Realizar ações de marketing em datas especiais é uma ótima oportunidade de estar em contato com o cliente, preparar ofertas atrativas e aumentar o faturamento. Por isso, é muito importante investir em ações em datas como o Dia das Mães, o Dia dos Namorados, a Black Friday e o Natal, dentre muitas outras.
Afinal, esses são momentos únicos para muitos clientes e pedem ações diferentes de acordo com cada época. Mas, para não ficar perdido em quando cada uma dessas datas deve ser planejada, é preciso preparar um calendário editorial. Assim, tanto você, quanto a sua equipe, saberão quais são as próximas prioridades.
E, uma coisa é certa, ao se planejar, você diminui as chances de algo dar errado, além de não deixar passar nada em branco. Se você está em busca de informações sobre como fazer ações de marketing em datas especiais, então esse texto é para você. Nele vamos mostrar como você pode aproveitar as datas sazonais e conseguir melhores resultados para a sua loja. Confira a seguir!
O que é marketing sazonal?
Primeiramente, é importante entender o que é o marketing sazonal. De forma bastante simplificada, podemos definir esse ramo do marketing como aquele em que ações especiais são planejadas conforme a data comemorativa. Ou seja, se trata de um conjunto de estratégias com o objetivo de encantar os clientes e aumentar as vendas em determinados dias do ano. Inclusive, provavelmente você já fez isso, mesmo que não soubesse qual era o nome dessa estratégia.
Esses dias levam em conta as principais datas comemorativas, que ocorrem ao longo do ano. Entre as ações mais comuns, investimos em marketing de conteúdo, disparo de e-mails com foco nos sazonais e campanhas publicitárias. Mas, as ações não se limitam a isso, pelo contrário, algumas datas podem te dar a possibilidade de sair do lugar-comum e tentar surpreender e encantar os clientes.
Embora o ano tenha muitas datas importantes, nem todas serão relevantes para o seu negócio. Por exemplo, uma loja que vende roupas apenas para adultos, não precisa pensar em ações para o Dia das Crianças. Por isso, a escolha de quais datas especiais merecem ações de marketing vai depender do tipo de negócio que você possui e do perfil do seu público.
Quais são as principais datas comemorativas do varejo?
Pelas oportunidades que trazem, as datas comemorativas são muito importantes para o varejo. Afinal, proporcionam momentos de confraternização entre as pessoas e troca de presentes, além de boas vendas para o comércio. Além disso, nessas datas as pessoas estão mais dispostas a gastar, o que aumenta as chances de aumentar os seus lucros.
Se você olhar o calendário, vai encontrar muitas datas, inclusive com comemorações que talvez nem conhecia. Como falamos antes, não precisa seguir todas elas, apenas as mais importantes. A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) tem uma lista com as datas comemorativas mais relevantes no Brasil. Confira a seguir algumas delas.
Carnaval
Para alguns setores do varejo, o carnaval pode ser uma data importantíssima. Isso porque esse é o momento em que muitas pessoas se reúnem com amigos, família, viajam ou simplesmente aproveitam o feriado para fazer compras.
Para atrair clientes para a sua loja, você pode pensar em promoções criativas, como um concurso de fantasias, onde a melhor fantasia leva uma cesta de produtos, por exemplo. Ainda, você pode planejar ações pré-carnaval, por exemplo, com sorteio de viagens para a data.
Inclusive, em determinadas regiões essa pode ser uma data que ajuda a movimentar o comércio como um todo. Portanto, mesmo que você não atue em nada relacionado ao Carnaval, caso esteja localizado em uma dessas regiões turísticas, não deixe essa oportunidade passar.
Dia dos Namorados
Celebrado no dia 12 de junho, essa é a vez dos casais celebrarem o amor, e do comércio acertar em cheio nas ações para incentivar a troca de presentes. Embora não tenha tanta representatividade quanto o Dia das Mães, a data vem chamando a atenção nos últimos anos.
Dia dos Pais
Apesar de não ter um apelo comercial tão forte como o Dia das Mães, o Dia dos Pais, no segundo domingo de agosto, também é importante para as vendas. E pode se valer da mesma tática de oferecer produtos para os avôs, os tios e os padrinhos.
Dia das Crianças
Para quem tem um comércio voltado para os pequenos ou com opções que atendam os anseios da criançada, o dia 12 de outubro deve ser incluído no calendário. Assim como todas as outras datas, merece um planejamento antecipado a fim de gerar boas vendas.
Lembre-se de que como a data já se aproxima do Natal, muitas pessoas aproveitam as ofertas do Dia das Crianças para comprar os presentes de Natal. Por isso, fique de olho nesses clientes também, que estão, acima de tudo, à procura de boas ofertas e produtos com bom custo-benefício.
Halloween
Por mais que o Halloween ainda seja uma data pouco celebrada no Brasil, isso tem mudado nos últimos anos. Assim como o carnaval, você pode aproveitar o dia 31 de outubro para promover promoções criativas e até mesmo realizar eventos especiais. Com isso, a sua loja poderá se destacar dos concorrentes, que não estão celebrando a data.
