4 técnicas para exercitar a memória

4 técnicas para exercitar a memória

Com a pressão do trabalho e o excesso de informação que bombardeiam as pessoas diariamente, é cada vez menor a capacidade de memorização. Soma-se isso o fato de que, conforme estudos, só se consegue lembrar de 10% de tudo o que é aprendido. O que muitas pessoas não sabem é que existe a possibilidade de exercitar a memória para melhorar o aprendizado, segundo Patricia Lages, consultora financeira. Além disso, alguns cuidados no dia a dia também podem “arejar” o cérebro, melhorando o seu desempenho. Veja abaixo algumas dicas:
 
1. Anote: escrever as coisas que não podem ser esquecidas é uma forma de treinar a memória. “Quando se faz isso, várias partes do corpo trabalham: as mãos, os olhos, a mente. A pessoa se concentra e organiza visualmente a tarefa”, afirma Patricia. Com o tempo, diz ela, consegue-se lembrar das atividades sem precisar recorrer às anotações
 
2. Concentre-se nas coisas importantes: evite ocupar-se com situações ou tarefas corriqueiras, mantendo a mente voltada ao que é realmente necessário. Para isso, adote uma regrinha simples: “sempre ter um lugar para as coisas. Sempre ter as coisas no mesmo lugar”. Isso evita que você tenha de ficar se lembrando de onde guardou documentos, por exemplo.
 
3. Exercite sua memória: jogos e passatempos podem estimular a memória e também entreter. “Quanto mais o cérebro fica sem exercício, mais preguiçoso ele se torna”, explica a consultora financeira. Algumas opções são palavras cruzadas, que melhoram a comunicação escrita e o vocabulário; o sudoku, capaz de incentivar o raciocínio matemático; e a própria leitura
 
4. Durma bem: é preciso deixar o cérebro descansar para facilitar a memorização de informações. Daí a importância de uma boa noite de sono. “O cansaço acumulado só piora o esquecimento e faz com que as pessoas se sintam incapazes de se lembrar das coisas mais simples do dia a dia”, comenta Patricia. Além de dormir quantidade suficiente de horas, também é preciso garantir qualidade ao sono. Evite ir para cama com o celular ou ficar com a TV ligada. Outra recomendação é manter o quarto o mais escuro e silencioso possível. “Em poucos dias, será possível acordar mais bem disposto e com uma memória melhor”, conclui a consultora.
 
 
Fonte: SM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *