Não dá para negar, as redes sociais já são parte da rotina há tempos e a tendência é estarem cada vez mais presentes na vida de pessoas em todo o mundo.
No Brasil, cada usuário tende a passar em média 3 horas e 39 minutos on-line nas mídias sociais.
Isso pensando em torno de 130 milhões de brasileiros que, se levarmos em consideração o índice habitacional do país, representa 62% do total.
É muita gente on-line e, no meio disso, muitas oportunidades de vender e impulsionar os seus negócios.
Portanto, se você chegou até aqui querendo saber boas práticas para atuar nas redes sociais da sua loja, continue lendo.
Marketing nas redes sociais: o que é isso?
Antes de tudo, vamos explicar o que é marketing nas redes sociais.
Bom, em poucas palavras, podemos dizer que se tratam de estratégias executadas nas redes com o objetivo de promover uma empresa.
Seja para gerar mais visibilidade, contribuir para a divulgação de produtos/serviços, melhorar a atração de público/clientes, etc.
Mas, além disso, um bom marketing engloba também a possibilidade de estreitar o relacionamento de uma loja com seus clientes.
Contribui para o fortalecimento do elo de confiança e credibilidade no segmento.
3 coisas que você precisa fazer para ter um bom relacionamento com seus clientes nas redes sociais
Falar de forma clara e direta
A primeira coisa que você deve ter sempre em mente é: muitas pessoas estão on-line e recebendo os conteúdos da sua loja.
Mas, pessoas são diferentes e possuem bagagens de conhecimento diferentes, portanto, é sempre um desafio conseguir se comunicar e ser compreendido por todas elas.
Aposte em uma comunicação clara, simples e objetiva, que consiga passar as mensagens desejadas a qualquer público independente de idade ou contexto social.
Fugir um pouco de promoções a todo momento
É claro que vender é importante, mas nem sempre o seu cliente está afim de receber promoções!
Então fuja um pouco do roteiro de ofertas a todo momento e invista em outros conteúdos que permeiam o seu segmento de mercado.
Traga postagens com conhecimentos importantes sobre seus produtos/serviços, tire dúvidas, promova a credibilidade da sua loja, etc.
Investir em atendimento humanizado
Por fim, mas não menos importante, invista em atendimento humanizado. Lembre-se sempre: os seus clientes são pessoas, como você.
Eles têm sonhos, necessidades e cada um conta com uma realidade diferente, esteja aberto a entender, ouvir e buscar soluções.
Para isso, nada melhor do que a boa e velha atenção personalizada, não trate como “apenas mais um”, ouça com atenção cada um e suas particularidades.
Dessa forma, além de ganhar pontos quando o assunto é fidelização de consumidores, você aumenta suas oportunidades de conversão de vendas.
No mais, nunca se esqueça: as redes sociais são ótimas aliadas para a sua loja, desde que você saiba como utilizá-las!
Fonte: blog varejo