10 dicas para prevenir a ansiedade

10 dicas para prevenir a ansiedade

10 dicas para prevenir o Transtorno de Ansiedade Generalizada

Em um mundo cada vez mais acelerado, não é incomum conhecer pessoas que sofrem com doenças mentais, como a depressão e ansiedade. Para tanto, os médicos reforçam a importância da busca por hábitos mais saudáveis, tanto do ponto de vista físico, quando emocional, para uma melhor qualidade de vida e, inclusive, a redução dos sintomas de problemas psicológicos.

Pensando nisso, a médica psiquiatra Karla Tatessuji, cooperada da Unimed Apucarana, lista 10 dicas práticas para prevenir o Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG). Confira:

1- Tente identificar os fatores que aumentam o stress.

2- Durma bem. O sono reparador tem benefícios para a saúde como um todo, além de melhorar o humor e stress.

3- Evite os pensamentos negativos. Otimismo e bons pensamentos atraem coisas e pessoas boas. Quando a mente fica cheia de pensamentos negativos, as sensações desagradáveis tomam conta da gente.

4- Yoga e meditação: atividades relaxantes acalmam, melhoram a respiração e ajudam a controlar os níveis de stress.

5- Pratique atividade física regular. A atividade física diminui os níveis de cortisol, melhorando assim a imunidade e o sono, assim como aumenta os níveis de serotonina, endorfina e dopamina, melhorando assim a ansiedade, ânimo e energia.

6- Tenha uma alimentação saudável, preferindo alimentos menos industrializados e mais naturais. A saúde e a qualidade de vida devem vir em primeiro lugar.

7- Evite o uso de aparelhos eletrônicos em excesso, principalmente à noite.

8- Não tente ser perfeito. Todos temos limitações.

9- Cuidado com os sentimentos de culpa. A balança tem que estar equilibrada entre família, trabalho e atividades gratificantes

10- Nunca se auto medique. Em casos de ansiedade intensa, procure atendimento psiquiátrico ou psicológico.

Fonte: revistaampla

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *