Falta de inovação não necessariamente significa falta de esforço. Pessoas e organizações inovadoras se diferenciam porque veem tudo de um modo diferente. A maioria das companhias tenta evitar problemas. Os inovadores, por outro lado, procuram por eles.
“Nós regularmente nos sentamos com nossos clientes e tentamos descobrir o que está causando o problema, porque sabemos que resolver problemas é o que nos abre para enormes oportunidades de trabalho”, afirma Eric Haller, CEO da Experian DataLabs, consultoria global de gerenciamento de risco. Uma vez que eles descobrem o problema, eles usam isso para trabalhar em um protótipo que solucione a causa em até 90 dias.
Se você ler um artigo típico sobre como ser mais inovador, você encontrará muitas dicas inúteis e clichês. Se você contratar um consultor, eles podem sugerir que você reorganize operações ou faça algum tipo de sessão especial de ideias.
Há muitas histórias de empresas e indústrias que, no início da sua trajetória, se depararam com um problema positivo que precisava ser resolvido. Às vezes, isso acontece por sorte, mas na maioria dos casos, grandes inovadores procuram ativamente por problemas em que eles estavam interessados.
Portanto, se você quer tornar sua organização mais inovadora, o melhor a fazer é procurar por bons problemas. Fale com seus consumidores. Siga sua paixão. Vá estudar uma matéria completamente diferente. Viaje. Explore um hobbie. Faça o que for preciso, mas vá e descubra um problema positivo e se dedique a ele.
Fonte: Forbes