Como o merchandising pode ajudar a atrair e encantar clientes

Como o merchandising pode ajudar a atrair e encantar clientes

Estratégias de merchandising têm o poder de atrair e encantar clientes e fortalecer o relacionamento entre uma loja e seu público. Isso, é claro, se forem desenvolvidas de forma correta. Ou seja, levando em consideração não apenas o objetivo de “organizar os produtos”, mas principalmente o comportamento dos consumidores e as tendências atuais.

Quer saber como fazer isso?

Siga a leitura deste artigo!

A seguir, você vai entender como o merchandising ajuda a atrair e encantar clientes no varejo. Além disso, terá acesso a artigos e dicas que o ajudarão a colocar essas estratégias em prática.

Vamos lá?

Como o merchandising pode ajudar a atrair e encantar clientes no varejo

Na hora de desenvolver ações de merchandising, é preciso levar em consideração o comportamento e as expectativas dos consumidores atuais e também as tendências de mercado que impactam o processo de compra.

Neste sentido, o merchandising ajuda a atrair e encantar clientes no varejo quando:

Aprimora a experiência do cliente

A experiência do cliente é construída por meio de toda interação que o consumidor tem com uma loja – no ambiente físico ou on-line. E o merchandising tem um papel fundamental nesse sentido.

Afinal, basicamente, a forma como você organiza sua loja tem o poder de atrair e guiar o olhar do consumidor. Mas, além disso, o merchandising também pode passar uma mensagem e tornar o processo de compra mais dinâmico. Sendo assim, ele influencia diretamente a percepção do cliente em relação à sua marca.

Estas são algumas formas de aprimorar a experiência de compra por meio de ações de merchandising e, assim, atrair e encantar clientes:

– Conte uma história por meio da forma como organiza os produtos na loja.
– Utilize as cores de forma estratégica, harmonizando o ambiente e passando uma mensagem.
– Distribua os produtos de forma balanceada e simétrica, criando um visual limpo e agradável.
– Facilite e incentive a experimentação prática dos produtos na loja.
– Transmita a personalidade da loja por meio do merchandising.

Comunica a identidade da loja

O merchandising irá atrair e encantar clientes se você incluir nas suas estratégias elementos e ações que ajudem a mostrar a personalidade da sua marca.

Afinal, quando o consumidor passa por uma loja com merchandising original e que transmite uma determinada identidade, as chances que ele tenha vontade de entrar no estabelecimento são muito maiores! Além disso, a personalidade da loja também influencia a experiência do cliente e sua decisão de compra.

Bob Phibbs, especialista em vendas e autor do blog Retail Doctor, explica a falta de personalidade no varejo de uma maneira interessante. Ele diz que quando a loja é “bege” (ou seja, sem cor), o cliente a considera uma loja comum, previsível, tediosa, que não inspira nada.

Portanto, se a sua loja faz mais do mesmo, não oferece nada de diferente em relação à concorrência e não se preocupa em oferecer uma experiência de compra extraordinária, corre o risco de ser “bege” para o cliente.

Neste sentido, a forma como você organiza o PDV pode fazer toda a diferença para transmitir a personalidade da sua loja e adicionar mais cor à experiência dos clientes!
Neste sentido, é fundamental que o seu estabelecimento tenha uma identidade visual bem definida e que os padrões de design sejam aplicados também no merchandising.

Uma dica interessante é contratar um profissional da área de design para criar os elementos que irão compor a identidade visual de sua loja. Isso vai ajudar a deixar o seu negócio mais profissional e com mais personalidade.

Facilita o processo de compra

Para encantar os consumidores pela forma como você organiza sua loja, é crucial levar em conta o ponto de vista deles. Para isso, coloque-se no lugar do seu cliente e avalie o que ele espera durante o processo de compra no varejo.

Por isso, na hora de criar estratégias de merchandising, leve isso em consideração. Além disso, avalie questões como:

– De que forma a navegação dos clientes acontece dentro da loja?
– É possível melhorar essa questão, tornando a jornada deles mais agradável e efetiva?
– Como a disposição dos produtos ajuda os clientes a tomarem suas decisões de compra?
– Os itens estão acessíveis e é fácil para os consumidores experimentarem os produtos?

Atende necessidades e expectativas dos consumidores

Por fim, é importante entender que as suas ações de merchandising também precisam acompanhar as transformações do varejo. Na prática, isso significa incluir em suas estratégias de organização do PDV as principais tendências que influenciam a forma como os clientes compram.

Alguns exemplos nesse sentido:

Pesquisa dispositivos móveis

Os consumidores atuais utilizam smartphones para buscar informações de compra a qualquer hora e lugar. Inclusive dentro das lojas!

Sabendo disso, você pode criar ações interativas que incluam esses dispositivos nas estratégias de merchandising. Utilizar beacons para enviar aos clientes informações sobre os produtos próximos, por exemplo, é uma maneira de fazer isso.

Experiência presencial

Os clientes podem comprar qualquer coisa pela internet atualmente. Então, a principal vantagem da loja física é o contato direto e a interação com o produto. Use isso a seu favor ao organizar seu PDV!

Para isso, você pode, por exemplo, criar áreas ao longo do estabelecimento onde o cliente pode “provar” o produto. Assim, você facilita a experimentação e atende essa importante demanda do consumidor atual.

Realidade virtual e realidade aumentada

Essas tecnologias se fortaleceram nos últimos anos. Por isso mesmo têm se tornado mais acessíveis. Tanto é que já existem óculos que proporcionam uma experiência virtual e que podem ser utilizados para aprimorar o merchandising do seu estabelecimento.

Seus clientes gostarão de ver, por exemplo, como a mesa poderá se ajustar na sala deles, ou como o sofá ficará em outra cor. Que tal?

Esperamos que, após ler esse artigo, você entenda melhor a relevância do merchandising para o sucesso da sua loja e tenha algumas ideias sobre como organizar sua loja para fortalecer sua marca no mercado e atrair e encantar clientes.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *