O Que Fazer Para Promover o Crescimento Saudável de Minha Empresa?

O Que Fazer Para Promover o Crescimento Saudável de Minha Empresa?

Boa parte dos empreendedores está focada em obter crescimento empresarial, fazendo com que suas empresas cheguem ao topo dos seus segmentos. Ter essa atitude diante do mercado é bastante positivo, contudo, se deve observar a sustentabilidade desse crescimento. A palavra sustentável, nesse contexto, significa que as organizações devem crescer de acordo com a sua capacidade de manutenção da expansão.

O Que é Crescimento Empresarial Sustentável?

Uma das melhores opções para estabelecer um crescimento saudável é apostar no Programa Acelerador Empresarial, que consiste em fazer a empresa crescer 5 ou 10 anos em apenas um. Trata-se de um método desenvolvido por mim com base nas experiências adquiridas no decorrer da vida como empresário. Essas técnicas tomam por base mecanismos que permitem que a organização estabeleça um crescimento focado em manter sua estrutura preparada para o tamanho que passará a apresentar.

Uma forma assertiva de expansão é aquela que permite alcançar rapidamente os objetivos da corporação, mas sem descuidar da administração de seus recursos. Assim, se tem à disposição tudo que é necessário para manter a posição conquistada. Crescer rapidamente não precisa ser diferente de crescer com responsabilidade, tudo depende de que o processo tenha uma base administrativa forte e bem planejada.

Dicas de Como Promover o Crescimento Saudável de Uma Empresa

A seguir, listei algumas dicas de como acelerar o crescimento da sua companhia de maneira responsável e sustentável.

Controle do Fluxo de Caixa

O controle do fluxo de caixa significa ter um descritivo de toda a receita que entra e sai do caixa da organização. O empresário precisa saber para onde está indo o dinheiro e se todos os setores estão trabalhando como deveriam. Ter sobras no caixa significa que o controle não está sendo feito como era necessário e demonstra que alguma área pode estar deficiente, como a de estoques, por exemplo.

Saldo negativo no caixa também indica problema a frente para o negócio, pois demonstra que ou o empreendimento não está sendo bem-sucedido ou a administração financeira está sendo falha. Em ambos os casos representa um sinal de alerta para que o gestor fique atento e repense os métodos empregados até então.

Distribuição de Tarefas

Uma empresa saudável e com boa taxa de crescimento é aquela que conta com mais pessoas habilitadas para realizar diferentes tarefas. O empreendedor precisa aprender a delegar tarefas para criar uma cultura de confiança na organização, bem como ter mais tempo para desenvolver planejamento estratégico.

Para conseguir melhores resultados com a distribuição de tarefas, é essencial ter a certeza de ter montado a melhor equipe. A análise de perfis deve ser feita já com o pensamento de quais tarefas serão atribuídas no futuro.

Otimização de Processos

Outro pilar do crescimento empresarial sustentável é a otimização de processos, isto é, encontrar opções automatizadas que tornem determinadas tarefas mais rápidas e práticas. Para quem pensa que a automação representa a redução da importância do capital humano, é preciso que destacar que é exatamente ao contrário.

Atribuir à máquinas tarefas mecânicas, como envio de e-mails em massa, é uma forma de deixar os funcionários com mais tempo para se dedicar a ideias criativas para a organização. O crescimento no mercado depende especificamente de ter ideias inovadoras que coloquem a sua organização à frente das concorrentes. Somente com colaboradores dedicados a desenvolver a criatividade essas ideias irão surgir.

Olho nas Demandas do Futuro dos Clientes

As empresas que crescem com mais sustentabilidade são aquelas que estão produzindo para o presente, mas desenvolvendo para o futuro. A velocidade de troca de informações que a internet propiciou por meio de redes sociais fez com que as pessoas passassem a ter novos desejos de consumo com mais rapidez. Há mais dinâmica na forma como os consumidores mudam de ideia sobre aquilo de que gostam ou de que não gostam.

Pensando nisso, muitas empresas têm se consolidado no mercado fazendo pesquisas de tendências futuras. Saber quais serão os desejos dos consumidores amanhã é o que permite se manter em plena expansão. Não se pode ficar acomodado por ter a liderança do mercado nesse momento, pois amanhã tudo pode mudar. Empresas que apresentam médias altas de expansão são as que superam seus concorrentes.

Foco no Marketing Digital

Nos últimos anos, a importância do marketing digital aumentou consideravelmente em relação ao chamado velho marketing, que se vale de ações convencionais analógicas. O conteúdo para internet se mostrou bastante relevante para a construção de relacionamentos entre marcas e seus consumidores.

Para ter um crescimento saudável, é interessante manter um canal comunicativo, seja por meio de um site, blog, redes sociais ou outros mecanismos. O mais interessante é que não é necessário fazer um investimento polpudo para obter grandes retornos. Por isso, as pequenas e médias empresas têm mantido estabilidade no crescimento anual. A dica para aumentar a carteira de clientes é ter presença digital.

O crescimento saudável de uma empresa depende de existir base para mantê-lo a longo prazo.
 
 
Fonte: Marcus Marques

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *