Muita gente associa o varejo à venda de produtos. Porém, a prestação de serviços no varejo vem ganhando cada vez mais força, provocando uma quebra de paradigma importante no mercado. Quer saber o que isso significa para a sua loja? Siga a leitura deste artigo!
Se o comportamento do consumidor muda, o varejo muda também!
Novas tecnologias estão surgindo? Pode esperar que logo, logo uma rede de lojas irá começar a utilizá-las para aprimorar a experiência de compra de seus clientes. Aí ,outra seguirá o mesmo caminho, e mais uma, e mais uma…
Até que as lojas como conhecemos hoje não existam mais!
É isso aí. O varejo é dinâmico. O varejo se adapta para atender bem os clientes, para entregar o que os consumidores buscam.
E a tendência é que isso se intensifique cada vez mais. Afinal, com a evolução da era digital, os varejistas devem encontrar soluções diferentes para sobreviver em meio à forte concorrência – offline e online!
E se o que o cliente deseja é otimizar seu tempo, viver boas experiências de compra, encontrar alternativas que visam dar mais praticidade, conveniência, e assim por diante, a prestação de serviços no varejo passa a ser um diferencial.
Serviços no varejo: o que já é feito
A venda de serviços no varejo não é uma novidade.
Lojistas preocupados em se diferenciar da concorrência já vêm inserindo serviços “aqui e ali” há bastante tempo…
Alguns serviços no varejo são básicos…
Quando os serviços no varejo começaram a se popularizar, buscando a diferenciação no mercado, varejistas passaram a alocar profissionais dedicados exclusivamente ao atendimento ao cliente.
Um exemplo disso são os empacotadores e embrulhadores de presentes. Eles otimizam o tempo do consumidor ao finalizar uma compra e tornam a experiência de compra mais agradável. Isso sem falar que além de saírem satisfeitas do local, as pessoas não são cobradas por esse serviço.
… Outros ajudam a incrementar o faturamento
No início dos anos 2000, algumas empresa começaram a pensar em como aumentar o faturamento por meio da venda de serviços no varejo.
A rede americana “Best Buy” — especializada em venda de aparelhos eletrônicos —, por exemplo, introduziu a prestação de serviços em lojas e até domicílios com o intuito de auxiliar pessoas que têm dificuldade em tecnologia.
A lição que fica é:
Entender as necessidades dos seus clientes é o ponto de partida para descobrir quais serviços você poderia oferecer a eles.
… Outros já representam uma evolução
Algumas redes varejistas passaram a incorporar serviços financeiros para incentivar seus consumidores a comprarem ainda mais.
Um exemplo clássico foi a Fnac, que passou a oferecer financiamento de seus produtos na década de 90.
… E há os que demonstram uma adaptação avançada da venda de serviços no varejo
Flagship stores são lojas que surgem com o propósito superar as convencionais, transformando o ambiente e oferecendo uma experiência diferente para o cliente.
A Ray-Ban, em Manhattan, nos Estados Unidos, criou uma área dedicada a consultas e serviços de optometria. O atendimento custa US$ 75.
Ok, tudo muito bem, tudo muito bom. Porém…
… os serviços no varejo ainda podem evoluir!
E algumas empresas já entenderam isso…
Se antes a venda de produtos era o que levava e impulsionava os consumidores para os serviços, atualmente são os serviços que incentivam e envolvem a compra de produtos.
Ou seja, as lojas oferecem uma vasta gama de serviços e, através deles, podem sugerir a aquisição de produtos.
A Amazon Home Services é um exemplo disso.
Por meio dela, o cliente pode contratar sistemas de segurança para casas e empresas, realizar manutenções de rachaduras e telhados, fazer instalações etc. Se precisar de algum produto depois de contratar o serviço, poderá encontrar na Amazon.
O “algo a mais”
Além dos caixas rápidos — que visam otimizar o tempo de compra do consumidor —, o que supermercados e sacolões podem fazer de diferente para agradar o público?
Nos Estados Unidos, criou-se o “Vegetable Butcher”.
O conceito é bem simples:
1) Você compra seus legumes, vegetais e verduras;
2) Leva até um profissional do mercado dedicado especialmente para descascar;
3) Ele corta os itens do jeito que você desejar (cubos, ralados, em fatias etc).
Assim, você não perde tempo em casa ao preparar o almoço ou jantar.
O que isso mostra é que não é mais a venda de produtos tampouco de serviços — de forma desintegrada — que trará sucesso e retorno rápido.
Se você quer destacar sua loja, precisa se preocupar em oferecer soluções para as dores humanas, entregando algo valioso de acordo com o perfil de cada cliente.
Agora, é com você!
Estude melhor a venda de serviços no varejo, troque ideias com sua equipe sobre que tipos de serviços vocês podem oferecer e revolucione sua loja. Seus clientes agradecem. E seu caixa também!
Fonte: Blog do Varejo