Importância do uso das redes sociais para impulsionar a venda de produtos e serviços
By : MS Automação -
As redes sociais têm sido um dos melhores canais de vendas para as micro e pequenas empresas. As vendas pela internet tiveram um grande crescimento nos últimos anos e estar presente digitalmente nas mais diferentes plataformas, se tornou um requisito e uma oportunidade para atrair novos clientes.
Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), mostra que o WhatsApp, Instagram e Facebook são as principais ferramentas de tecnologia dos pequenos empresários.
Praticamente todos os consumidores usam esses aplicativos em seus smartphones e fazer com que o negócio apareça às pessoas através do Marketing Digital, pode ser uma estratégia muito assertiva e se bem pensada, com poucos custos à empresa.
Quais são as redes sociais mais utilizadas?
O WhatsApp, Instagram e Facebook são as redes mais usadas pelos consumidores na atualidade e se tornaram ferramentas essenciais de vendas para empreendedores. No entanto, é importante lembrar que algumas outras redes também são essenciais para a aproximação com o cliente.
O Linkedin por exemplo, é uma rede social exclusiva para o uso profissional e para temas mais relacionados ao mercado de trabalho. O TikTok serve hoje como fonte de entretenimento para usuários, mas pode ser uma boa estratégia para fazer vídeos engraçados ou criativos sobre os produtos. E outro aplicativo bastante utilizado nos dias de hoje é o Telegram, que oferece diversos recursos parecidos com o WhatsApp.
Dicas para fazer postagens atrativas para Facebook e Instagram
Muito mais que somente oferecer conteúdo, é necessário mostrar o que o cliente gostaria de ver e criar postagens criativas e bem feitas. Com a ascensão digital as pessoas passaram a ser mais seletivas no momento da escolha das empresas, e principalmente, na avaliação dos produtos.
Confira algumas dicas que podem lhe ajudar a causar uma boa impressão nas postagens do Facebook e Instagram e chamar a atenção do cliente:
– Os clientes não procuram somente por ofertas. Mostre a qualidade do seu produto, a história da sua empresa, os bastidores, processos de produção, quem são os proprietários, como são feitas as compras, quem são os membros da equipe comercial, entre outros.
– Crie postagens que chamem a atenção do cliente e que tenham conteúdo de qualidade.
– Crie e siga um padrão de postagens, com as artes com a mesma paleta de cores da sua logo, formato de foto e fontes. Dessa forma, você criará a identidade visual das suas redes e sua marca será lembrada automaticamente nas publicações.
– Utilize imagens de boa qualidade. Fotos profissionais, em locais bem iluminados e ambientes organizados podem conquistar mais facilmente a credibilidade do público e agilizar o engajamento do seu perfil.
– Tenha um cronograma definido de pautas e faça postagens com frequência. Indiferente se a escolha for uma, duas ou mais postagens por semana, o ideal é que os assuntos não se repitam tão cedo e que não haja confronto de informações. Por exemplo: postar ofertas todos os dias.
Monitore o engajamento das publicações
As próprias plataformas do Facebook e Instagram permitem que sejam realizados relatórios de monitoramento sobre o engajamento do público nas publicações. A análise das métricas em redes sociais tem o papel de te ajudar a desenvolver novas estratégias e posicionamentos, melhorando sempre a presença no ambiente digital.
Fique de olho sempre também em comentários, compartilhamentos e curtidas, tanto para responder aos clientes, quanto para ajudar nesta análise.
Invista em tráfego pago nas redes sociais
O crescimento orgânico das redes sociais pode levar um tempo maior para acontecer. Por isso, é muito importante investir em tráfego pago caso queira acelerar o processo de aumento de seguidores e alcance de possíveis clientes. Lembre-se sempre que o tráfego pago é uma das maneiras mais efetivas de gerar leads e vender pela internet.
Como utilizar o WhatsApp Business para aumentar as vendas da sua empresa
O WhatsApp Business é gratuito e oferece algumas ferramentas para ajudar no contato com o cliente, como a criação de um perfil empresarial, envio de respostas automáticas e catálogo de produtos. Confira algumas dicas importantes para aumentar as vendas da sua empresa com esta ferramenta:
– Construa um relacionamento com o cliente. O WhatsApp ainda é um recurso pessoal, utilizado para interagir com pessoas próximas. Então, tome cuidado para não afastar o consumidor. Peça sempre autorização do seu cliente para enviar comunicados sobre seus produtos ou serviços.
– Criar uma lista de contatos segmentada é uma ótima estratégia para enviar informativos ou ofertas.
– Divulgue o número de WhatsApp da empresa em outras redes sociais, site e nos materiais impressos.
– Crie listas de transmissão.
– Não utilize seu número pessoal. Tenha um número exclusivo do seu negócio para o WhatsApp, com o perfil com a identidade visual da sua marca.
– Ofereça sempre um ótimo atendimento e principalmente: agilidade! É isso que os clientes procuram no atendimento via WhatsApp.
Fonte: sebrae