3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

3 piores erros que um gerente de varejo pode cometer!

Grande parte do sucesso de uma empresa está diretamente ligada ao sucesso do trabalho das lideranças. Essa liderança é representada no setor pelo gerente de varejo.

Eles são os líderes que tem a missão de levar pessoas diferentes a alcançar um mesmo objetivo. Mas, além disso, eles precisam manter essas pessoas motivadas, evitar a rotatividade, gerir o tempo, estabelecer metas, criar estratégias etc.

O líder tem a função de direcionar sua equipe, apresentar objetivos e fazer com que todos estejam preparados para alcançá-los. Não desempenhar essas características pode ser o motivo para o não atingir metas. Vamos listar os principais erros cometidos por um gerente do varejo, para você conseguir detectá-los em sua empresa e assim acabar com a falta de resultados positivos das equipes.

Erro número 1 – Não ser o guardião da cultura organizacional da empresa

A empresa que preocupa com sua gestão empresarial e de pessoas precisa ter uma cultura organizacional institucionalizada, difundida e aplicada. Todas as pessoas formadoras da organização necessitam estar familiarizadas com essa cultura e saber o que fazer para ela ser real no dia a dia.

Quem deve fazer essa articulação entre a cultura da empresa e os colaboradores é o gerente, o líder! Para isso ele deve ter pleno conhecimento da missão, visão, valores e estratégias criadas pela empresa e saber quais as ações a serem tomadas para seu alcance.

Ele deve ser o guia, a bússola que os funcionários desorientados vão procurar para reorientar seus caminhos. Ele precisa estar sempre livre e disponível para isso acontecer. Ele deve sempre estar aberto (tenha ele uma sala de trabalho ou não) para que as pessoas possam procurar por ele.

Erro número 2 – O gerente de varejo esquecer de onde veio

Todo gerente hoje, foi membro da equipe que ele vai gerenciar, até ontem. Esquecer disso é um erro causa um afastamento entre os integrantes da equipe e o líder, prejudicando o objetivo dessa equipe.

Algumas pessoas mudam sua forma de ser ao se tornar líder. Mudam sua forma de agir, sua forma de falar, sua forma de vestir. Isso não é necessário, em certas ocasiões, pode ser danoso para a eficácia da liderança do gerente.

Claro que se agora você é um líder, as atitudes serão tomadas a partir dessa posição. Você agora terá que trabalhar diferentemente por sua função ser outra. Seus objetivos são maiores e mais estratégicos. Mas isso não quer dizer que é preciso mudar completamente a forma de ser. Não precisa transformar em outra pessoa. Seus liderados perceberão isso e vão estranhar. Afinal, até ontem você era um deles.

Faça essa transição gradualmente. Lembre-se: você precisa se manter próximo da equipe que vai liderar agora. E a sua comunicação e as suas atitudes são pontos importantes para conseguir essa proximidade.

Erro número 3 – Estacionar em seus objetivos profissionais, seus desejos e seus sonhos

Muitos gerentes ficam desmotivados após alcançar o cargo de gerência. Acham que chegaram ao ápice de sua carreira profissional e com isso deixam de perseguir outro objetivo profissional. E aí vem a pergunta: como vou motivar meus funcionários se eu mesmo não estou motivado?

É um erro pensar que este é o último degrau de sua carreira dentro de uma empresa de varejo. Se pensarmos em níveis hierárquicos, acima do gerente só teríamos o dono da loja ou empresa. E isso pode, em um primeiro momento, desmotivar o gerente em busca de novas oportunidades em sua carreira.

Mas, pense no seguinte: a empresa pode crescer e abrir uma nova loja, uma nova unidade e necessitará de um novo gerente. Aí está sua oportunidade. Ou imagine que sua empresa já possui algumas lojas na sua rede e será necessário ter um supervisor, um coordenador de todas as lojas, de todas as unidades. E você será a pessoa mais indicada para o trabalho. Portanto, aí está sua oportunidade.

Pense sempre positivamente, e isso o manterá motivado. Isso ajudará a manter sua equipe também motivada, gerando mais resultados positivos, fazendo com que ocorra um maior reconhecimento do seu trabalho e assim maiores oportunidades.

A maior riqueza das empresas são as pessoas que as formam, dessa forma é importante que você invista em seus colaboradores, formando assim melhores lideres o que resultará em melhores resultados.

Fonte: infovarejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *