No Brasil, já é uma prática comum, a compra pelas redes sociais. 43% dos consumidores usam esses canais para fazer compras, enquanto no mundo a média é de 30%.
Esses dados foram levantados por uma pesquisa feita pela pelo PayPal em parceria com o Ipsos na mCommerce Brasil 2019.
Com esses números, fica claro que as empresas que ainda não sabem como vender nas redes sociais estão desperdiçando muitas oportunidades de fechar negócios.
Mas para começar a usar as redes sociais para vender mais é preciso se preparar. Para ajudar você com isso, criamos esse conteúdo. Continue a leitura para conferir nossas dicas.
Crie conteúdos de qualidade
Sabemos que não é fácil se destacar em meio a tantas empresas investindo nas redes sociais.
Por isso, para construir uma presença sólida nesses canais, é preciso produzir conteúdos de qualidade e com constância.
Para criar bons conteúdos é importante saber as necessidades da sua persona e fazer publicações com respostas para os problemas dela.
Uma dica é criar um calendário editorial de postagens para manter a periodicidade, com temas e datas de publicação.
Mesmo que as publicações não resultem diretamente em vendas, essa é uma maneira de criar autoridade no seu mercado de atuação. Assim, o público lembrará de você, quando for comprar.
Tenha uma identidade visual
Quando você vê algumas cores, determinadas marcas vem a sua cabeça, não é? Isso faz parte de uma boa identidade visual, que é muito importante para fortalecer sua marca.
Por isso, procure usar imagens impactantes e originais nas publicações. Isso é válido principalmente para redes de apelo visual, como o Instagram.
Responda todas as dúvidas
Você também vai precisar dar atenção aos clientes. Responder comentários, tirar dúvidas, ficar atento ao inbox, são ações indispensáveis. Mostre-se disponível!
Reserve alguns momentos do seu dia para fazer isso, e aproveite as outras funcionalidades das redes sociais para estimular as conversas. As enquetes nos stories do Instagram são boas para isso, por exemplo.
Use o social commerce
Uma forma muito útil para vender mais nas redes sociais, é usar o social commerce, que consiste em fazer transações de um ecommerce de maneira integrada. A ferramenta é bastante popular no Instagram.
Essa ferramenta permite vender direto para o consumidor, sem usar intermediários. Assim você aproveita o impulso de compra, já que o usuário não precisa deixar o aplicativo da rede social para ir até o site ou a outro app para fechar negócio.
Saiba o que estão falando do sua marca
Ao monitorar a sua marca é possível conhecer a fundo as peculiaridades dela nas redes sociais.
Isso pode te ajudar em vários momentos, tanto a traçar melhores estratégias para o seu planejamento ou até mesmo ajudá-lo a identificar uma possível crise chegando e, assim, poder agir rapidamente.
Fonte: vtracker