Dicas para montar a decoração da vitrine da sua loja no Natal

Dicas para montar a decoração da vitrine da sua loja no Natal

O Natal é uma época muito esperada pelos varejistas, já que neste período fica um pouco mais fácil conseguir aumentar o faturamento. Entretanto, você já pensou na importância da decoração de Natal para a vitrine da sua loja? Uma decoração bem feita e criativa, que seja capaz de chamar a atenção dos seus clientes pode fazer toda a diferença. Afinal de contas, se mais pessoas notam a sua loja, muito provavelmente mais pessoas irão comprar nela também.

Como todas as lojas estarão decoradas para o Natal, é fundamental caprichar na decoração da sua loja para conseguir se destacar diante de tanta concorrência. O segredo é fazer com que a jornada de compra do cliente comece antes mesmo dele entrar na loja. Sendo que, depois de entrar a experiência de compra continue ainda mais imersiva e faça com que ele se sinta bem e feliz enquanto estiver comprando.

Para te ajudar com essa tarefa, preparamos um artigo com diversas dicas de como fazer a decoração de Natal para a vitrine da sua loja. Ainda trazemos uma dica bônus de como encantar os clientes que entrarem na sua loja. Fique atento às nossas dicas e coloque a mão na massa agora mesmo!

Personalize de acordo com as mercadorias

A nossa primeira dica de decoração de Natal para a vitrine da sua loja é utilizar os produtos que você vende para compor essa decoração. Desta forma, além de conseguir mostrar aos seus clientes alguns produtos, você ainda poderá deixar a sua vitrine visualmente bastante atrativa.

Esse é um momento de soltar a imaginação e ser bastante criativo. Lembre-se apenas que nem sempre deixar a vitrine cheia de produtos é a melhor opção, tente sempre fazer uma decoração equilibrada e mantendo a estética. Já que muitos itens expostos ao mesmo tempo podem deixar o cliente confuso.

Caso você tenha uma loja de roupas, você pode priorizar a exposição de peças vermelhas, verdes e brancas nos manequins. Não esqueça de incluir acessórios nas vitrines que além de valorizar as peças expostas, ainda podem fazer toda a diferença na decoração de Natal.

Para lojas de calçados, é possível adaptar as tradicionais botas de Papai Noel para decorar o espaço. Algumas até vendem complementos, como meias, e podem incluir esses artigos à proposta, pendurando vários pares sobre uma parede que simula uma lareira, ou mesmo criar uma árvore de Natal com as meias coloridas.

Um comércio de bijuterias, por outro lado, consegue valorizar brincos, colares e anéis específicos. Os modelos com acabamento prata ou dourado têm maior procura nessa época, visto que lembram a cartela de cores do Natal. São ideias simples, baratas e que aceitam o uso de diferentes materiais.

Capriche na montagem dos pontos quentes

Uma das estratégias do visual merchandising é valorizar os hot points (ou pontos quentes) do comércio. Esses locais são aqueles que os clientes geralmente veem primeiro. Isso pode ser considerado tanto para os clientes que resolvam entrar na loja, como para aquelas pessoas que apenas passam pelo lado de fora do estabelecimento.

Por exemplo, todos os itens que ficam na altura dos olhos são os primeiros a serem vistos. Mas, também vale a pena investir em expositores centrais, as ilhas baixas e as prateleiras que fiquem nessa altura. Como permanecem bastante visíveis, esses pontos têm um grande potencial de atração e devem ser valorizados na véspera de Natal.

É importante mencionar que as lojas voltadas para crianças devem adaptar a decoração para a altura dos olhos das crianças. Afinal de contas, esses são os clientes dessas lojas, e toda a decoração deve ser pensada focando-se nela.

Outro lugar interessante é o caixa da loja, onde os clientes vão para fazer pagamentos, efetuar trocas ou obter informações com a equipe. Capriche na montagem desse cenário para que todos possam contemplá-lo. Assim, enquanto aguardam o atendimento, as pessoas vão observar toda a área, seus detalhes e os produtos que estiverem ali.

Destaque os produtos-chave

Toda loja de varejo tem seus produtos-chave da estação ou da época do ano. Por isso, é importante focar neles para trazer maior lucratividade ao negócio e atrair mais clientes. São esses itens que devem ser destacados nas vitrines, especialmente a que ocupa a fachada do local.

