Faltam poucos dias para 2023 começar e os empreendedores já precisam atentar-se para o seu planejamento de marketing e vendas.
Importantes para o bom desenvolvimento das ações e para o alcance de metas. O planejamento é como uma bússola que irá guiar os empresários e todo o time de colaboradores durante o ano, promovendo alinhamento entre eles.
Defina metas
O primeiro passo é saber o que deseja atingir no ano de 2023. Por exemplo, quantos produtos deseja vender e qual o faturamento anual esperado. Ainda é possível que a loja recicle aquelas metas que não foram cumpridas.
A partir disso, todo o time terá o mesmo foco e poderão pensar em estratégias de como atingir o que desejam.
Pense no orçamento
Um ponto muito importante é saber qual será o orçamento para o ano que vem. Qual a quantia disponível para comprar novos produtos, investir em divulgação ou até mesmo para expandir a loja, caso seja o objetivo do lojista.
Para a elaboração desse orçamento, o empreendedor pode contar com a ajuda do seu contador, que irá fazer os cálculos de maneira assertiva.
Plano de ação
É nessa etapa que as metas tomam forma, pois serão definidas quais estratégias serão colocadas em prática para atingir os objetivos da loja.
O plano de ação vem logo em seguida do orçamento, porque leva em consideração quais recursos serão utilizados para cada processo.
Motive o time
É essencial conversar com o time de colaboradores, escutar os seus anseios e desejos para que a equipe continue ainda mais unida e motivada para conquistar as metas propostas.
A motivação é um gás muito importante para que a loja funcione da maneira correta, levando satisfação para os clientes.
Fonte: blog do varejo