Natal
No comércio brasileiro, essa é, sem sombra de dúvidas, a principal data especial e que ações de marketing. Ela movimenta, praticamente, todos os segmentos do varejo, das lojas físicas ao e-commerce.
Assim como o Dia das Mães, o Natal conta com um apelo emocional que ajuda a impulsionar as vendas. Mesmo porque, esse é o momento de presentear amigos e parentes, além de ser um período em que os brasileiros também têm mais dinheiro no bolso, por causa do 13º salário.
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Black Friday
Saindo da lista da CDL, vamos compartilhar uma dica extra. Afinal, a Black Friday já se tornou um marco no Brasil e no mundo. Normalmente, acontece na última sexta-feira de novembro, mas é comum ver empresas que optam por ações de marketing que começam no início do mês e vão até o final.
Nossa dica aqui é que você não se limite apenas a esses períodos, mas use-os como base para criar o seu calendário de ações de marketing em datas especiais. Tem Volta às Aulas para quem trabalha com papelaria, bolsas e mochilas; Dia Mundial do Consumidor (15 de março) para todo o varejo; Páscoa, para os setores de alimentação, dentre muitos outros. Além disso, se você tem um e-commerce, também precisa ficar atento ao Dia do Frete Grátis e, se for do ramo de tecnologia, à Cyber Monday!
Lembre-se que você deve criar a sua lista de datas especiais do varejo para realizar ações de marketing. Levando-se sempre em conta qual é o seu nicho de atual e qual é o perfil do seu público.
Como criar um planejamento com cronograma?
Planejar é preciso, e como! Sem planejamento, fica difícil organizar ações de marketing em datas especiais. Por mais que uma estratégia seja eficaz, ela só vai funcionar se houver uma programação bem estruturada e pensada com antecedência.
Por isso, o primeiro passo para criar um cronograma é mapear as datas que fazem sentido para o seu nicho de atuação. Comece o quanto antes para ter tempo de realizar ajustes, criar uma boa divulgação e não perder nenhuma oportunidade:
– Aproveite datas menos conhecidas, além dos dias mais óbvios;
– Crie um calendário de ações para ter um controle de todo o planejamento, com as publicações que devem ser feitas e a periodicidade;
– Observe como a concorrência atua em momentos sazonais;
– Prepare tudo com o máximo de antecedência;
– Defina um orçamento para utilizar nas ações de marketing;
– Escolha as mídias de divulgação das ações.
Como aumentar as vendas nas datas sazonais?
Para quem sabe aproveitar, as datas comemorativas oferecem boas oportunidades, que ajudam a elevar o faturamento da loja. Queremos ajudar você a aproveitar os benefícios do marketing sazonal. Por isso, de agora em diante, vamos compartilhar dicas estratégicas para aumentar as vendas durante essas brechas no calendário. Acompanhe!
Antecedência é a palavra-chave
Como falamos, o planejamento é essencial, assim como a antecedência de um plano de ações de marketing em datas especiais. Recomendamos que você comece a pensar em campanhas de varejo pelo menos um mês antes, em média. O mesmo pensamento vale para o estoque, que deve estar preparado para suprir a demanda e dar previsibilidade às vendas.
Lembre-se de que você precisará de tempo para conseguir comprar os produtos, para divulgar as ações e preparar a decoração da loja para receber os clientes.
Prepare toda a equipe
Assim como o estoque, a equipe de vendedores também precisa estar preparada para oferecer um atendimento diferenciado em épocas sazonais. Repasse abordagens específicas, que valorizem o cliente, em busca de melhores resultados (financeiros e de relacionamento). Definir metas pode ser uma boa medida a fim de manter todos engajados.
Além disso, dependendo da ação a ser realizada, a sua equipe de vendas precisa ter tempo de se preparar e memorizar as informações importantes. Por exemplo, se você for realizar algum sorteio, os vendedores precisam conhecer as regras para que o cliente possa participar do sorteio.
Cuide da saúde do estoque
Já comentamos sobre a importância de uma gestão de estoque eficaz, mas não custa nada reforçar. Para o sucesso das ações de marketing em datas especiais, é fundamental ter um volume de produtos certo para atender a demanda que surgirá, mas sem sobrarem muitos produtos depois. Ou seja, o suficiente para não faltar e não ter mercadorias paradas.
Invista na identidade visual
A divulgação tem papel de destaque em datas comemorativas, por isso, toda a comunicação deve ser pensada de forma estratégica. Isso vale para a identidade visual também: vitrines personalizadas, banners, adesivos, displays, saias de gôndola, artes para as mídias sociais. Tudo ajuda a chamar a atenção dos clientes e a gerar um impacto positivo.
Inove nas formas de pagamento
Contar com novas formas de pagamento, principalmente em datas sazonais, pode ser um grande diferencial diante dos concorrentes. A flexibilidade entre promoções, descontos progressivos e parcelamentos, contribui para fidelizar os clientes e ganhar confiança como marca. Aproveite para inovar também nas ofertas e se destacar no mercado.
