8 DICAS PARA REFORMAR UM PONTO COMERCIAL

8 DICAS PARA REFORMAR UM PONTO COMERCIAL

Para que a reforma do seu estabelecimento não se torne uma grande dor de cabeça, especialistas recomendam planejamento. O medo de que a obra demande mais tempo e dinheiro do que o planejado é muito comum entre os empreendedores. Para que isso não aconteça, o ideal é se cercar de especialistas, estudar a legislação local e estar disposto a enfrentar imprevistos.

Buscando soluções e dicas para quem está pensando em abrir um estabelecimento ou apenas reformular o seu negócio, conversamos com Barbara Kemp, fundadora da Kemp Oficina de Projetos, que gerencia obras, e Marcio Gifford, da Gifford Arquitetos, negócio especializado em obras de redes de franquias.
 
Confira as dicas:

1. Saiba onde está pisando

“Qual é o seu segmento? Você vai abrir um restaurante ou uma loja de sapatos? Isso faz toda diferença na equipe da obra”, afirma Barbara. Antes de contratar profissionais, como engenheiros e arquitetos, o empreendedor deve verificar os trabalhos que esses profissionais já conduziram. Dessa forma, fica mais fácil entender quem está trabalhando com você.
 
2. Pesquise e procure especialistas

Para Gifford, a pesquisa mais importante deve ser feita antes mesmo de assinar contrato. Na sua visão, ouvir a opinião do arquiteto e do engenheiro civil neste momento facilita a planejar os custos e mesmo avaliar melhor o projeto. Na visão da arquiteta, é imprescindível se cercar de especialistas em uma reforma. “É melhor do que errar porque não sabia fazer sozinho e depois ter que refazer”, diz Barbara.
 
3. Diversifique

Mesmo assim, a especialista recomenda que a obra não seja centralizada nas mãos de um técnico especifico. “É você deixar o lobo cuidando do galinheiro. A ideia do empreiteiro é gastar mais, porque aí ele ganha mais. Então tem que tomar cuidado.” Na mesma linha Gifford acredita que uma equipe pode ser mais eficaz para a execução da obra. “Meus marceneiros são grandes auxiliares nas obras que coordeno. Somos uma equipe”, diz.
 
4. Faça um cronograma

Faça uma lista com as etapas da reforma, estipulando um cronograma de entrega. Segundo Barbara, um modo de funcionamento interessante é pagar os funcionários semanalmente, de acordo com a produtividade.
 
5. Conheça a lei (ou procure quem conheça)

Conhecer a lei da região em que está querendo abrir o seu negócio é um fator chave para o sucesso. Consultando os órgãos regulatórios, os empreendedores conseguem saber se as mudanças que serão realizadas no imóvel estão dentro da legalidade. Um exemplo apontado por Barbara e Gifford é o da lei da acessibilidade, que exige delicadas modificações nos imóveis, como a instalação de rampas de acesso e sanitários para deficientes físicos nos ambientes.
 
6. Muito cuidado com a elétrica

Conheça e avalie as instalações elétricas dos seus imóveis, que normalmente exigem muito pela quantidade de aparelhos. “A parte elétrica é um ponto crucial do empreendimento e deve ser verificada com antecedência para não atrapalhar o andamento das obras”, diz. Barbara.

 
7. Não minta para os seus clientes

Um cuidado recomendado pela arquiteta é com o anuncio da data de retorno das atividades do estabelecimento. “Se o serviço não for concluído até esse exato dia, o empreendedor terá que arcar com custos adicionais, como o pagamento de funcionários, e ainda poderá se desgastar com o cliente.”
 
8. Mantenha uma reserva

Segundo Barbara, deve-se reservar 10% do valor investido na obra para reservas. “Tem gente que gasta tanto e fica tão estressado que não quer nunca mais olhar para uma obra. Mas isso é falta de planejamento. Imprevistos acontecem”, diz Gifford, que ressalta que os empreendedores devem estar preparados para gastar mais com suas reformas.

 
 
Fonte: Revista PEGN

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