Como ser uma empresa amada pelos clientes

Como ser uma empresa amada pelos clientes

O que é ser uma empresa amada pelos clientes?

Muitos acreditam que, para ser amada, uma marca precisa ter muitos seguidores nas redes sociais. De fato, esse pode ser um indicativo de que o público gosta da empresa. Mas as curtidas e os compartilhamentos são apenas reflexos da afinidade dos clientes com a marca.

Ser uma empresa amada pelos clientes significa ter um público fiel, que se identifica com a marca, defende os mesmos valores que ela e a recomenda para outras pessoas.

Quer saber como alcançar esse status com seus clientes?

Siga a leitura deste artigo. A seguir, revelaremos como você pode conquistar a admiração e a fidelidade do seu público por meio de ações que envolvam cinco características comuns a marcas amadas pelos seus consumidores.

Como ser uma empresa amada pelos clientes

– O que faz as pessoas amarem uma marca ou produto?

– O que torna esse “amor” sustentável ao longo do tempo?

Para responder essas questões, em 2016, a consultoria Accenture realizou o estudo The Love Index. Mais de 26 mil consumidores do Brasil, da Inglaterra e dos Estados Unidos participaram do levantamento.

A pesquisa identificou os fatores-chave para que os clientes admirem e sejam fiéis a uma empresa. De acordo com o estudo, a afinidade do consumidor pela marca pode ser medida em cinco dimensões:

– Diversão. Captar e reter a atenção por meio de ações de entretenimento.

– Relevância. Oferecer informações claras e customizadas.

– Engajamento. Identificar necessidades e desejos individuais.

– Socialização. Conectar pessoas.

– Utilidade. Ter eficiência e facilidade de se adaptar ao longo do tempo.

Segundo o The Love Index, a importância de cada uma dessas dimensões varia de acordo com o segmento.

Assim, para ser uma empresa amada pelos clientes, é essencial entender quais dimensões são mais importantes para o seu público.

No entanto, mesmo que um desses fatores não esteja presente em seu mercado, sua marca pode se destacar ao ser a única a oferecer determinada dimensão.

Por exemplo!

Digamos que grande parte das empresas do seu segmento ofereçam “relevância” e “utilidade”. Se focar na “socialização”, seu negócio terá mais chances de ser amado pelos consumidores.

Lições das empresas mais amadas

Além disso, o estudo fez várias descobertas sobre as marcas mais amadas pelos consumidores. Falamos sobre isso a seguir e indicamos ações que você pode colocar em prática para garantir que sua empresa também seja muito amada. Acompanhe!

Aprenda com as empresas digitais

Em todos os mercados analisados, as empresas digitais e de tecnologia são as que mais conseguem alcançar altos níveis de satisfação em todas as dimensões.

No Brasil, de acordo com o The Love Index, este é o ranking das empresas mais amadas pelos consumidores:

– Netflix
– YouTube
– Google
– Apple
– Samsung
– Sony
– Facebook
– Microsoft
– WhatsApp
– LG

Essa lista é um reflexo de como as marcas de tecnologia têm conseguido oferecer uma experiência alinhada às expectativas e necessidades dos consumidores. Nesse sentido, é importante observar a atuação dessas marcas para aprender lições importantes para ser uma empresa amada pelos clientes.

Comprar pode ser divertido

Relevância e utilidade são as dimensões que mais fazem os clientes amarem as marcas no varejo. No entanto, o Pão de Açúcar destaca-se neste segmento por adicionar diversão e socialização ao processo de compra.

Estes são alguns exemplos de ações desenvolvidas pela empresa:

– Foodtrucks que oferecem aula de culinária.
– Provas de corrida.

O que a sua loja faz para adicionar diversão e socialização no relacionamento com o consumidor?

Oferecer atendimento qualificado e personalizado já não é um diferencial, mas, sim, uma necessidade. Para se destacar de verdade no mercado, sua loja precisa ir além e oferecer experiências marcantes e alinhadas às expectativas dos clientes.

Alinhamento de necessidades e valores

Quando se trata de oferecer experiências marcantes, no e-commerce, a Netshoes se destaca.

De acordo com o The Love Index, a marca possui alguns dos maiores índices de relevância, engajamento e utilidade.

Uma das ações realizadas pela empresa e que demonstra a importância de estar alinhado às exigências do consumidor é a entrega super expressa e sustentável. Feita por bicicleta e até às 22h do mesmo dia, esse serviço agrada clientes que preferem comprar de empresas que tenham processos mais sustentáveis ao mesmo tempo em que atende a expectativa por agilidade.

Então, para ser uma empresa amada pelos clientes, é importante entender quais são as dimensões mais relevantes para o seu público.

Estas são as lições que ficam:

Ser uma empresa amada pelos clientes é mais do que ter vários seguidores ou milhares de curtidas nas postagens em redes sociais.

Trata-se de construir um relacionamento forte e duradouro, focado no compartilhamento de valores e na evolução constante, acompanhando as mudanças do mercado e dos consumidores.

Crie ações focadas nas cinco dimensões citadas no estudo (diversão, relevância, engajamento, socialização e utilidade) e tenha sucesso de forma sustentável e no longo prazo.

Agora é com você! Leve tudo isso em consideração e aprimore a forma como sua loja é vista pelos clientes. Dessa forma, ficará muito mais fácil ser uma empresa amada pelos clientes.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

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