Queremos ressaltar que, além do planejamento das ações de marketing em datas especiais, é importante levar em conta o pós-venda. Sabia que muitas marcas esquecem de dar a devida atenção e acabam perdendo clientes? Portanto, lembre-se de incluir essa etapa nos seus planos e de aproveitar os dias festivos para desejar um Feliz Natal ou Feliz Ano Novo e aquecer o relacionamento com sua base de e-mails.
Dicas de campanhas para datas especiais
Datas especiais requerem ações de marketing especiais. Então, por que não apostar em estratégias diferentes e incorporar ações de marketing de experiência ou apostar no UGC (user generated content)? Sem dúvida alguma, o calendário do varejo possui inúmeras datas comemorativas para você aproveitar e transformar a simples experiência de compras em algo inesquecível para os seus clientes.
Por isso, preparamos algumas dicas de campanhas para você se inspirar e mudar como o cliente enxerga a sua marca.
Estimule a interação do cliente
As datas especiais geralmente trazem algum sentimento em torno delas, seja o Dia das Mães, dos Pais, dos Namorados, das Crianças, ou qualquer outra data que esteja relacionada a presentear quem a gente ama. Então, que tal se conectar com o cliente mostrando que você se importa com a história que ele tem para contar?
Por exemplo, pode ser um concurso de Dia dos Namorados para os casais compartilharem as suas histórias e os clientes escolherem as melhores, mais inusitadas, mais inesperadas, e assim por diante. As três histórias mais votadas ganham vale compras na sua loja, ou então algum outro presente.
As redes sociais são excelentes ferramentas para isso, afinal, com ela você pode apostar no UGC, incentivando o cliente a compartilhar fotos do Dia das Mães e usar a hashtag da loja. Ao final do dia, alguns usuários podem ser sorteados para ganhar um dia de spa com a mãe, por exemplo.
Desta forma, você atrai atenção para a sua loja e a sua marca, estimula os consumidores a interagir com ela, aumentando a visibilidade nas redes sociais. Ou seja, você conseguirá divulgar os seus produtos para um número bem maior de clientes.
Outra forma de estimular a interação do cliente com a sua marca é deixando que ele escolha a decoração da loja, por exemplo. Ou então que ele escolha qual tipo de promoção vai querer aproveitar. Claro que isso não significa que a decisão deve estar totalmente nas mãos do cliente, mas você pode preparar três ou quatro opções e deixar que eles escolham. Isso mostra que você está pronto para escutar o seu cliente, mostrando a importância que ele tem para a sua loja.
Crie um senso de comunidade
Já pensou em aproveitar as datas especiais para promover encontros que reúnam a comunidade em torno de interesses compartilhados, ou seja, a sua marca? Ou mesmo em torno de algum tópico ao qual a sua marca está relacionada? Ou ainda, patrocinar eventos que foquem nesses temas?
Sim, essa pode ser uma forma de conseguir se conectar com os consumidores, sem falar que eles ainda podem criar uma certa comunidade em torno disso, o que os deixará mais próximos ainda da sua marca. Lembre-se, o comportamento dos consumidores mudou significativamente nos últimos anos, e cada vez mais eles estão em busca de empresas que tenham as mesmas metas e visões de mundo que ele.
Essa escolha acaba sendo algo muito semelhante com o que acontece quando você desenvolve um relacionamento de amizade com alguém, geralmente é por afinidade. Trazendo isso para o varejo, é exatamente a mesma coisa. Os consumidores que mais se identificarem com a sua marca, desenvolverão uma conexão genuína e se manterão fiéis.
Inclusive, você pode aproveitar datas pouco convencionais para preparar esses eventos. Uma empresa que tem como foco o meio ambiente e um desenvolvimento sustentável, pode promover realizar ações para limpar a praça da região, ou então para plantar árvores no Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) ou no Dia Mundial da Árvore (26 de abril). Confira a seguir porque apostar nessas datas pode ser um bom negócio!
Aposte em datas pouco convencionais
Já falamos quais são as datas especiais mais esperadas pelo varejo, mas que tal tentar se destacar também em outras épocas do ano? Sim, isso é possível conhecendo outras datas importantes e que possam se relacionar com o ramo de atividade no qual você atua.
Digamos que uma loja de cosméticos e os salões de beleza podem apostar em datas como Dia da Esteticista e da Manicure (18 de janeiro), Dia do Cabeleireiro (19 de fevereiro), Dia do Amigo (18 de abril), Dia do Homem (15 de julho), Dia do Maquiador (13 de outubro), dentre tantas outras.
Para escolher quais datas podem ser utilizadas para fazer o seu negócio se destacar, pesquise e faça uma lista de todas as possíveis celebrações que você poderá aproveitar. Em seguida, converse com seus sócios e sua equipe para determinar quais delas são mais interessantes. Faça isso olhando para o histórico de vendas e de atendimentos realizados e procure escolher comemorações nestes períodos.
Desta forma, você poderá se planejar financeiramente, determinar quais promoções serão realizadas e ainda ter tempo para preparar a campanha de divulgação da ação. Sem dúvida alguma, isso será uma novidade para os clientes que já conhecem a sua empresa, e ainda chamará a atenção daqueles que ainda não conhecem os seus produtos e serviços.
Fonte: listenx