A definição dos fornecedores de um negócio, especialmente no segmento de alimentação, é uma etapa muito importante e determinante para o sucesso de um estabelecimento.
Seja um equipamento ou insumos para a preparação dos pratos, sua qualidade vai garantir otimização dos processos e o resultado final, assim como a satisfação dos clientes.
O fornecedor é um parceiro que oferece as matérias-primas do que você vai servir, o que envolve, inclusive, responsabilidade sanitária, por isso, é de extrema relevância.
Confira a seguir algumas dicas para saber escolher da melhor forma os fornecedores de seu bar ou restaurante e não ter dor de cabeça.
1- Conheça suas necessidades
Primeiro de tudo é preciso ter clareza de suas necessidades. Avalie a média de refeições, quais os pratos mais saem, assim como produtos que pode incrementar em seu cardápio.
Veja ainda a necessidade de equipamentos e produtos que podem otimizar sua operação, agilizar processos para entregar para seu cliente um atendimento rápido e de qualidade.Tenha um controle de toda sua demanda para que não haja desperdícios nem falta de produtos.
2- Faça uma imersão no fornecedor
Depois de estabelecidas as matérias-primas que seu bar ou restaurante necessitam, é hora de definir os possíveis fornecedores para cada uma delas. É importante visitar pessoalmente, conhecer o local de produção, fazer toda inspeção e ver de perto se os procedimentos são adequados.
Confirme a credibilidade deste fornecedor no mercado e peça indicações. Uma parceria de sucesso tem como um dos principais componentes a confiança. Visite ainda feiras do setor e esteja por dentro de todas as novidades lançadas.
3- Verifique as normas
Verifique se a empresa possui todas as certificações de qualidade, especialmente se for um fornecedor de alimentos para não ter problemas com a vigilância sanitária, afinal, o que entrega a seu cliente é de sua responsabilidade.
Observe ainda como é feito a refrigeração no armazenamento e transporte desses alimentos para que suas propriedades sejam mantidas com segurança.
4- Facilite a logística
Prefira fornecedores que sejam próximos a seu bar ou restaurante, especialmente se for um entregador de alimentos perecíveis ou recorrentes.
Além de sustentável, torna os processos mais práticos e o tempo e custo de locomoção menores.
Exceções podem acontecer se um fornecedor tiver uma qualidade maior ou outros pontos mais vantajosos. Neste caso, verifique as possibilidades de entrega e valores de frete.
5- Garanta prazos
Prazo de entrega e pontualidade são essenciais. Saber que pode contar com um fornecedor na data e horário combinados garante suas entregas e tranquilidade.
Na hora de escolher um fornecedor para seu bar ou restaurante confirme se este tem compromisso com o que foi combinado.
Também se os prazos atendem à sua demanda e se há flexibilidade caso precise de algo com emergência.
Prazos para pagamento e facilidades também são bem-vindos, principalmente se tiver a possibilidade de estender para pagar depois de já ter faturado.
6- Crie processos de checklist
Tenha critérios e procedimentos para checar se recebeu tudo corretamente conforme o pedido.
Confirme se a quantidade está correta, a integridade do material, pois, depois de assinar o recebimento, não terá mais como comprovar qualquer erro.
Fonte: foodmagazine