Dito isso, é importante que a decoração de Natal da vitrine seja feita ao redor desses itens. Afinal de contas, eles são os responsáveis por atrair a atenção do seu cliente e convencê-lo a entrar na loja. É importante se lembrar de todas as vitrines na hora de planejar a decoração. Quem trabalha no segmento de lojas de varejo já deve ter ouvido falar da classificação dessas áreas. Isso porque existem, basicamente, três tipos:

– Frontal: a principal vitrine, que fica na frente do estabelecimento;
– De trânsito: localizadas dentro da loja, por onde passam os clientes;
– Centrais: também internas, exibem o produto como um todo. São mais comuns em lojas de perfumes e joias.

Esses artigos podem ser exibidos dentro de caixas de presentes, com peças envoltas por laços coloridos (vermelho, verde, prateado e dourado são as cores preferidas). Quando possível, você ainda pode fazer uma árvore de Natal decorada com esses itens, como para expor as bijuterias. Se você vende eletrodomésticos de cores diferentes, aproveite para compor uma decoração diferenciada com eles.

É importante apenas tomar cuidado para que os itens de decoração não chamem mais atenção do que o produto em si. Os produtos devem ser o foco da decoração, sempre. E, como já falamos, sempre que possível utilize os produtos na decoração de Natal da loja e da vitrine.

Considere a identidade visual do negócio

Fazer com que o público reconheça a sua marca a partir de determinados símbolos, cores, letras e outros recursos é um processo demorado, que exige tempo e esforço. Portanto, é fundamental que você mantenha a identidade visual do seu negócio em destaque, seja qual for a época do ano.

Isso significa que você não precisa se limitar às cores tradicionais do Natal, principalmente se perceber que elas destoam muito das tonalidades que remetem ao seu negócio. Quem disse que as vitrines devem ser todas trabalhadas a partir de um conjunto de vermelho, verde, branco e dourado?

Se o logo da sua loja combina azul e laranja, por exemplo, aproveite essa dupla de cores para elaborar a base da decoração. Vale usar ambas para confeccionar toucas que serão usadas pelos manequins, revestir bolas natalinas e até customizar guirlandas que ficarão penduradas nas vitrines. E, claro, você pode preparar algumas miniaturas do logo da sua empresa e pendurar na árvore de natal, ou mesmo pela vitrine, como se fossem bolas.

Adicione elementos temáticos

É praticamente impossível trabalhar com o estilo natalino sem investir em recursos que façam parte do mundo do bom velhinho. Felizmente, há muitas opções de elementos além do Papai Noel que vemos por todas as vitrines nos últimos meses do ano.

Caso queira transmitir um ar um pouco mais sério, a nossa dica de decoração para a vitrine é apostar em símbolos discretos sobre fundos neutros. Por outro lado, se a intenção for criar uma atmosfera descontraída, então inclua personagens alegres na sua decoração natalina. Os objetos podem ficar dispostos sobre o piso, pendurados no teto, fixados no vidro da fachada ou apoiados em móveis e outros suportes.

O segredo é adequar o layout da loja e posicionar os expositores estrategicamente, intercalando-os com os enfeites selecionados. Por falar nisso, veja algumas sugestões de itens para decorar:

– Almofadas com estampa de rena;
– Móbiles com recortes de flocos de neve;
– Esculturas de anjos em cada extremidade da vitrine;
– Prateleiras suportando caixas de presentes;
– Pinhas secas distribuídas entre os produtos;
– Vasos preenchidos com poinsétias (flor natalina);
– Bonecos de neve e duendes no papel de manequins;
– Arranjos de velas com topes delicados;
– Baleiros preenchidos com bengalas doces;
– Presépios completos.

Como você pôde ver, há inúmeras possibilidades tanto para quem quer inovar, como para quem prefere seguir os modelos mais tradicionais. Tudo dependerá do perfil do seu negócio e da mensagem que deseja transmitir. Vale a pena, inclusive, conversar com toda a equipe e fazer o chamado brainstorm, que nada mais é do que discutir ideias para a decoração.

Modernize algumas soluções

Quer dar uma cara totalmente nova à decoração de Natal na vitrine da sua loja? Nesse caso, você precisará lançar mão de truques e técnicas variadas para criar algo original. Essa é, inclusive, uma ótima estratégia para diferenciar sua loja das demais e surpreender os clientes, sem comprometer a boa experiência no local.

