O Instagram é uma das redes sociais mais utilizadas no Brasil que tem ajudado muitas empresas a se destacarem e conquistar clientes. Para isso, é essencial que você consiga chamar atenção dos clientes, mas nem sempre isso é fácil, certo?
Aproveite a exposição que as redes podem te proporcionar para criar uma conexão com os consumidores potenciais e com aqueles clientes que já conhecem o seu comércio. Sem falar que, com tantas ferramentas e recursos que a plataforma possui, você ainda consegue aumentar o alcance da sua marca.
Por isso, não perca mais tempo, venha com a gente para aprender como chamar a atenção dos clientes no Instagram! Você não vai se arrepender!
Dicas de como chamar a atenção dos clientes no Instagram
Entregue um conteúdo útil e relevante para os usuários
Não poderíamos falar sobre como chamar a atenção dos clientes no Instagram sem começar pelo tópico mais importante, a qualidade do conteúdo produzido. Isso porque ele é parte fundamental da sua estratégia de marketing. Afinal, ninguém quer ver propaganda de produtos o tempo todo.
Por isso, a recomendação é que você prepare um calendário editorial com todos os materiais e formatos que serão publicados na rede. Desta forma, você conseguirá preparar conteúdos relevantes e úteis, com dicas práticas e informações que realmente possam ajudar aos clientes. E, o mais importante, diversificar sobre o que é publicado nas redes.
Claro que, com o tempo você perceberá quais são os assuntos que chamam mais a atenção dos seguidores e com os quais eles interagem mais. Neste caso, você poderá fazer alterações editoriais e começar a produzir mais conteúdo focado na demanda e necessidade dos consumidores. Alguns tópicos chamam bastante a atenção dos usuários e geram inúmeras interações:
– Bastidores da loja;
– Depoimentos de clientes;
– Unboxing;
– Spoiler de lançamentos;
– Depoimentos de membros da equipe de vendas.
Utilize os diferentes recursos disponíveis
Como falamos anteriormente, o Instagram possui inúmeros recursos e ferramentas que podem te ajudar a chamar a atenção dos clientes, aumentar o engajamento com o material publicado e até mesmo te ajudar a fechar vendas.
O primeiro deles são os stories e reels, que estão sendo cada vez mais utilizados por influenciados digitais e empresas. Os stories permitem que você grave vídeos curtos, publique fotos, crie caixinhas de perguntas, testes e enquetes.
O reels é bastante similar aos stories, mas nele a interação com o usuário é feita apenas pelos comentários e likes na publicação. Eles podem te ajudar a compilar fotos ou stories de um determinado assunto. Assim, você poderá deixar o conteúdo mais rico e mais informativo para os clientes.
Outra forma de conseguir deixar o seu Instagram mais atrativo são as lives. Muitos influenciadores digitais e empresários que trabalham com produtos digitais apostam nas lives para fazer lançamentos de produtos, por exemplo.
Assim, antes do lançamento acontecer, eles fazem lives com especialistas sobre um determinado assunto relacionado com o produto deles. E ainda aproveitam para compartilhar mais informações e spoilers do que poderá ser encontrado no produto.
Abra uma loja no Instagram
Já pensou apostar em uma loja virtual no Instagram? Se você nunca havia pensado nisso, então talvez tenha chegado o momento de rever essa decisão. Ter uma loja no Instagram pode te ajudar a vender mais, já que as publicações com divulgação dos produtos podem ter um link para a loja.
Os clientes que se interessarem podem ser direcionados para a página da sua loja e até mesmo efetuar a compra pela própria plataforma.
Interaja com os seus seguidores
De nada adianta ter um conteúdo relevante que os seus seguidores adoram, se você não conseguir interagir com eles. Lembre-se, o intuito de ter um perfil do seu negócio no Instagram é justamente para se aproximar do seu público, e a melhor forma de fazer isso é conversando com eles.
Por isso, é essencial que você tenha uma pessoa da sua equipe que responda directs e comentários nos posts. Sem falar que os directs podem ser um excelente canal para os clientes contatarem a sua loja para tirar dúvidas. E, claro, se ele for bem atendido, as chances dele fechar negócio com você são muito maiores.
Além disso, essa interação te ajuda a conhecer melhor os seus clientes, saber o que eles pensam sobre a sua loja e a sua marca. Ou seja, te permitirá entregar exatamente aquilo que ele quer, mas sem esquecer da personalidade da sua marca, é claro!
Não se esqueça do offline
Claro que marcar presença no Instagram pode fazer toda a diferença para o seu negócio e você deve ter um planejamento para isso. Entretanto, você não pode se esquecer da sua loja física.
Muito pelo contrário, aproveite as redes para trazer os clientes para a sua loja. Assim, você terá mais chances de mostrar para ele o ambiente de compras, o atendimento da sua equipe de vendas e ele poderá ver os produtos de perto.
Uma excelente forma de se fazer isso é com cupons de descontos válidos para a loja física apenas para os seus seguidores. Ou mesmo fazer lives mostrando a loja e deixando-os curiosos a respeito do ambiente de compras que eles encontrarão.
Fonte: listenx