Equipamentos para pizzaria: 8 essenciais para o ramo

Equipamentos para pizzaria: 8 essenciais para o ramo

Os equipamentos para pizzaria devem incluir freezers, refrigeradores, mesa para preparo, condimentadoras de mesa, pás para enfornar e girar, forno (a lenha, a gás ou de lastro), fatiadores de frios, cilindros e abridores de massa.

1. Freezer e refrigerador

Os freezers são equipamentos que atingem uma faixa de temperatura entre -18°C e -22°C, que é o melhor parâmetro para manter insumos (como queijos e molhos) congelados.

Há modelos verticais e horizontais. A diferença entre eles é que o freezer horizontal é mais econômico, porque não perde o ar refrigerado para o ambiente. O vertical é mais utilizado para a exposição de produtos.

Além disso, também é possível deixar a massa pré-pronta para vender pizzas congeladas. Essa estratégia é excelente para pizzarias delivery, pois os consumidores podem comprar o produto e assá-lo em casa.

Já para conservar os alimentos, os refrigeradores são os melhores equipamentos, uma vez que refrigeram entre 2°C e 8°C.

São excelentes para guardar o mise en place até a montagem das pizzas. Armazene o cheddar, catupiry, queijos, frango desfiado, calabresa picada, legumes fatiados, chocolate ralado e outros alimentos que serão usados no dia.

2. Mesa de preparo em inox

A mesa de preparo em inox é um apoio para montar a pizza e fazer todo o processo de preparo dos ingredientes. Ela costuma ter 70 cm de altura e uma gama de comprimentos variados, entre 190 cm e 120 cm.

Invista sempre em materiais de aço inoxidável, pois são fáceis para higienização e não enferrujam com o tempo.

3. Fatiador de frios e raladores

Fatiar frios manualmente é uma tarefa que está fora de cogitação em uma cozinha profissional por conta do tempo que demanda. Há fatiadores elétricos que minimizam o esforço físico e cortam de forma rápida, eficaz e uniforme, com espessuras idênticas.

Uma pizzaria precisa desse equipamento para contar queijos, presunto, peito de peru, salame, calabresa, entre outros frios utilizados na cocção. Por isso, economize tempo e esforço investindo em um bom fatiador.

Quanto aos raladores, há sabores de pizza que, ao invés de fatias, precisam de porções menores dos ingredientes. Em vez de folhas finas de queijos, são pequenas porções raladas.

Para isso, basta colocar um pedaço da peça em um ralador elétrico, ligá-lo e pronto: sem esforço físico e em poucos segundos já tem uma porção de queijo ralado para preparar a base da pizza.

4. Condimentadoras de mesa

As condimentadoras de mesa (também chamadas de pizzarolas) são estruturas suspensas para armazenar alimentos em uma linha de montagem, posicionados lado a lado e seguindo uma ordem de produção.

5. Masseira ou amassadeira

Uma massa saborosa é um dos principais fatores que tornam uma pizza inesquecível. Ela pode ser fina, espessa, crocante ou macia, mas, independente da textura, é preciso uma masseira ou amassadeira para misturar a imensa quantidade de ingredientes.

Há modelos grandes que misturam até 40 Kg de massa, enquanto os menores misturam 25Kg.

Ambos são elétricos e contam com pequenas diferentes tecnológicas. Há opções basculantes, rápidos ou semirrápidos com regulagem de velocidade e vedação (tampa em alumínio ou grade).

6. Cilindros e abridores de massa

Enquanto a masseira tem a função de misturar e sovar a massa, os cilindros e abridores de massa elétricos fazem o processo seguinte de nivelar para montagem.

Essa etapa é bem cansativa quando feita manualmente, uma vez que são muitas fatias para abrir com rolo.

Portanto, invista em uma máquina própria para isso. Você terá muito mais tempo para se dedicar em outros preparos e, sem sombra de dúvidas, o pizzaiolo poderá trabalhar sem se desgastar tanto.

7. Pás para enfornar e girar pizza

As pás para pizza são essenciais para o manuseio da massa depois que ela foi cilindrada e está pronta para ser colocada no forno. Após o seu tempo assando, esse utensílio também será responsável por pegá-la com segurança.

8. Forno a lenha, a gás ou de lastro

Os fornos a lenha, a gás ou de lastro cumprem a finalidade de assar a pizza. É muito importante escolher esse equipamento com atenção, pois ele é capaz de influenciar no sabor da massa (principalmente na base inferior do alimento).

A vantagem dos fornos a lenha é que eles atingem uma temperatura de 550° que permite assar a pizza rapidamente, fazendo com que a massa fique crocante por fora e macia por dentro.

Já os fornos elétricos a gás e de lastro atingem até 400°C e apresentam melhor controle de temperatura. Basta digitar os parâmetros desejados no display e pronto!

Por conta dessa facilidade, no geral, investir nos fornos a gás e de lastro é a alternativa mais consciente. Afinal, eles ajudam bastante a evitar que pizzas sejam queimadas e perdidas.

Fonte: castellmaq

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *