5 tendências tecnológicas, segundo Woz, o cofundador da Apple

Steve Wozniak, cofundador da Apple, indicou as próximas tendências tecnológicas que devem mudar a sociedade nos próximos anos. Para Woz, os carros conectados, em especial, irão provocar grandes mudanças no transporte. Ele falou sobre o assunto numa palestra em São Paulo, durante o evento HSM Expo.

O cofundador da Apple, que hoje é cientista-chefe da Primary Data (empresa de virtualização de dados), desenvolveu sozinho – com a supervisão de Steve Jobs – o primeiro computador pessoal comercial, o Apple II, dessa forma, antevendo uma demanda de mercado que perdura até os dias de hoje, ainda que em constante queda.

Carros autônomos

Wozniak vê nos carros elétricos autônomos um potencial para a disrupção do mercado. Não só pelo desenvolvimento de veículos que dispensam a intervenção humana na maioria das situações, já prometidos por montadoras para a próxima década, mas também porque essa tendência tecnológica vai promover mudanças de comportamento na sociedade.

“Os carros serão muito mais seguros. Será preciso fazer adaptações nas estradas, entre outras coisas. Mas e os carros antigos? E se dirigir se tornar ilegal no futuro?”, projeta Woz.

Ele ressalta que as pessoas poderão passar 99% do tempo no carro sem precisar intervir na condução graças aos sensores de obstáculos do veículo, cujas informações são interpretadas por um software no computador de bordo do veículo.

Realidade Virtual

Woz diz que acredita no potencial da realidade virtual para promover uma mudança na educação.
“A realidade virtual abre o mundo para nós além do que seria considerado normal. Os estudantes em uma escola podem visitar locais nos quais nunca estiveram. Essa tecnologia vai evoluir. Haverão sensores que irão sentir nossa força e será como se estivéssemos tocando em coisas reais”, afirmou o cofundador da Apple.

Empresas como Samsung e Facebook apostam na realidade virtual e contam com seus próprios aparelhos para visualizar esses novos conteúdos em 360 graus, o Gear VR e o Oculus Rift, respectivamente. A Apple, porém, ainda não apostou nessa tendência com produtos.

Inteligência artificial

Ao contrário dos filmes de ficção científica ou das apostas ousadas de Ray Kurzweil, diretor de tecnologia do Google, que crê na singularidade iminente para antes de 2030, Wozniak acredita que a inteligência artificial será nossa aliada na hora de conversar com nossos gadgets.

“Para mim, a inteligência artificial tem a ver com comunicação com dispositivos eletrônicos. Não quero ter que dar instruções, me comunicar com uma máquina por linhas de comando. Isso não é para os consumidores. Quero apenas pegar meu iPhone e dizer o que eu quero”, afirmou Woz, que acrescentou ainda que o Google é a empresa que contrata os principais talentos de inteligência artificial no momento.
“Eu não gosto de quando falo com aparelhos Android ou com o iPhone e eles entendem as palavras que eu disse, mas não o que eu quis dizer.”

Machine Learning

Esse campo da ciência da computação consiste em dar às máquinas a capacidade de aprender sem serem simplesmente programadas. Isso se dá por meio do reconhecimento de padrões e pode melhorar as interações entre homem e máquina.

“Hoje, você pode programar regras para um jogo de xadrez. O computador vai poder jogar várias vezes e se tornar melhor com o tempo. Você pode criar um programa para uma máquina, talvez, como um cérebro humano. Para uma criança, o processo de descoberta é longo. A máquina vai fazer isso tudo rapidamente, descobrir o que funciona e o que não funciona. Talvez leve apenas uma hora” , declarou o cofundador da Apple, citando que essa evolução das máquinas será boa para a humanidade.

Realidade aumentada

Popularizada neste ano pelo Pokémon Go, essa tecnologia também é vista por Woz como algo que pode ajudar no dia a dia das pessoas. Ela pode oferecer instruções ou reconhecer objetos, segundo Wozniak, sem entrar em mais detalhes.

Fonte: Exame

Impressora Fiscal Epson TM-T900F por R$1.799,00 (à vista).


Impressora Fiscal Epson TM-T900F

A Impressora Fiscal Epson TM-T900F é o modelo ideal para atender a alta demanda de impressão do varejo. Atende à nova padronização de comandos do convênio ICMS 09/09, e também, dispõe de ferramentas de softwares que facilitam a migração dos aplicativos que já utilizam as DLLs Epson para impressoras do convênio anterior.

Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.