Para uma empresa conseguir estar à frente do mercado e seguir as inovações e tendências, é necessário dispor de tempo e investimento em capacitação. O sucesso de um negócio depende das ações de seus gestores e colaboradores, e na maioria das vezes, essas atitudes precisam ter um embasamento técnico para não causarem problemas e prejuízos.
Para ilustrar, basta pensarmos no atendimento ao cliente, que é a base de qualquer venda. Se ele não for realizado corretamente, com técnicas assertivas, dedicação, conhecimento sobre a empresa, sobre o produto e de fato sobre vendas, provavelmente o cliente não vai finalizar a compra.
Capacitar é focar no desenvolvimento de novas competências, que são essenciais e estratégicas para as pessoas e para a organização e é através da capacitação colaboradores adquirem novos conhecimentos recebem preparação para realizar as tarefas com mais eficiência e autonomia.
Separamos cinco áreas para se capacitar que podem te ajudar na gestão da sua empresa em 2023. Confira:
1. Finanças
Não importa o segmento do negócio, um bom preparo em gestão financeira é imprescindível para o sucesso da empresa. Não há crescimento ou prospecção de futuro sem um controle correto de custos, sem previsão de gastos, registro de receitas e fluxo de caixa, por exemplo.
Por conta dessa falta de conhecimento, muitos negócios fecham as portas ou enfrentam muitas dificuldades. Uma boa organização financeira pode evitar tudo isso e trazer diversas vantagens.
Confira alguns cursos para aprender a gerenciar finanças:
– Gestão de custos: apresenta uma noção de cada uma das áreas que compõem uma empresa e ensina como mantê-la equilibrada e controlar os custos;
– Controles financeiros: desenvolve competências para controlar as finanças do negócio;
– Gestão financeira empresarial para iniciantes: enfatiza que o sucesso de uma empresa depende da boa gestão financeira;
– Gestão de finanças: ensina a utilizar informações financeiras para tomar melhores decisões, além de dicas sobre planejamento, organização de recursos na empresa e o controle de contas a receber e pagar;
– Fluxo de caixa: é uma das ferramentas de gestão mais importantes para manter o controle da movimentação financeira de um negócio.
2. Comercial
Os treinamentos na área comercial são essenciais para conseguir aumento de faturamento, reputação da marca, mais qualidade nos serviços, produtos e atendimento, melhor satisfação do consumidor, melhor interação entre vendedor e cliente maior competitividade no mercado.
Com uma equipe especializada, é possível gerar uma boa experiência ao cliente, aumentando as chances de fidelização e prospecção de outros consumidores.
Confira alguns cursos que podem auxiliar nesta área:
Aumente suas vendas: uma trilha que traz conteúdos sobre técnicas para conquistar, manter e encantar o cliente, as melhores práticas na hora de vender e dicas de vendas pela internet;
Técnicas de vendas: tem o objetivo de gerar diferenciais competitivos para micro e pequenas empresas a partir de conhecimentos efetivos na hora de fazer uma venda;
Como vender online: para ter sucesso nas vendas online, é necessário planejar, conhecer seu cliente e usar profissionalmente as ferramentas disponíveis;
Formação de preço de venda: uma trilha que oferece conhecimentos essenciais para formar o preço de venda do produto ou serviço, compreendendo todos os fatores inerentes a este processo;
3. Comunicação e marketing
Ter profissionais capacitados na área de marketing na empresa, auxilia no cuidado que é preciso ter com a imagem dela no mercado e na criação de ações que agreguem valor à marca. Além de oferecer suporte direto à área de vendas, colaboradores com esse conhecimento podem tornar possível o alcance dos resultados de uma forma eficiente.
Na área de marketing digital, por exemplo, os profissionais ficam mais preparados para aproveitarem as melhores oportunidades no mercado, para alavancar a marca, atingir os clientes, criar conteúdo relevante e se atualizarem sempre em uma área que está em constante mudança.
Outra área relacionada e muito importante, é a de comunicação. É a habilidade em dialogar com outras pessoas de forma assertiva e eficaz sobre determinado assunto e que pode ser muito benéfica tanto no atendimento com o cliente, quanto no próprio relacionamento da equipe.
Se você deseja aprofundar o conhecimento nessas áreas, sugerimos as seguintes capacitações:
Comunicação em tempos difíceis: mostra como construir relações mais saudáveis por meio da comunicação e transforme sua forma de encarar o mundo;
A comunicação interpessoal e os conflitos em uma equipe: ideal para desenvolver competências que melhoram a comunicação interpessoal;
Gestão de Marketing: explana tudo que é preciso saber sobre gestão de marketing e como potencializar os resultados com ela;
Planejamento de marketing: uma trilha que ensina como aplicar o marketing no negócio;
Conceitos e aplicações de marketing: aborda a definição de marketing, os meios de comunicação adequados para o seu negócio e como é feita a análise de mercado;
Estratégia de marketing com foco no cliente: webinar voltado aos tipos de estratégia de marketing que mantém o foco no cliente.
4. Recursos Humanos
O conhecimento também é muito importante para manter um bom relacionamento entre a equipe, bem como para reconhecer talentos compatíveis com as vagas disponíveis e com a cultura interna da empresa.
Algumas técnicas e conceitos também auxiliam na formação de times de alto desempenho e na motivação das organizações. Confira algumas capacitações que podem ajudar:
Gestão de recursos humanos: mostra os processos essenciais da gestão de recursos humanos;
Trabalho em equipe: ensina como desenvolver equipes e de quais formas promover a interação entre elas;
Gestão de pessoas e desenvolvimento de equipes: uma trilha que mostra o que é preciso para planejar os recursos humanos, desenvolver a liderança e gerir sua equipe proporcionando impactos significativos no negócio;
Gestão de Pessoas – Avançado: tem o objetivo de gerar diferenciais competitivos para micro e pequenas empresas, com orientações para atuar como líder desenvolvedor de equipes, conquistar e manter profissionais competentes para o negócio.
5. Inovação
Entrar no universo do empreendedorismo também requer dedicação e mente aberta para sempre aprender e inovar nos negócios. Para empreender é preciso ter espaço para criar, colocar ideias em prática e de fato inovar. Confira alguns cursos na área:
Empreendedorismo e Inovação: ensina sobre comportamentos empreendedores e conhece ferramentas de gestão e geração de negócios inovadores;
Inovação e agilidade: o futuro do empreendedorismo: aborda conceitos como: transformação digital, inovação sistêmica, metodologias ágeis e liderança inovadora;
Como agir para liderar e promover a criatividade e a inovação: mostra como se tornar um líder que ofereça um ambiente estimulante para a criação de ideias criativas e inovadoras, impulsionando assim seus resultados;
Dicas adicionais de capacitações
A capacidade de planejar também é uma competência profissional muito valorizada. Investir em cursos nessa área também pode auxiliar sua empresa!
O tempo também é um dos recursos mais importantes no ambiente de negócios, e saber fazer uma boa gestão dele, é essencial.
A seguir, conheça algumas das tendências em capacitações para 2023:
– Avaliação eficiente de habilidades;
– Treinamento e desenvolvimento para retenção de talentos;
– Experiências de aprendizagem personalizável;
– Treinamento de desenvolvimento de Soft Skills;
– Gamificação;
– Upskilling e Reskilling;
– Competências digitais;
– Cohort Based Learning;
– Cultura organizacional;
– Design;
– Operações de TI;
– Software para gestão;
– Inteligência de negócios.
Fonte: sebrae