Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja

Por que e como criar um programa de fidelidade em sua loja

Em diversos artigos aqui no blog já citamos o programa de fidelidade como uma forma de se aproximar de seu público e de fortalecer o relacionamento com os clientes. A ideia do texto de hoje é ir além e fazê-lo entender melhor o funcionamento dessa ferramenta e, de quebra, apresentar um passo a passo que você precisa seguir para criar um programa de fidelização de clientes aí em sua loja.

O que é um programa de fidelidade

Um programa de fidelidade é um sistema em que os clientes adquirem certo tipo de pontuação ou recompensa pelas compras que realizam. Em alguns modelos, as recompensas são instantâneas, em outros, os pontos acumulados podem ser trocados por vantagens, brindes ou produtos da loja.

Vantagens do programa de fidelidade para a sua loja

– Ajuda a aumentar o ticket médio por cliente.

– Possibilita melhorar a taxa de retenção de clientes.

– É útil para atrair novos consumidores.

– Incentiva a compra constante.

– Fortalece o relacionamento com o público.

– Premia (e incentiva) a fidelidade dos clientes.

Como criar um programa de fidelidade

1. Escolha os objetivos e o público-alvo do seu programa de fidelidade

O primeiro passo é definir quais serão os objetivos do seu programa e quem serão os clientes beneficiados por ele. Existem programas de fidelidade voltados aos clientes que mais compram, existem aqueles que visam atrair novos consumidores e também os que premiam os clientes mais antigos. Seu programa pode ser voltado para cada um desses públicos ou abranger todos eles. A definição do seu público-alvo depende única e exclusivamente das suas estratégias, do perfil do SEU negócio e dos seus clientes.

2. Defina o tipo de pontuação

Depois, é preciso determinar de que forma sua loja irá pontuar as compras do cliente. Estas são as diferentes maneiras de pontuar os membros do seu programa de fidelidade:

– Pode-se pontuar pelo valor da compra – a cada X reais gastos o cliente ganha um ponto;

– Por tipo de produtos – definindo pontuações para cada categoria de produtos que sua loja venda;

– Pelo número de compras – uma compra equivale a X pontos, independentemente do valor.

Leve em consideração o perfil da sua loja e os seus objetivos com o programa de fidelidade para decidir como pontuar os participantes do programa.

3. Pense nas recompensas

Essa é uma parte importantíssima do programa de fidelidade. É a partir do que você definir aqui que seu cliente saberá se vale a pena ou não ser fiel ser membro do seu programa de fidelidade. Você pode recompensá-lo com brindes, com vantagens, serviços e promoções exclusivas e também com troca de produtos. Escolha uma dessas formas ou utilize todas elas em diferentes situações.

4. Tenha uma forma de monitorar e gerenciar o programa

Para garantir o sucesso do seu programa de fidelidade, você precisará de uma ferramenta para fazer acompanhamento e gestão da pontuação de seus clientes. Para isso, pode utilizar uma planilha Excel, que deverá ser preenchida no ato da compra, ou um sistema automático de vendas que já contabiliza a pontuação por meio do cadastro do cliente na hora em que ele estiver realizando o pagamento. Se você já usa um sistema com esse propósito, verifique com o fornecedor se há possibilidade de gerenciar os pontos por essa mesma plataforma.

5. Deixe claras as regras do programa

Outra etapa fundamental no desenvolvimento de um programa de fidelidade é a determinação das regras. É preciso deixar claro e disponibilizar essas especificações em uma plataforma de fácil acesso para o consumidor (pode ser um folder ou uma página específica no seu site, por exemplo). Nesse documento, você deverá listar todas as condições para quem desejar participar do programa e ter acesso às vantagens oferecidas por ele.
 
 
Fonte: Gazin Atacado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *