Dia das Mães: veja o que você precisa para preparar sua loja!

Dia das Mães: veja o que você precisa para preparar sua loja!

Não dá para negar, chega essa época do ano o comércio só pensa em uma coisa: a chegada do Dia das Mães.
Uma das datas mais importantes e tradicionais do calendário é também uma fonte excelente de oportunidades e vendas.

Por isso, neste ano de retomada, não deixe para última hora, comece já os preparativos da sua loja.
Preparamos esta lista com tudo o que você precisa fazer em poucos dias para melhorar seu faturamento na data.

Comece do começo: planejamento

Não há como aumentar vendas e nem mesmo alcançar algum objetivo sem um planejamento por trás.Por isso, comece planejando tudo, quais são suas limitações, metas e a realidade atual da sua loja.

Alguns pontos que não podem faltar no planejamento pré Dia das Mães:

Gestão de estoque

Faça um balanço de todos os produtos que estão em estoque e quais estão em falta ou com poucas unidades.

É importante fazer um levantamento do histórico de vendas dos últimos meses para ter uma noção do volume de entrada e saída de mercadoria.

Se possível, faça um comparativo entre o Dia das Mães nos anos anteriores, veja se há um padrão de demandas.
Assim, você terá uma noção mais real de como precisa ser o seu mix de produtos para atender com sucesso a demanda da data.

Afinal, estabelecer um estoque sem ter essas análises como base é correr o risco de sair no prejuízo ou até mesmo de perder vendas por falta de produtos.

Lembre-se: a organização é a melhor amiga das boas vendas!

Logística de entrega

Tão importante quanto a gestão de estoque é a logística de entrega. Afinal, de que adianta ter o produto se não há meios para que o cliente o receba em casa?

Sem falar que tempo é dinheiro, ninguém gosta de esperar 2 semanas ou mais para receber um produto.

Cada vez mais lojas de médio e pequeno porte tem investido em logística de entrega para ter mais agilidade e conseguir competir com grandes marcas.

Por isso, pense em formas de conseguir entregar rápido na região onde sua loja atua. Analisar a possibilidade de fazer fretes grátis ou promocionais de acordo com a localidade pode ser interessante para vendas também!

Precificação

Outro aspecto essencial para um planejamento de vendas é a precificação de produtos.

Para não sair no prejuízo e também manter um preço justo para o seu cliente, tenha em mente as seguintes questões:

– Tenha noção dos custos fixos daquele produto (fornecedores, transporte etc);

– Defina uma margem de lucro em cima desse preço de custo (analise a concorrência de mesmo porte e tente ficar dentro da margem geral do mercado);

– Não esqueça de acrescentar porcentagens referentes a mão de obra, custos fixos da loja e uma média de custos variáveis.

Tudo isso precisa ser planejado antes se você não deseja ter imprevistos ou afetar a saúde financeira da loja!

Analise ferramentas e possibilidades disponíveis

Sabemos que o mundo ideal muitas vezes ainda não é possível, então crie estratégias e metas reais! Como definir o que é ou não possível? Analisando a realidade da sua loja!

Por exemplo:

Como oferecer frete grátis se você não possui frota própria ou empresas parceiras e este custo não está embutido na precificação do produto?

Sendo assim, veja quais são as possibilidades e ferramentas disponíveis na sua loja e estabeleça ações a partir delas.

Busque parceiros de credibilidade

Sozinho você pode até chegar onde quer, mas ao lado de parceiros de confiança, com certeza vai ainda mais longe! Portanto, se o seu objetivo é crescer ainda mais o volume de vendas e lucros, busque fornecedores que estão aptos a te ajudar.

Não aqueles que apenas dispõe das mercadorias que você precisa, mas aqueles que te ouvem e entendem o momento da sua loja.

Com isso, estabelecem condições de pagamento e de compra e venda que fique confortável e acessível diante da sua realidade.

Afinal, só a gente sabe como o universo das vendas é imprevisível e desafiador. Nada melhor do que ter com quem contar quando a coisa apertar, né?

Invista no atendimento ao cliente

Os seus colaboradores são o cartão de visita da loja, é com eles que o consumidor terá contato direto.

Por isso, muito mais do que atender as demandas, precisam saber ouvir e ter um bom senso de empatia.

Além de, claro, saber com propriedade todas as vantagens de todos os produtos disponíveis na loja.

Afinal, se o vendedor não sabe quais são todas as funcionalidades de uma airfryer, por exemplo, quem vai saber?

E o consumidor precisa dessas respostas antes de comprar! Sendo assim, invista no treinamento de equipe, a cada mudança no mix de produtos chame todos para um treinamento.

Faça demonstrativos práticos de cada funcionalidade dos produtos, só assim terá o que chamamos de atendimento de excelência. E o cliente bem atendido, sempre volta (e indica), é garantia de fidelização!

Acerte na comunicação!

Para ser lembrado precisa ser visto!

Ainda mais em uma data como o Dia das Mães onde todas as lojas de todos os segmentos só querem isso: serem vistas pelos olhos do consumidor.

Por isso, não deixe de investir na comunicação da sua loja, seja offline ou online (isso vai depender do público que você deseja atingir). Decore a loja, inove nas vitrines e nos adornos que podem chamar a atenção de quem passa pela rua da frente!

Invista em estratégias de marketing com postagens nas redes sociais, grupos (com permissão prévia) pelo Whatsapp e afins.
 
 
Fonte: Gazin

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