Iluminação Diferenciada e Música em Restaurantes: dicas de quando e como utilizar
By : MS Automação -
Assim como a decoração, o cardápio e o atendimento, a iluminação e a música são detalhes determinantes na construção do ambiente do seu restaurante.
A iluminação e a música, influenciam diretamente na experiência gastronômica que o cliente terá no seu estabelecimento, portanto, saber como e de qual maneira usá-los é essencial. Esses diferenciais, podem ser o que estava faltando para deixar seu espaço ainda mais charmoso e acolhedor para o público.
Vamos entender a melhor maneira de usá-los para deixar seu empreendimento ainda mais atrativo?
No que diz respeito à iluminação, além de ter a capacidade de atrair as pessoas para o local, esse componente também pode influenciar o tempo de permanência delas – a depender da intensidade, tonalidade das cores, entre outros fatores, que podem torná-la mais ou menos convidativa.
A iluminação, além de cumprir sua função básica, tem a capacidade de transformar a atmosfera do ambiente, tornando um mesmo espaço versátil e capaz de contemplar diferentes momentos e situações.
Pensando nisso, é muito importante ter em mente qual é a identidade do seu restaurante e a proposta que ele quer passar para o público. A iluminação, assim como todo o resto do planejamento do seu restaurante, precisa estar coerente com a proposta do seu estabelecimento.
Para um melhor entendimento, pensemos na seguinte situação: “Se o seu restaurante trabalha com comida à la carte e a sua intenção é fazer com que o público permaneça o maior tempo possível consumindo nele, uma decoração sofisticada, acompanhada de uma iluminação trabalhada e intimista fará com que o local seja mais aconchegante e desta forma, seu cliente permaneça por mais tempo, uma vez que, uma iluminação diferenciada favorece a conversação e a intimidade. Diferente por exemplo, no sistema fast food, em que prioriza-se a rapidez e praticidade – nesses locais, os ambientes costumam ter iluminação clean.”
Partindo do pressuposto que a iluminação está adequada, é hora de pensar no ambiente musical e que combine com o conceito e o espaço do seu estabelecimento. Decoração e som caminham juntos, e devem estar sempre em sintonia.
Música: como utilizar no seu restaurante?
Saber em que momento e a forma de utilizar músicas e sons também é muito importante para o sucesso do seu restaurante, pois, assim como na iluminação, o mesmo vale para o som – a filosofia e proposta do restaurante é que vão determinar as escolhas musicais.
As músicas devem estar alinhadas à iluminação escolhida – o ambiente do restaurante é uma construção que devem sempre funcionar em perfeita harmonia. Desta forma, no exemplo anterior de um restaurante à la carte, com decoração sofisticada e iluminação intimista, é coerente optar por um fundo musical ambiente – calmo e romântico – que combine com a proposta do momento, enquanto em ambientes mais abertos e iluminados uma música mais alta e alegre seria o mais recomendável.
Outra maneira de entender o estilo musical certo para seu negócio é conhecer bem seu cliente: a faixa etária do seu público pode ser um facilitador nas escolhas musicais.
Esteja sempre atento: iluminação e música podem revolucionar o ambiente de seu estabelecimento. Tenha sempre em mente que os dois, principalmente combinados, são verdadeiros indutores de espírito, capazes de alterar o humor e modificar comportamentos: dessa forma, use-os sempre a favor do seu negócio.
Fonte: lojabrazil