capital.
10. ESG
A adoção de práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) também deve se tornar uma preocupação maior no varejo. Essa tendência deve incluir fornecedores, parceiros e até clientes finais.
Fonte: vitrinedovarejo