Prepare-se para as vendas de fim de ano

Prepare-se para as vendas de fim de ano

A Confederação Nacional do Comércio espera crescimento de 4,3% nas vendas de fim de ano em relação ao ano passado. O cenário econômico de queda da inflação, dos juros e do desemprego contribui para o ânimo dos varejistas. Entretanto, o consumidor continua cauteloso na decisão de comprar. “Eles fazem mais pesquisa de preço, principalmente pelo uso do smartphone e o crescimento das lojas virtuais”, confirma a analista do Sebrae Minas Luciana Lessa.
 
Para tentar convencer os consumidores a optarem por uma marca ou produto, em meio a tantas ofertas, o empresário precisa investir na qualidade do relacionamento com os clientes e em estratégias de marketing diferenciadas. “O consumidor busca, acima de tudo, transparência, confiança e um bom atendimento. Qualidade e preço vêm em seguida”, afirma a especialista em marketing do Sebrae.
 
E não dá para pensar em estratégia de venda sem pensar no e-commerce. Para além de ter um site bem construído, atrativo e responsivo, os pequenos negócios precisam buscar outros atributos de marketing para concorrer nesse mercado dominado por grandes empresas. “É fundamental a empresa cumprir o que promete para os consumidores, como prazo de entrega, disponibilidade e personificação de produtos”, destaca a analista.
 
Nas redes sociais, é importante que as estratégias para disputar a atenção do consumidor se baseiem no bom senso e no entendimento de que esses ambientes têm que ser priorizados como espaços de relacionamento com os clientes. “As redes sociais não devem ser uma vitrine de vendas. Ali precisam ser postados conteúdos relevantes para os consumidores, que devem ter suas dúvidas respondidas o mais rápido possível”, alerta Luciana Lessa.
 
Confira outras dicas da especialista para os empresários se preparem para as vendas de fim de ano:
 
Verifique como foram as vendas do último ano e prepare o seu estoque para não faltar produtos.
 
Prepare os vendedores para prestarem um excelente atendimento.
 
Mude as vitrines pelo menos uma vez por semana.
 
Invista em promoções.
 
Cuide da organização da loja e pense em oferecer um mimo para o cliente, como um bombom, por exemplo.
 
Mensure os prazos necessários para realizar as entregas até o Natal.
 
 
Fonte: Revista PEGN

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