A proposta consiste em fazer releituras de enfeites comuns e apresentar os recursos de maneira ousada. Criatividade é essencial, portanto, solte a imaginação e, se achar necessário, pesquise referências que possam inspirar o projeto. Não tenha medo de não oferecer algo totalmente novo, mas vale a pena ressaltar que você não deve copiar algo, mas sim dar o seu toque especial.

Por exemplo, em vez de usar lâmpadas soltas, por que não cobri-las com cúpulas de sinos? Ou, então, adquirir nichos em formato de estrela para fixar em uma estrutura que fique de frente para a vitrine? Perceba que ambos os elementos são típicos da temática natalina, mas dependendo da forma como eles forem utilizados criam um ar de modernidade e criatividade.

Outra opção é transformar as cortinas da fachada em figuras lúdicas. Um tecido vermelho com as pontas presas por um pompom simula um gorro gigante. Também dá para torcê-lo e fazer com que envolva o pescoço de um ursinho polar, como se fosse um longo cachecol.

Invista em recursos audiovisuais

Sabemos que a sonorização do ambiente tem um significado especial no Natal. Tanto que mal chega dezembro e muitas lojas, supermercados, shoppings e outros espaços já estão reproduzindo canções que falam de paz, amor e celebração da vida.

Da mesma forma, a luz tem papel importante por representar a esperança e o nascimento de Jesus. É até difícil imaginar uma composição natalina sem a presença desse recurso, certo? Pois saiba que, além de embelezar a vitrine, uma boa iluminação cumpre funções favoráveis às vendas.

Com ela, você consegue destacar itens específicos da loja e atrair o olhar de quem está fazendo compras e observando as vitrines. Aproveite para direcionar os feixes de luz para pontos estratégicos, evidenciando produtos em promoção, kits inteiros ou artigos que envolvem brindes. Esses serão ótimos atrativos para fazer com que o cliente tenha, pelo menos, curiosidade para entrar na sua loja.

Nas demais áreas, utilize cordões de luzes, lanternas ou luminárias sofisticadas. As cores emitidas pelas lâmpadas devem estar de acordo com a estética prevista para o ambiente. Se tiver dúvidas, aposte na luz branca ou amarelada, que é neutra e valoriza qualquer estilo.

Inclua elementos suspensos

Outra dica para fazer a decoração de Natal para a vitrine da loja é incluir vários elementos suspensos. Você pode inclusive se utilizar apenas deste recurso, sem a necessidade de incluir muitos itens na sua decoração.

Por exemplo, se você possui uma loja de roupas, inclua as roupas que você quiser na vitrine, e pendure várias bolas de Natal. O ideal ainda é dispor essas bolas em diferentes alturas. Você pode escolher colocar bolas todas da mesma cor, ou então utilizar as cores natalinas ou mesmo as cores da sua marca. Ah, e não se esqueça de caprichar na iluminação.

Por essa ser uma decoração mais minimalista, os seus produtos ficarão em evidência, ficando mais fácil dar o destaque desejado para eles.

Faça uma decoração monocromática

Não é porque o Natal tem as suas cores típicas que você precisa utilizar todas elas na decoração. Uma alternativa seria focar em uma decoração monocromática, ou seja, com apenas uma cor.

O vermelho geralmente é uma cor mais chamativa para essa época do ano, mas você pode focar no verde ou mesmo na cor da sua marca. Neste caso, como todos os elementos da decoração terão a mesma cor, é importante utilizar itens de diferentes tamanhos e diferentes texturas. Isso fará com que a decoração ganhe vida e chame mais atenção do cliente.

Ainda, outra opção é utilizar uma única cor mas em tonalidades diferentes. Desta forma, você conseguirá dar mais profundidade para a vitrine e tornar o ambiente muito mais interessante para quem está olhando a vitrine.

Menos é mais

É normal querer utilizar todos os recursos possíveis e imagináveis na decoração de Natal da sua vitrine. Entretanto, é importante ser cauteloso. Vitrines com muitos itens, muitas cores e muito claros podem ter o efeito oposto no seu cliente, e afastá-lo da sua loja.

Por isso, discutir a decoração com todos os funcionários, pedir opiniões e até mesmo contratar especialistas não tem problema nenhum. Afinal de contas, essa é uma das épocas mais importantes no calendário do varejo.

Caso você opte por fazer a decoração sozinho, é importante planejar como será a decoração antes de começar. Ao terminar o planejamento olhe atentamente para ele e se pergunte se você teria vontade de entrar na loja, ou quais emoções a decoração desperta em você.

