A maioria das pessoas têm aquele local favorito para fazer suas refeições: o sabor dos pratos, o ambiente ou o atendimento podem ser alguns dos motivos pela preferência, mas nenhum deles funciona de forma isolada no que diz respeito a se destacar dentre a concorrência. Essa questão provavelmente já foi um dos elementos pensados durante a fase inicial do seu negócio, mas até que ponto seus planos foram executados de fato? Pensando nisso, a Food Magazine preparou um conteúdo especial para te motivar nessa missão e colocar algumas dicas em execução, assim o seu restaurante pode aumentar as oportunidades de lucro e se sobressair entre os outros.
Cuide do visual externo do seu restaurante
Ao passar na frente do seu restaurante as pessoas devem sentir curiosidade e atração o suficiente para terem vontade de fazer uma refeição, sendo assim, mantenha o ambiente sempre limpo e organizado, além disso, busque decorar a fachada do seu restaurante de acordo com a atmosfera que quer passar.
Priorize a apresentação dos pratos e bebidas
Além de conquistar a satisfação do cliente, refeições e bebidas bonitas esteticamente costumam ser mais fotografadas e compartilhadas nas redes sociais, o que instiga a curiosidade de outras pessoas servindo como forma de divulgação orgânica do estabelecimento.
Tenha um atendimento encantador
De nada adianta ter um lindo restaurante com excelentes refeições se o atendimento é ruim. Ser mal atendido é uma das razões pelas quais mais comuns para que os clientes fujam não só de um restaurante, como também de qualquer outro tipo de estabelecimento. Tendo isso em mente, procure treinar os funcionários da cozinha e do atendimento para lidarem com o consumidor de forma profissional e ágil, inclusive na hora de acatar reclamações, pois uma situação mal resolvida pode acarretar em avaliações ruins e também na reputação do local a longo prazo. No caso de restaurantes mais luxuosos, não deixe de passar as regras de cortesia e etiqueta para tornar a experiência dos clientes excepcional.
Seja ativo nas mídias sociais
Meios de comunicação como Instagram, Facebook e Whatsapp são muito vantajosos para os restaurantes, além de serem os melhores locais para divulgação dos pratos e ofertas, é possível publicar dicas gastronômicas do seu ramo de atuação, receitas, curiosidades históricas (no caso de restaurantes temáticos ou regionais) e outros conteúdos que gerem interesse no seu público-alvo. É interessante fazer o uso de ferramentas interativas como enquetes, assim o seu alcance será ainda maior sem grandes esforços.
Capriche na trilha sonora do ambiente
A maioria das pessoas gosta de se reunir em um local para comer e confraternizar com os amigos e/ou a família, assim, o restaurante muitas vezes não é só um local para comer, mas também um point de encontro e diversão. Se for esse o seu objetivo, é possível identificar os gostos musicais predominantes da região e do seu público para investir em uma trilha sonora que o agrade. Esse tipo de estabelecimento pode atrair mais pessoas ao ser requisitado em aniversários e happy hours, por exemplo.
Você já havia se atentado para essas dicas antes? Esperamos que esse conteúdo ajude no crescimento do seu negócio!
Fonte: foodmagazine