Quantos de nós não já fomos “carinhosamente” tratados por um vendedor(a), durante um atendimento, por: amor, lindo(a) paixão, flor, amigo(a), querido(a), campeão, etc. Quando não se tem intimidade com o interlocutor isso é até uma coisa verdadeiramente desconfortável de ouvir, as vezes constrangedora, afinal cliente é cliente e tem de ser tratado com o mínimo de formalidade.
Vendedor tem que perceber que cliente não é amiguinho e que deve receber tratamento adequado a um bom atendimento, e, durante o mesmo, deve ser utilizada uma linguagem apropriada ao negócio, sem firulas, gírias ou intimidade, mas de forma gentil, cortês e educada.
Outro aspecto desconfortável é ser atendido por uma pessoa que está falando ao celular; precisar tirar uma dúvida sobre algum produto, e o vendedor estar de papo com colegas e não lhe dar atenção; ou estar sendo atendido e, de repente, o vendedor desaparecer, pois foi atender outro cliente.
O que falar sobre aquela vendedora que puxa a cliente pelo braço para lhe mostrar uma novidade. Em restaurante passar minutos a fio com a mão levantada a espera de um atendimento, e o garçom, como uma “barata tonta”, de mesa em mesa sem dar a mínima; ou, o pior deles, o vendedor duvidar do poder de compra do cliente.
Contudo, é sempre bom lembrar a máxima: “Trate o cliente como ele gosta de ser tratado”. Como durante um atendimento presencial o tempo de relacionamento é muito curto, é bastante difícil interpretar a maneira como o cliente gosta de ser atendido. Por isso, é sempre prudente tratá-lo de forma neutra, intermediário entre o formal e o informal. Desta forma, haverá maior possibilidade de acerto na preferência do cliente.
Vale lembrar ainda a importância de, no início da interação, se entrar em “rapport” com o cliente, já aprendemos nesse blog o seu significado, pois ao espelhar-se ao cliente pode-se criar maior sinergia e identidade com o mesmo.
A verdade é que as empresas deveriam se conscientizar de envidar mais esforços em treinamentos específicos para os seus vendedores, no tocante a regras de etiqueta no atendimento ao cliente. Com certeza é um investimento que traria benefícios, principalmente naquelas empresas que lidam diretamente com o cliente, varejo, por exemplo.
E, para finalizar, apresento umas regrinhas de ouro no atendimento ao cliente que, sempre que bem aplicadas, geram satisfação e recompra, por isso é sempre bom lembra-las:
1-Receba bem o seu cliente.
2-conheça o seu cliente pelo nome.
3-converse adequadamente com o seu cliente.
4-Se houver erro, desculpe-se;
5- Conheça muito bem o seu produto e/ou serviço;
5-conheça a empresa em que você trabalha;
6-trabalhe com prazer, orgulho e satisfação.
Agindo assim, é muito difícil o cliente sair desgostoso da sua empresa, e a possibilidade de compra é máxima.
Fonte: Cabeça de Vendedor