Fotografia de Comida: A arte que pode impulsionar seu negócio

Fotografia de Comida: A arte que pode impulsionar seu negócio

A culinária é uma experiência sensorial apreciada não só com o paladar, mas também com o tato, o olfato e também a visão; uma foto bem feita de um prato é capaz de dar água na boca em qualquer um e, provavelmente, isso já aconteceu com você também, não é? Saiba como utilizar esse recurso ao seu favor e valorize seu negócio com fotografias bem feitas.

Ter boas fotografias dos seus pratos sempre foi algo importante: restaurantes que têm cardápios com fotos costumam vender muito mais do que aqueles que não tem, no entanto, com a internet e aplicativos de delivery, as fotos se tornaram uma parte imprescindível no mercado Food Service, já que elas são responsáveis por passar a primeira impressão para o seu cliente.

Como tirar boas fotografias de comida

1- Antes de tudo, planeje os elementos de composição além da comida em si: quais são os estilos e cores dos pratos, copos, taças e talheres (se você decidir mostrá-los) que deseja usar? A foto será tirada em cima de uma mesa de madeira, mármore ou em um fundo branco? Ela terá outros elementos como toalha de mesa, guardanapos ou arranjos? Tenha em mente o visual da sua marca e como quer transmiti-lo; se necessário, busque inspirações na internet para identificar o estilo que você almeja apresentar.

2- Existem alguns truques que a fotografia de comida profissional utiliza com frequência, como substituir ingredientes reais por outros mais fotogênicos: é comum, por exemplo, utilizar cubos de gelo falsos, creme de barbear no lugar do chantilly, entre outras façanhas, porém o mais importante mesmo é utilizar ingredientes de excelente qualidade e saber valorizar a cor, aspecto e sensações que o alimento transmite, seja ele crocante, suculento ou derretido, por exemplo.

3- Preste atenção na iluminação: uma luz mais branca e fria passa a sensação de polidez e neutralidade, enquanto a iluminação mais amarelada traz um ar familiar de aconchego. O ângulo escolhido para a luz ou para foto em si também pode transmitir diferentes impressões e valorizar aspectos específicos do prato.

4- Não menospreze a pós-produção das fotografias, a edição e os filtros podem ser grandes aliados quando utilizados com equilíbrio, pois tem o poder de realçar a foto e as sensações que você optou por transmitir, mas tenha cuidado com os excessos, se mal utilizados, os filtros podem passar a sensação de amadorismo, além de atribuir um aspecto falso às fotos.

Após a produção das fotografias, faça bom uso de algumas táticas ao postá-las. Seja criativo nas legendas, de maneira que seus seguidores tenham vontade de comentar, curtir e salvar os posts do seu negócio, escolha horários estratégicos para gerar vontade na clientela (escolha horários próximos do almoço ou janta, por exemplo) e estimule-os a marcar os amigos. Lembre-se que a execução dos pratos deve ter tanto capricho quanto a propaganda, dessa forma seu negócio vai conseguir clientes fiéis e crescerá cada dia mais!
 
 
Fonte: foodmagazine

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