Aumente sua produtividade no dia com essa pausa de 12 minutos

Aumente sua produtividade no dia com essa pausa de 12 minutos

Apenas 47% das pessoas que começam seus dias checando e-mails dizem que saem do trabalho com a sensação de “hoje foi um dia de muito sucesso”. E se a primeira coisa que você faz pela manhã é verificar seu e-mail, você tem cerca de 82% mais chances de perder mais da metade do seu tempo no trabalho.

Mas 68% das pessoas que começam o dia desenvolvendo um plano dizem que muitas vezes deixam o trabalho com a sensação de “hoje foi um dia de muito sucesso”. Isso significa que você tem cerca de 45% mais probabilidade de deixar o trabalho com a sensação de sucesso se começar o dia refletindo e planejando, em vez de verificar o e-mail.

E não é apenas no começo do dia que fazer uma pausa e refletir oferece grandes resultados. Uma empresa de terceirização de suporte técnico avaliou pessoas que se formaram em seu programa de treinamento. Um grupo de trainees concluiu o treinamento e começou a receber ligações de suporte técnico durante oito horas por dia.

Um segundo grupo passou mais de sete horas atendendo ligações, mas também tiveram 15 minutos no final do dia para fazer uma pausa e refletir sobre o que haviam aprendido. Quando ambos os grupos foram testados um mês depois, aqueles que tinham esses 15 minutos pontuaram 40% mais do que aqueles que trabalharam durante o dia. Em outras palavras, fazer uma pausa e refletir tornou as pessoas mais inteligentes e eficazes em seu trabalho.

Mas como você pode implementar essas lições para aumentar sua produtividade e felicidade? Vou detalhar dois exercícios de reflexão que você pode usar, e cada um leva cerca de 12 minutos. Um é feito no início do dia e o outro é feito no final.

O exercício de reflexão matinal

Quando você acordar, antes de pegar seu celular e começar a verificar e-mails ou mensagens, pegue um papel e uma caneta e pergunte a si mesmo: “Quais são as coisas que eu preciso alcançar hoje para que seja um dia de sucesso ?”

Eu sei que você tem muitos itens em sua lista de tarefas, mas posso garantir que um ou dois são muito mais importantes para o sucesso de sua carreira e seu senso de realização. E são esses que você precisa identificar.

Então, depois de ter escrito seus um ou dois grandes itens, pergunte a si mesmo: “O que poderia me impedir de realizar essas coisas e como posso superar esses obstáculos antes que eles ocorram?”

Você vai antecipar esses obstáculos proativamente e desenvolver uma solução alternativa (que pode ser tão simples quanto não verificar seu e-mail até que tenha concluído um ou dois grandes itens).

A proatividade é uma das características que separa os grandes empreendedores de seus colegas menos bem-sucedidos. E no estudo “O engajamento do funcionário depende menos dos gerentes do que você pensa”, descobrimos que a proatividade era um fator determinante para garantir que alguém se sentiria engajado e inspirado no trabalho.

Exercício de reflexão de fim de dia

Outro exercício de reflexão pode ser feito no final do dia. Muito parecido com os funcionários de suporte técnico que citei acima, no final de cada dia, você vai tirar 12 minutos e refletir sobre o que aprendeu.

Novamente, com papel e caneta, você escreverá sobre as principais lições aprendidas e, de preferência, encontrará pelo menos duas lições importantes. Mas a chave para este exercício é que você precisa ser específico. Você não pode escrever algo como: “Eu trabalhei muito hoje.”

Em vez disso, algo como: “Sempre que me sentia distraído, eu ajustava um cronômetro para 15 minutos e me concentrava muito nesse tempo. Depois, eu me daria 5 minutos para verificar o e-mail, etc. E então mais 15 minutos de foco ”

Por que você tem que escrever seus exercícios de reflexão?

Os motivos pelos quais recomendo pegar papel e caneta para esses dois exercícios de reflexão são os processos psicológicos chamados de codificação e efeito de geração.

Codificação é o processo biológico pelo qual as coisas que percebemos viajam para o hipocampo do nosso cérebro, onde são analisadas. A partir daí, são tomadas decisões sobre o que é armazenado em nossa memória de longo prazo e o que é descartado. A escrita melhora o processo de codificação. Em outras palavras, o que você escreve tem uma chance muito maior de ser lembrado. E os neuropsicólogos identificaram o “efeito de geração”, que diz que as pessoas demonstram melhor memória para o material que eles próprios geraram do que para o material que simplesmente leram.

Vale a pena 12 minutos do seu dia para melhorar drasticamente a sua produtividade e felicidade? Só você sabe com certeza, mas entre as centenas de milhares de líderes que estudamos, aqueles que estão dispostos a dedicar alguns minutos para serem mais reflexivos alcançam resultados muito melhores do que seus colegas que sentiram que estavam ocupados demais para parar e pensar.

 
 
Fonte: Forbes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *