Saber liderar uma equipe que alcança os melhores resultados é muito desafiador no setor de vendas, já que é uma área que necessita de metas, motivação e bons profissionais.
O gerenciamento de representantes comerciais, por exemplo, exige ainda mais um “jogo de cintura”, pois como não há vínculo empregatício na maioria dos casos, não é possível acompanhar cada passo do vendedor e nem fazer determinadas cobranças.
As atitudes do gestor impactam diretamente nos resultados da equipe de vendas. Por isso, listamos algumas dicas para que você melhore ainda mais sua gestão e tenha uma equipe de sucesso. Confira:
1- Seja um parceiro
Ouça seu representante e entenda quais suas principais dificuldades no cotidiano para que você possa ajudá-lo a superá-las. Esse é um dos principais papéis do gestor comercial. Passe confiança para seus vendedores e pense estrategicamente, dando um direção a eles.
Além disso, uma boa forma de estar ainda mais próximo dos seus vendedores e ajudá-los nas vendas é por meio de treinamento com simulações. Desta forma, também é possível identificar as dificuldades ou pontos que precisam ser melhorados durante as vendas.
2- Conhecimento é fundamental
Saber e ter informações do mercado e a própria empresa é fundamental para qualquer gestor de vendas. Sem ter informações sobre o seu nível de atendimento, concorrentes, seus serviços e produtos, não será possível planejar e ter bons resultados.
Estimular o conhecimento dos seus vendedores também é necessário. Desta forma, eles estarão muito mais preparados para as negociações, atendimento ao cliente e até mesmo para o mercado.
Para desenvolver o conhecimento profissional da sua equipe ofereça cursos e treinamentos. Esse tipo de atividade ajuda a aprender novas técnicas, renovar a motivação e fortalece o networking.
3- Analise resultados e dê feedback
Não é porque você é parceiro do representante que significa que os resultados não precisam ser monitorados. Muito pelo contrário. É essencial que você aplique diferentes métricas para gerenciar os resultados da sua equipe. Todas as métricas devem ser pensadas estrategicamente e trabalhadas em conjuntos.
Quando for discutir sobre esses resultados ou sugerir melhorias, marque uma reunião com toda a equipe e defina bem o tema. É importante lembrar que reuniões com muitas pessoas devem ser feitas para motivar. Broncas ou assuntos não muito agradáveis devem ser discutidos individualmente.
4- Seja saudável
Para conseguir manter bons relacionamentos ou estimular o desenvolvimento das pessoas, esteja bem consigo mesmo. Para isso, é importante que você tenha hábitos saudáveis e seja disciplinado.
Tenha essa postura nas questões profissionais e também nas pessoais. Respeitar horários para dormir e para alimentação, por exemplo, ajudam a melhorar a sensação de bem estar e aumenta a produtividade.
5- Desenvolva habilidades
Um bom gestor comercial precisa se capacitar sempre. Faça cursos e esteja sempre disposto a inovar e conhecer a realidade do seu vendedor para ampliar suas conquistar e ser um profissional ainda melhor.
Fonte: Suas Vendas