Comfort Food: o que é, como surgiu e ideias de receitas

Comfort Food: o que é, como surgiu e ideias de receitas

O comfort food é a comida que lembra a casa da gente, aquela feita pela mãe, avó ou tia. É a comida que proporciona bem-estar e aconchego. Todo mundo tem um prato que lembra o passado, por isso vamos explicar como surgiu essa tendência e os pratos mais famosos – aproveite para colocar no cardápio do restaurante!

Comfort food: entenda como surgiu

Comidas que despertam emoções existem desde a antiguidade, mas apenas na década de 90 o termo “comfort food” foi estabelecido. Nessa época, a neurociência já despontava como uma das grandes áreas de estudo e identificou que as comidas têm influência psicológica. Não é à toa que os doces, por muitas vezes, são recompensas.

4 tipos comfort food

A característica base é o conforto que os alimentos proporcionam, mas o termo pode ser de diferentes tipos, veja:

1. Nostálgicas

As comidas nostálgicas são as saudosistas, ou seja, comidas que despertam lembranças. Quem consegue sentir isso com maior impacto são as pessoas que mudam de cidade com culturas muito diferentes, por exemplo a comida nordestina e sulista.

Isso também acontece com emigrantes (pessoas que saíram do Brasil), porque é muito difícil encontrar um restaurante com um Prato Feito típico Brasileiro, com arroz agulhinha, feijão carioca e um bife bovino.

Passar em frente uma vitrine de padaria por exemplo, pode trazer memórias antigas e felizes da mesa do café na infância. Por isso, investir na decoração de uma vitrine campeã de vendas é tão importante.

2. Conveniência

As comidas de conveniência promovem o conforto através da praticidade. Elas podem ser congeladas, industrializadas ou compradas por delivery, exemplo: pedir um ifood para não precisar cozinhar. O tempo gasto para cozinhar é revertido em descanso. Quem aproveita esse tipo de comfort food podem ser os universitários, turistas e trabalhadores.

3. Indulgência

As comidas de indulgência são consumidos por puro prazer, o famoso “eu mereço”. Elas promovem a sensação de recompensa e bem-estar momentâneos, é o que as pessoas que iniciam dieta fazem no “dia do lixo”, por exemplo.

Além disso, aproveitam para comprar itens que não pediriam em dias costumeiros, sendo assim fazem pedidos mais caros e desfrutam para restabelecer a saúde mental. É importante manter sempre uma dessas opções em destaque no seu cardápio!

4. Físico

A comida que proporciona conforto físico são aquelas que provocam alterações no comportamento. Ansiedade e irritação? Um chocolate acalma. Precisa de energia e concentração? Um café é ideal. Conclusão, são comidas capazes de levar aos objetivos de forma confortável.

5 inspirações de comfort food

A gastronomia é uma arte que despertar emoções, sentimentos e memórias, positivos ou negativas, em alguns casos. Sabendo disso, trouxemos uma lista de inspirações de comfort food que você pode fabricar em seu estabelecimento, confira:

1. Comidas regionais

As comidas regionais são os pratos típicos encontrados em determinados estados, dessa forma a culinária local trabalha com os ingredientes encontrados na região. Por isso, conheça alguns pratos regionais nos tópicos abaixo.

– Norte: tacacá, pato no tucupi, mujica de peixe, maniçoba
– Nordeste: acarajé, vatapá, moqueca, baião de dois, cuscuz
– Centro-Oeste: , arroz com pequi, empadão goiano, caldo de piranha
– Sul: churrasco, pinhão, barreado e costela assada
– Sudeste: feijão tropeiro, galinhada, virado à paulista.

Quanto mais artesanal forem os seus ingredientes, melhor!

2. Comidas de cinema

O cinema é a sétima arte porque envolve todas as outras, sendo elas arquitetura, pintura, música, literatura e dança. Ele marca épocas, conta histórias e nos faz viajar para outros universos – com as comidas de cinema acontece a mesma coisa!

Comer uma comida que antes estava apenas nas telas é surpreendente. Com isso em mente, veja quais comidas de cinema investir:

– Bolinhos escoceses – “Valente”
– Ratatouille – “Ratatouille”
– Banana Split – “Esqueceram de Mim”
– Camarão Picante – “Forrest Gump”
– Bun – “Kung Fu Panda”.

É possível se especializar nesse tipo de comida, como fabricar diversos sabores de donuts ou panquecas americanas, torta de maça, cookies, enfim comidas que aparecem frequentemente nas telonas.

3. Comidas temáticas

As comidas temáticas são preparados para os feriados, em especial. Por isso, são carregadas de simbolismo. Por exemplo, durante o mês de junho a vitrine da padaria precisa de receitas com milho, se não, parece que está incompleta.

– Natal: peru ou chester, panetone e chocotone, arroz com uva passa, etc.
– Páscoa: peixes, em geral e ovos de chocolate
– Festa Junina: pamonha, bolo de milho, quentão, paçoca, etc.
– Dia das Crianças: pipoca, brigadeiro e beijinho, cupcakes, donuts e outros doces.

4. Comidas de estações

As comidas de estações ganham notoriedade quando há mudanças de temperaturas, isso é visível durante os dias frios, principalmente. Dê uma olhada nos pratos típicos de inverno:

– Chocolate quente
– Bolinho de chuva
– Petit Gateau
– Polenta
– Sopa de legumes
– Fondue de queijo.

5. Comidas caseiras

As comidas caseiras remetem ao lar, em que um prato típico é feito praticamente de forma artesanal. Nesse caso, encontramos inúmeras receitas de sítio, as quais são cozidas com ingredientes naturais e frescos, veja a seguir:

– Bolo de milho
– Bolo de fubá
– Bolo de cenoura
– Feijoada
– Porco no tacho
– Pão caseiro
– Queijo curado
– Geleia.

Aqui, entram também os doces feitos a partir de frutas, como doce de mamão, de banana ou de abóbora. Além das carnes (boi, porco e galinha) e seus derivados (linguiça).

O que achou da comfort food? É um estratégia adaptável a diferentes estabelecimentos como padaria e restaurantes. Além de investir na comida, deve-se sempre prezar por bons ingredientes e uma embalagem condizente com a sensação que deseja passar para o cliente.
 
 
Fonte: castellmaq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *