O que você mais precisa saber sobre o perfil do consumidor 5.0?

O que você mais precisa saber sobre o perfil do consumidor 5.0?

À medida que novas tecnologias se tornam parte do mercado, o público consumidor também se adapta de acordo. Isso já aconteceu várias vezes ao longo da história e, hoje, já chegamos no que é chamado de consumidor 5.0. Se você quer manter a sua relevância no mercado, precisa conhecer esse novo perfil.

Para ajudar você com isso, vamos falar um pouco mais da origem do novo consumidor, quais são as principais características dele e como elas afetam seu negócio. Confira!

Como surgiu o consumidor 5.0?

Os perfis de consumidor existentes ao longo da história são fortemente associados à tecnologia e à cultura da época. O consumidor 1.0 é aquele que compra com vendedores locais, busca lojas físicas e não é fortemente influenciado por publicidade. O 2.0 veio com a introdução da comunicação em massa, o que tornou o marketing uma força mais importante na decisão de compra.

Já o consumidor 3.0 surgiu com a internet, que aumentou a capacidade de pesquisa e tornou as marcas consumidas em uma forma de identidade. Com a transformação digital, veio o 4.0, fazendo amplo uso de acesso à informação nas compras dele.

O consumidor 5.0 é o desenvolvimento natural dessa tendência. São compostos principalmente por millenials e geração Z, que cresceram em meio à tecnologia digital. Sendo assim, a relação deles com a tecnologia e os meios de consumo são bem diferentes.

Quais são as características do consumidor 5.0?

Existem algumas características fundamentais associadas a essa geração de consumidores. Conheça algumas das principais!

Contato extenso com a tecnologia digital

Como já mencionamos, o consumidor 5.0 cresceu ligado à internet e à tecnologia digital. Sendo assim, costuma entender como usá-las ou ao menos o básico do funcionamento delas.

Algo que afeta também a interação dele com diferentes sistemas e canais de comunicação, principalmente as redes sociais. Isso significa, por exemplo, que pode responder melhor ao atendimento automatizado pelo WhatsApp.

Experiência de compra é uma prioridade

Para o novo consumidor, uma boa experiência de compra é tão importante quanto a qualidade do produto. Uma marca que consegue surpreender esse tipo de cliente positivamente tem chances bem melhores de fechar futuras vendas.

Pesquisam antes de comprar

O maior acesso à informação também significa que o consumidor 5.0 tende a ser mais exigente com as compras dele. É bem mais provável que compare vários produtos e lojas antes de decidir qual atende melhor às demandas dele, tanto em preço quanto em qualidade de atendimento e conveniência.

Menor fidelidade às marcas

Ao contrário de outros consumidores antigos, que se prendem a uma marca com a qual têm familiaridade, o consumidor 5.0 não tem esse apego. Isso significa que o esforço para mantê-lo fidelizado tende a ser maior.

Buscam agilidade de atendimento e soluções

Outra característica da nova geração de consumidores é a velocidade. Marcas que oferecem o máximo de conveniência e menor burocracia no fluxograma de atendimento delas tendem a ser a preferência, já que há muito mais coisas que demandam a atenção e o tempo desses compradores.

Conhecer o consumidor 5.0 é o primeiro passo para alcançar esse novo público. E ele deve se tornar cada vez maior à medida que for entrando no mercado de trabalho.

Fonte: contako

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