Restaurantes de Nicho, mercado em crescimento

Restaurantes de Nicho, mercado em crescimento

A abertura de um estabelecimento gastronômico exige a realização de uma pesquisa de mercado.

Esse é o primeiro passo para um bom planejamento, pois nesta etapa, acontece o levantamento que ajudará a entender aspectos:

– de mercado;
– da concorrência;
– dos clientes;
– dos fornecedores.

A partir daí, deve-se pensar minuciosamente nos demais aspectos.

Quando o assunto é o cardápio do restaurante, muito se discute sobre o que é mais vantajoso:

– Um restaurante que serve pratos diversos mas não é especialista em nenhum?
– Ou um restaurante que se dedica exclusivamente a uma culinária?

Investir em um tipo específico de restaurante é uma forma de se adaptar à concorrência de mercado, aproveitando para encontrar novos caminhos e novas soluções.

Mesmo que haja alguma semelhança entre alguns desses tipos de restaurantes, os clientes os buscam devido às características distintas, assim como seus cardápios. Ou seja, há potencial para explorar diferentes tipos de gastronomia em diferentes mercados.

A verdade é que muitos empreendimentos, visando sobreviver em um cenário de forte concorrência e grande diversidade, optam por oferecer uma vasta gama de produtos.

Assim, acreditam que irão captar um número maior de clientes e, por conseguinte, ter seu lucro aumentado. No entanto, a adoção dessa estratégia pode ser uma escolha enganosa.

Porém, quando se escolhe determinado produto e dedica-se exclusivamente àqueles pratos, os resultados podem ser ainda mais satisfatórios.

Um nicho pode ser entendido como um setor do mercado ao qual o empreendimento se destinará a oferecer produtos e serviços, por isso, é importante que ele seja definido ainda na fase de planejamento do seu negócio – a importância de ter um nicho claro e definido pode trazer mais vantagens do que se imagina. Vamos conhecer algumas?

1 – Identidade

Ao trabalhar com um nicho específico e não com uma variedade de opções, é atribuída uma identidade ao seu restaurante perante os clientes.

É notável uma procura maior por um restaurante especializado em determinada culinária, do que um restaurante em que não se sabe ao certo quais pratos estão à venda.

Nesse sentido, especialização se torna um sinônimo de expertise e qualidade.

2 – Redução de Custos

Como cada tipo de culinária demanda diferentes ingredientes e preparos específicos, os restaurantes que não possuem um nicho definido terminam por ter gastos maiores, uma vez que, oferecem diferentes opções de alimentos. Ao especializar-se em um determinado nicho, os processos de compra dos insumos, armazenamento de estoque e preparo dos pratos será substancialmente otimizado.

3 – Relacionamento com o Público Personalizado

Ao estabelecer o nicho com o qual vai trabalhar, por consequência seu público-alvo também estará definido e, dessa forma, comunicar-se com seu cliente também se tornará mais fácil, o que permite que o relacionamento entre ambos, seja mais próximo e personalizado.

4 – Gestão mais Eficiente

Ainda nesse sentido, gerir um restaurante com um cardápio especializado torna-se muito mais simples do que aqueles estabelecimentos cujos nichos não são definidos.

Isso porque, restaurantes que oferecem diversos tipos de culinária demandam mais profissionais que saibam fazer cada um dos pratos oferecidos, além da demanda por ingredientes ser maior, como já mencionado.

São passos essenciais para o sucesso do seu empreendimento:

– Entender e analisar o mercado;
– Descobrir o que seu público quer;
– Ter produtos que atendam às suas necessidades;
– E ter cumpridas as expectativas que seu consumidor espera do seu negócio.

É de suma importância que seu restaurante assuma uma identidade e tenha um conceito, e nada melhor do que ter um nicho bem definido para isso – a partir dessa escolha, o marketing, serviço, atendimento e a gestão como um todo de seu estabelecimento assumirão uma identidade que contribuirá de maneira surpreendente para a construção da sua marca no mercado.
 
 
Fonte: lojabrazil

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