Tendências em negócios de alimentação

Tendências em negócios de alimentação

O surgimento de novos padrões de consumo de alimentos transformou e impulsiona cada vez mais o mercado de alimentação. Os produtos naturais, com identidade e origem são a nova tendência do mercado, pois resgatam as tradições regionais e as boas práticas sustentáveis, além de promover mais qualidade de vida aos consumidores.

Com o crescimento do mercado e o aumento da procura por alimentação fora do lar, alguns nichos despontaram como ótimas alternativas de negócio como os alimentos fitness e gourmet.

A correria do dia a dia também favoreceu a procura por alimentos prontos e fracionados, dado à praticidade e economia que proporcionam. Os alimentos customizados e vendidos em food trucks também são a grande aposta do mercado.

O Brasil já ocupa a quinta colocação no ranking de vendas de alimentos e bebidas saudáveis. De acordo com um estudo da agência de pesquisas Euromonitor Internacional, entre 2009 e 2014, o mercado de alimentação saudável cresceu 98%. Em 2015 o mercado mundial do setor movimentou mais de US$ 27 bilhões e nos próximos anos deverá crescer cerca de 20%.

Para se manter competitivo e vender mais é preciso oferecer produtos com qualidade e segurança alimentar. Reduzir a incidência de contaminação nos alimentos, investir em ingredientes naturais e embalagens recicláveis amplia as oportunidades e perspectivas do negócio.

A prática da alimentação deixou de ser apenas necessidade e transformou-se em uma experiência para o cliente. Isso influenciou a produção e apresentação dos alimentos, já que os consumidores buscam outras sensações além do paladar.

Destacar-se no concorrido mercado de alimentação fora do lar não é uma tarefa fácil. Por isso é preciso conhecer as necessidades dos consumidores como a qualidade dos alimentos, agilidade na entrega, preço competitivo e criatividade.

Uma forma de aumentar a agilidade dos serviços é otimizar os processos dentro da cozinha, adotando tecnologias capazes de aumentar a produção. Os empreendedores também devem ficar atentos às mudanças de hábitos alimentares e à nova geração de consumidores, ávida por novidades.

Com tantas opções interessantes no mercado, é preciso planejar todas as variáveis do negócio e o posicionamento que a empresa vai ter no mercado.
 
Conheça as 5 tendências do mercado de alimentação
 
– Sensorialidade e Prazer: alimentos premium, étnicos, gourmet
 
– Saudabilidade e Bem-estar: produtos light/diet, energéticos, fortificados
 
– Conveniência e Praticidade: pratos prontos, congelados, produtos para micro-ondas
 
– Confiabilidade e Qualidade: garantia de origem, selos de qualidade
 
– Sustentabilidade e Ética: embalagens recicláveis, selos ambientais
 
Dicas de Sucesso
 
– Adote boas práticas de fabricação e armazenamento de produtos
 
– Utilize equipamentos adequados de higiene pessoal na manipulação dos alimentos como roupas protetoras, luvas, toucas, entre outros acessórios
 
– Aproveite a iluminação natural e reduza o uso de lâmpadas durante o dia
 
– Planeje suas compras e controle o estoque para evitar perdas e desperdícios
 
– Em vez de variar demais o cardápio do dia, crie alternativas para os dias da semana
 
– Não jogue óleo de cozinha usado na pia ou no lixo, ele pode ser reciclado ou vendido
 
– Promova ações voluntárias que contribuam para o desenvolvimento das comunidades
 
 
Fonte: Sebrae

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *