Um bom controle financeiro é essencial para manter o negócio sempre lucrativo. A premissa, que parece simples, é o ponto em que pecam muitos empreendedores, que acabam deixando-a de lado.
Como resultado, é provável que o restaurante passa por dificuldades e que o empresário tenha que fechar as portas. Não à toa, metade dos estabelecimentos do setor que abrem no Brasil fecham antes de completar dois anos – e muitos por conta da falta de controle financeiro.
Neste post, veja a importância de realizar o controle financeiro do seu restaurante e conheça as principais ferramentas para fazê-lo. Acompanhe!
Controle financeiro de restaurante: o que você precisa saber
Existem diversas formas com as quais você pode fazer o controle financeiro do seu restaurante. Embora algumas sejam mais complexas – e completas – que outras, alguns passos não podem faltar. Os principais são:
1. Controle diário
Todos os dias, registre as entradas e saídas de dinheiro que acontecem ao longo do expediente. Isso inclui fornecedores e todos os outros recursos que seu restaurante utiliza para manter-se em funcionamento.
Por meio do controle do caixa diário, torna-se mais fácil identificar quaisquer erros e descobrir possíveis irregularidades, corrigindo-os o quanto antes.
2. Acompanhamento financeiro
Ao realizar o controle financeiro do restaurante, é possível acompanhar todos os valores e dados relevantes para a elaboração do fluxo de caixa.
Para isso, é preciso lançar todos os valores a receber e pagar, fazendo uma projeção de saldo para garantir que todos os compromissos possam ser pagos sem problemas e atrasos.
3. Gerenciamento mensal
Encerre o mês a tempo para fazer os cálculos necessários e a folha de pagamento. Para isso, muitos especialistas recomendam fechar o mês por volta do dia 25.
Ao final de cada mês, apure o lucro líquido do restaurante, verificando todas os gastos com matéria-prima, despesas fixas e variáveis (aluguel, salários e encargos, água, luz, telefone, gás, internet etc.).
Ferramentas para controle financeiro de restaurante
O controle financeiro de um restaurante pode ser feito com o auxílio de diferentes ferramentas, seja anotando manualmente em planilhas, utilizando um software de gestão ou até mesmo escrevendo em um livro-caixa.
Conheça as principais:
Planilhas de Excel
Muito populares, as planilhas do programa da Microsoft são fáceis de aprender e de usar. Trata-se de uma ferramenta bastante direta e que conta com diversas funcionalidades preestabelecidas.
Além disso, o custo do programa é relativamente baixo e ele pode ser baixado e instalado em qualquer computador.
Por outro lado, por se tratar de um método manual, as planilhas de Excel são altamente suscetíveis a erros humanos, como a inserção de dados incorretos. Outro problema das planilhas é a possibilidade de corrupção das informações e valores.
Em ambos os casos, identificar e corrigir tais erros torna-se uma tarefa bastante complicada, uma vez que restaurantes costumam lidar com grandes quantidades de informações diariamente.
Trata-se de um sistema automatizado para auxiliar na administração do restaurante.
Por meio dessas ferramentas, é possível não apenas controlar as entradas e saídas de dinheiro da empresa, como também gerenciar a força de trabalho, averiguar a eficiência de cada funcionário, verificar o volume de vendas de cada item, entre outras funcionalidades.
Além disso, uma vez no sistema, as informações não podem ser alteradas, garantindo a segurança dos dados e a precisão nas métricas e números que são registrados.
Fonte: lojabrazil