Como montar o mix de produtos ideal para a sua loja?

Como montar o mix de produtos ideal para a sua loja?

Mix de produtos é tudo o que você oferece aos seus clientes, ou seja, seu catálogo de mercadorias e serviços.

Ter um mix bem elaborado significa estar pronto para atender com excelência os seus clientes.

Afinal, eles devem encontrar tudo na sua loja! Por isso, é essencial saber muito bem como montar o seu.

Mas lembre-se: mais importante que um bom mix de produtos, é saber usá-lo a favor da sua empresa. Desenvolvendo estratégias para agregar valor aos seus produtos. Busque sempre formas de integrá-los e assim aumentar o ticket médio do seu negócio. Portanto, se você quer saber como montar o mix ideal para a sua loja, continue lendo.

Mix na prática

Antes de tudo, você precisa saber: conseguir um mix de produtos ideal exige testes, erros e acertos.
São várias possibilidades. Por isso, é possível não conseguir realizá-lo do dia para a noite. Mas, fique atento aos passos a seguir e comece hoje a tirar o seu mix de produtos do papel.

Entenda e pesquise as preferência do seu público

Como sabemos, ao entrar em uma loja, esperamos encontrar tudo o que precisamos. Para que isso aconteça, é preciso entender e pesquisar as preferências dos seus clientes. O que eles mais costumam procurar? Quais preços? Marcas? Essas são algumas das perguntas que você precisa se fazer.

Assim, você consegue antecipar as necessidades dos consumidores e supri-las excedendo as expectativas.
Portanto, pense como o público, se coloque no lugar do cliente e busque suprir o que estiver ao seu alcance.

Fique atento aos custos de estoque

Quando falamos em mix de produtos, muitos esquecem de pensar no estoque. Mas, se a sua loja dispõe de um grande catálogo, precisa de espaço para armazenar tudo. O estoque é uma das partes mais importantes para suprir a demanda e dar vida ao seu mix de produtos.

Sendo assim, pense na estrutura da sua empresa. Tem espaço suficiente? De quanto espaço você demanda? Assim, você evita imprevistos e monta um estoque mais assertivo de acordo com a realidade da sua empresa.

Selecione os melhores fornecedores e se atualize sempre!

Dependendo do nicho em que você atua, haverá um mutirão de opções e fornecedores. Mas, cuidado, é importante analisar qual a melhor opção. Muitos podem deixar a desejar na qualidade do produto, no preço e até mesmo no atendimento.

Encontre aquele fornecedor que realmente vale a pena ter uma parceria!

Além disso, esteja sempre por dentro das mudanças do mercado. Se atualize sempre! Os clientes gostam de novidades, então esteja sempre pronto para inovar e se destacar da concorrência.

Falando em concorrência…

Não deixe de observar o que os concorrentes estão fazendo! Assim, você tem mais chances de se destacar. Observe os valores, as opções de produto e o mix como um todo. Encontre o seu diferencial em relação a concorrência e invista nele.

O seu cliente precisa ser conquistado, então descubra a melhor forma de fazer isso.

E não se esqueça: observar é a chave da oportunidade.
 
 
Fonte: Gazin

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