3 dicas para manter o foco quando você se sentir sobrecarregado

3 dicas para manter o foco quando você se sentir sobrecarregado

É o início de mais um ano e, para muitas pessoas, isso significa uma série de novas oportunidades, desafios e iniciativas.

É fácil se sentir sobrecarregado quando você é forçado a equilibrar múltiplos projetos, e essa sensação frequentemente causa uma espécie de paralisia na produtividade.

No entanto, alguns segredos podem ajudar a impulsionar o rendimento quando estamos muito atarefados.

Veja 3 dicas para manter o foco quando você se sentir sobrecarregado:

Desenhe um mapa de tarefas

Lidar com uma lista de afazeres de uma única e determinada área é uma coisa – lidar com uma série de tarefas de iniciativas não relacionadas é algo totalmente diferente.

O sentimento de sobrecarga normalmente vem quando lidamos com uma série de projetos que não têm relação entre si, cada um deles com suas próprias tarefas. Nesses momentos, há mais do que apenas algumas coisas competindo por atenção.

Se você não for organizado, com certeza deixará algo passar. Uma boa solução pode ser um mapa de tarefas, em que você desenha seus principais projetos e suas correspondentes sub tarefas com um design tradicional de mapa de conceitos.

O tamanho e a posição de cada conceito corresponde à sua prioridade. As tarefas associadas são representadas por conceitos menores que saem de cada conceito principal.

Esse mapa tem valor duplo. Primeiro, porque oferece uma maneira de visualizar tudo o que você tem de fazer e a complexidade relativa de cada tarefa. Em segundo lugar, porque ele ajuda a cortar algumas das tarefas menos importantes. Ao visualizar cada sub tarefa, você pode identificar facilmente ações duplicadas e tarefas ou áreas que podem ser delegadas. Isso também o ajuda a focar apenas nos itens essenciais, para que seu mapa de tarefas não se torne excessivamente oneroso.

Desenvolva uma matriz de priorização

Uma segunda dica é priorizar honestamente seus objetivos e reconhecer as coisas que podem fazer com que você se distraia.

Em um dia a dia atribulado, é muito fácil pensar que tudo é alta prioridade. Porém, se tudo é prioridade, ao mesmo tempo nada é. Assim, priorize suas tarefas com base em três fatores: tempo, esforço e importância estratégica.

Crie algo tangível

Uma das coisas mais frustrantes para um profissional sobrecarregado é a sensação de não estar avançando. Muitos dos problemas com que somos obrigados a lidar são conceituais e, assim, o tempo e o esforço que colocamos neles raramente resultam em um produto de trabalho tangível.

Uma forma de superar isso é se forçar a criar algo tangível para tudo com que trabalha. Seja um memorando, um fluxograma ou até uma simples apresentação de slides, ter algo para mostrar seus esforços pode ser muito útil para fazer você sentir o avanço.
 
 
Fonte: MSN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *