Como criar uma cultura de aprendizagem em sua loja

Como criar uma cultura de aprendizagem em sua loja

Criar uma cultura de aprendizagem é importante não apenas para ter uma equipe mais eficiente, motivada e produtiva, mas também para garantir a sobrevivência da sua empresa no longo prazo. Sabendo disso e buscando ajudá-lo nessa missão, apresentamos a seguir uma série de dicas que o ajudarão a criar um ambiente favorável ao aprendizado constante em sua loja. Acompanhe!

A importância de se criar uma cultura de aprendizagem

Você já parou para pensar que algumas tecnologias que estão transformando o varejo e causando grandes mudanças no comportamento do consumidor nem existiam alguns anos atrás?

Estamos falando de conceitos como:

Inteligência artificial;
Big data;
Mobile;
Realidade aumentada;
Realidade virtual.

Ou seja, não há mais como ignorar o fato de que novas tecnologias surgem de maneira cada vez mais rápida, e muitas dessas tecnologias impactam diretamente a maneira como o seu cliente compra e interage com as marcas.

Assim, neste cenário, existe apenas uma forma de se manter relevante: cultivando a habilidade de aprender constantemente.

Afinal, só com profissionais capacitados para entender e assimilar as mudanças que afetam o varejo sua loja será capaz de acompanhar as transformações e sobreviver em tempos cada vez mais competitivos.

É por isso que é crucial criar uma cultura de aprendizagem em sua empresa!

O que é uma cultura de aprendizagem

Uma cultura de aprendizagem é uma cultura que apoia profissionais com mentalidade aberta, incentiva a busca independente e constante por conhecimento e, além disso, suporta, por meio de ferramentas, ações e processos educativos, o compartilhamento de informações e ideias alinhadas aos objetivos e à missão da organização.

Como criar uma cultura de aprendizagem

O estudo High Impact Learning Culture®, desenvolvido pela consultoria Bersin, identificou que empresas que efetivamente cultivam o desejo dos colaboradores de aprender mais possuem pelo menos 30% mais chances de serem líderes de mercado no longo prazo.

Por outro lado, um outro levantamento global apontou que apenas cerca de 10% das empresas possuem uma cultura de aprendizado. Além disso, somente 20% dos profissionais realmente demonstram atitudes de aprendizagem efetivas no trabalho.

Quer saber como trabalhar todo o potencial de aprendizado dos seus profissionais, gerando times mais produtivos, eficazes e atualizados?

Conheça a seguir algumas estratégias e atitudes que ajudarão a criar uma cultura de aprendizagem em sua empresa.

1 – Recompense o aprendizado constante

Para ter vontade e se sentir motivado a aprender constantemente, os profissionais precisam sentir que esse tipo de atitude é incentivada e valorizada pela empresa. Na prática, isso significa recompensar a curiosidade dos colaboradores.

Porém, entenda que recompensar é mais do que oferecer prêmios, bônus ou promoções para os profissionais que mostram que estão constantemente aprendendo.

Essa valorização do aprendizado envolve também ações práticas, como incentivar a aprendizagem no dia a dia – seja por meio de programas de compartilhamento de conhecimento, ou estabelecendo um determinado tempo para os colaboradores dedicarem à sua capacitação semanalmente.

Muitos profissionais não se sentem motivados a separar um tempo para buscar mais conhecimento porque grande parte dos gestores valoriza e recompensa muito mais a performance deles em termos de produtividade no curto prazo. Então, se eles pararem para aprender, estarão deixando de “produzir”.

Ao incentivar o hábito de dedicar um tempo por semana para a aquisição de novos conhecimentos, você estará mostrando que a empresa valoriza o aprendizado constante.

2 – Dê feedbacks construtivos

É importante dar feedbacks positivos, apontando as realizações e os pontos fortes dos profissionais. No entanto, é igualmente importante oferecer feedbacks com críticas construtivas, que indiquem áreas em que o colaborador pode evoluir. Do contrário, ele achará que já executa um trabalho “bom o suficiente” e poderá se acomodar.

Ajudar os profissionais a enxergarem aquilo que eles ainda não sabem e indicar maneiras de eles evoluírem faz parte da criação de uma cultura de aprendizagem.

Sabemos que, muitas vezes, os colaboradores não recebem muito bem esse tipo de feedback. O segredo, então, é não apenas apontar falhas e falta de conhecimento, mas também indicar caminhos para que o profissional possa evoluir em relação a essas questões.

3 – Lidere pelo exemplo

A maneira mais eficaz de estimular determinado comportamento na equipe é liderando pelo exemplo! Afinal, as ações do líder impactam diretamente na forma como os profissionais agem e se posicionam. Portanto, seguir a linha “Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço” não funciona quando se trata de desenvolver uma liderança eficaz.

Sendo assim, se você quer que sua equipe esteja buscando aprendizado constantemente, deve, antes de tudo, agir dessa forma. Isso porque quando os profissionais percebem que o líder se dedica continuamente em aprender mais, eles entendem que é isso que devem fazer se quiserem evoluir também.

Isso vale tanto para ações práticas – como realizar cursos e ler livros e artigos –, como para atitudes – como questionar o contexto atual e estar sempre em busca de melhorias.

Ao ter esse posicionamento, quando você criar iniciativas e programas para desenvolver uma cultura de aprendizagem na loja, suas ações terão muito mais credibilidade e os profissionais irão aderir às atividades propostas de forma mais consciente e entusiasmada.

4 – Contrate profissionais curiosos

O desenvolvimento de uma cultura organizacional focada no aprendizado constante começa no processo de recrutamento. Para construir um time que busque se aperfeiçoar continuamente, você precisa se atentar a essa característica na hora de selecionar os candidatos.

Ao contratar profissionais com esse perfil, será muito mais fácil manter a cultura de aprendizagem no longo prazo por meio de ações mais focadas em incentivar e promover a educação, com menos esforços para mudar a mentalidade e o posicionamento dos colaboradores.

Afinal, se os profissionais já possuem uma mente curiosa, naturalmente eles estarão sempre em busca de mais conhecimento e informações – tudo o que você precisa fazer é dar suporte para eles nesse sentido.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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