Outra dica é, ao terminar de planejar a decoração, remova alguns itens. Com isso, você será capaz de saber se aqueles itens realmente são necessários ou se eles são exagerados. Lembre-se, menos é mais. Muitas vezes, ter uma decoração de vitrine de Natal que seja mais simples será capaz de chamar mais a atenção dos seus clientes.

Fale com o cliente

Lembre-se que você tem um público-alvo a ser atingido e que você deve saber como se comunicar com ele. Se a sua loja é voltada para o público mais jovem, evite utilizar um tom mais sério na decoração.

Ou então, se a sua marca é ativa e possui um bom engajamento nas redes sociais, que tal pedir a opinião dos seus clientes? Você pode até mesmo lançar um concurso para fazer a decoração da loja. Isso sem dúvida alguma aumentaria a curiosidade das pessoas e ainda fará com que elas queiram ir até a loja para conferir o que está acontecendo.

Você pode também utilizar as redes sociais para ir mostrando o passo-a-passo do planejamento e da montagem da decoração da vitrine. As pessoas adoram conhecer os bastidores de marcas que elas consomem. Sem falar que essa é uma ótima oportunidade para estreitar os laços com os seus clientes.

Represente histórias natalinas na vitrine da loja

Outra ideia interessante, que inclusive pode ser utilizada com a nossa ideia anterior, é contar histórias natalinas da vitrine da sua loja. No que diz respeito à regionalização, você pode montar uma mesa de ceia com os elementos da região.

Mas, você também pode ir além de trazer o espírito natalino através de histórias encantadoras e cenas mágicas. Uma ideia é recriar cenas icônicas de contos natalinos famosos, como “O Quebra-Nozes”, “A Christmas Carol” (Um Conto de Natal) ou “O Grinch”.

Essas histórias clássicas têm personagens e cenários que são reconhecidos e amados por muitas pessoas, e ao trazê-los para a decoração da vitrine, você cria uma conexão emocional com os clientes e desperta a nostalgia da época natalina. Além disso, você pode contar histórias originais, criando narrativas visuais que envolvam os produtos e serviços oferecidos pela loja.

Por exemplo, se sua loja é especializada em brinquedos, crie uma cena natalina com personagens divertidos e brinquedos interativos. Se sua loja é de roupas, monte um cenário que reflita momentos especiais em família durante o Natal, com roupas que transmitem aconchego e felicidade.

Através das histórias natalinas na decoração, você transforma a vitrine em um cenário envolvente, convidando os clientes a embarcarem em uma jornada de encanto e magia. Essa experiência diferenciada não apenas atrai a atenção dos consumidores, mas também cria uma memória positiva da loja, tornando-os mais propensos a retornar e indicar a experiência para outras pessoas.

Crie uma vitrine tecnológica para a sua loja

Vivemos na era digital, então, por que não utilizar a tecnologia de forma criativa na decoração da vitrine da sua loja? E, ao contrário do que você pode estar pensando, essa é uma opção para qualquer loja do varejo, e não apenas para as que estão no segmento de tecnologia.

Inclusive, ela pode ser utilizada para conectar a vitrine com o restante da loja, já que os consumidores podem testar produtos que pretendem adquirir. Sem dúvida alguma, esse tipo de abordagem atrairá bastante atenção e você poderá tornar a sua loja muito conhecida. Confira alguns exemplos de como fazer isso em diferentes segmentos do varejo.

No segmento de eletrônicos e tecnologia, a vitrine pode exibir produtos em funcionamento, mostrando suas principais características e funcionalidades. Além disso, a realidade virtual pode ser utilizada para proporcionar aos clientes uma experiência imersiva com os dispositivos, permitindo que eles “testem” os produtos antes de comprar.

Para lojas de decoração e móveis, a vitrine tecnológica pode mostrar ambientes decorados de forma interativa, permitindo que os clientes “naveguem” pelos espaços e visualizem como os produtos ficariam em suas próprias casas. A realidade virtual também pode ser utilizada para que os clientes vejam os móveis em tamanho real e com diferentes opções de cores e acabamentos.

Para lojas de moda, a vitrine tecnológica pode apresentar painéis de LED ou telas sensíveis ao toque que permitem que os clientes explorem diferentes looks e combinações de roupas em tempo real. Além disso, a realidade aumentada pode ser utilizada para que os clientes “experimentem” as peças virtualmente, aumentando a interação e a confiança nas compras.

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Fonte: listenx

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