3 inovações para o treinamento da sua equipe

3 inovações para o treinamento da sua equipe

Adotar técnicas mais modernas de treinamento pode ajudar a equipe a se reter melhor informações valiosas em um curto espaço de tempo. Para Claudio Correra, fundador da MPP Marketing, consultoria especializada em inovação, o varejo está se reinventando, o que exige das empresas repensar processos internos. E isso, claro, inclui novas metodologias de capacitação. Veja a seguir três novidades em termos de treinamento:
 
1- Omni-Vendedores

O consumidor hoje é omni, ou seja, multicanal. Isso quer dizer que os limites entre o varejo físico e o virtual estão sendo reduzidos. A tendência é que as lojas se tornem espaços que priorizam a experiência. Com isso, gerentes e funcionários também precisam atuar de forma multicanal: “Hoje, por exemplo, o cliente pesquisa on-line e chega na loja já sabendo o que deseja comprar. Ele não quer saber de funcionário empurrando outro tipo de produto. É necessário que a equipe seja moldada para encarar situações como essas”, explica Correra.
 
2 – Gamificação, realidade virtual e tudo o que saia da mesmice

Longas palestras acompanhadas por apresentações de slides não funcionam mais. A nova geração de profissionais tem que dividir a atenção com diversos estímulos, por isso treinamentos que passam a mensagem de forma concisa e focam em atividades práticas tendem a ser mais eficientes. “Hoje, a retenção de conhecimento vem muito do visual. É necessário investir em recursos que estimulem esse sentido”, afirma o especialista da MPP. Técnicas como a gamificação, que utiliza jogos, ensinam de forma lúdica e divertida. O design thinking e a aplicação de tecnologias como a realidade virtual também dinamizam e geram uma visão mais sistêmica da operação da empresa.
 
3 – Customização

Segundo Correra, em uma empresa, cada setor e cada filial deveriam receber um treinamento específico, conforme suas demandas. “É essencial ir a campo, identificar em que loja o gerente faz um bom trabalho e em qual não faz, por exemplo, porque ele vai passar o conhecimento para a equipe. Isso é essencial para ter uma referência e depois aplicar a metodologia mais adequada caso a caso”, explica.
 
 
Fonte: SM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *