Como a tecnologia 5G poderá ajudar as pequenas empresas

Como a tecnologia 5G poderá ajudar as pequenas empresas

Com o enfrentamento da pandemia da Covid-19, empresas de todos os portes tiveram de se reinventar para se manterem competitivos no mercado. Principalmente em relação à conectividade, os negócios tiveram que se adequar para oferecer interações entre equipes de trabalho remoto.

Por este e por inúmeros outros motivos, a chegada da rede 5G ao Brasil pode abrir espaço para pequenos empreendedores criarem produtos e serviços, ou melhorarem os já prestados. A previsão é que a tecnologia comece a ser implantada pelas principais capitais brasileiras até julho de 2022.

O principal diferencial do 5G, é o baixo tempo de latência e alta velocidade de transmissão de dados, o que favorecerá inovações tecnológicas e soluções que anteriormente não eram possíveis por necessitar de mais velocidade em conexão, menores interrupções e problemas na comunicação.

A estimativa é que a velocidade alcançada com o 5G seja de 1Gbps (gigabits por segundo), muito mais veloz que o 4G.

Descubra ao longo desse artigo os benefícios da tecnologia e como ela poderá ajudar as micro e pequenas empresas!

O que é tecnologia 5G?

– A letra “G” significa as gerações da tecnologia de comunicação de aparelhos celulares.

– A tecnologia 5G proporciona aumento de velocidade da conexão e aumento de dispositivos conectados a uma rede, sem prejudicar a performance.

– Existe uma relação direta entre 5G e Internet das Coisas, já que novas soluções podem ser desenvolvidas.

– O serviço vai garantir mais estabilidade aos usuários, com uma conexão mais confiável e fluida.

Benefícios da tecnologia 5G

Além de ser potencialmente mais rápida do que a 4G, é uma tecnologia de baixo consumo, proporcionando maior vida útil aos equipamentos. Além disso, oferece melhoria dos processos, possibilidade de fazer novos negócios e otimização no armazenamento de dados.

O 5G pretende garantir total estabilidade aos usuários, principalmente nas operações realizadas em tempo real (transmissões de dados, uploads e downloads) e na conexão simultânea entre vários dispositivos, sem gerar instabilidade ou perda na velocidade na internet.

Tecnologia 5G para pequenos negócios

Os pequenos negócios poderão ter diversas melhorias. Muitas soluções poderão surgir com a diminuição da latência e o aumento da transmissão de dados. Será possível criar e utilizar mecanismos de telepresença, de autoatendimento, e serviços robotizados. Com a chegada do Metaverso, empresas que utilizarem realidades virtual aumentada nos produtos e serviços também serão beneficiadas,

Além disso, a tecnologia proporcionará vantagens na execução da Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA) e Big Data.

Saiba como as pequenas empresas podem aumentar a produtividade e ter benefícios com o 5G:

Potencialização das vendas online

O e-commerce é tendência há pelo menos uma década no Brasil, com crescimento exponencial a partir da pandemia do novo coronavírus. A tecnologia 5G vai atuar diretamente na performance de lojas virtuais. A expectativa é que não existam mais problemas com carregamento de imagens, informações ou métodos de pagamentos, que impactam na concretização de vendas. Fornecendo mais usabilidade e velocidade nos sites, consequentemente se oferecerá também uma melhor experiência ao cliente.

Também será mais fácil aplicar o transporte automatizado das mercadorias, onde a matéria-prima pode ser retirada do estoque e integrada à produção.

Velocidade e precisão na gestão de dados

O 5G também facilitará o compartilhamento de dados e informações. Será ainda mais possível a adoção de soluções de monitoramento e gestão de dados em tempo real. A velocidade na transmissão de dados tornará mais assertivo o acompanhamento do desempenho dos negócios. Os algoritmos poderão fazer uma grande quantidade de processamento, de forma precisa e confiável, trazendo predição de tendências do mercado e mudanças nos hábitos de consumo das pessoas.

Realidade virtual no varejo

Como já mencionamos, a realidade virtual ou aumentada, poderá facilitar a venda de produtos a partir do momento que o cliente possa fazer testes virtuais remotamente. Um ambiente mais atraente e dinâmico é propício ao fechamento de novos negócios.

Computação em nuvem

A tecnologia proporcionará aos pequenos negócios a opção de ter armazenamento seguro e eficiente de documentos, dados e informações sem extravios ou possibilidade de golpes, já que por meio de mecanismos como criptografia e backups automáticos, se torna mais difícil sofrer ataques cibernéticos.

O 5G trará muitos benefícios aos consumidores e empreendedores. Melhorias tecnológicas sempre trazem vantagens competitivas ao mercado.

Fonte: sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *