6 dicas para motivar o colaborador a ter mais empenho nas vendas!

6 dicas para motivar o colaborador a ter mais empenho nas vendas!

O varejo costuma ser afetado variações da economia e sazonalidades, que podem enfraquecer as vendas até mesmo dos melhores vendedores. Por isso, motivar o colaborador de lojas de varejo é fundamental, pois um volume de vendas baixo pode representar mais do que um prejuízo pessoal para ele, mas também um fator de desmotivação.

A motivação é um combustível para que os funcionários estejam diariamente focados em suas vendas e influencia o clima da loja, envolvendo outros membros da equipe e clientes, que ficam mais propensos a comprar.

Se sua empresa está precisando de novas ideias para elevar a motivação da equipe de vendas, acompanhe algumas dicas poderosas para envolver a equipe e manter a motivação nas alturas!

1 – Permita que o colaborador ajude a definir metas

Um dos grandes fatores de motivação é também o que mais cria estresse para os funcionários de vendas, o plano de metas. Ele precisa ser definido por meio das necessidades da loja, mas também considerar as habilidades de cada funcionário.

Apresente ao funcionário a quantidade de vendas por produto que precisa ser realizada no período e permita que ele ajude a definir sua meta de vendas de acordo com um mínimo necessário. Isso o deixará mais motivado por ter sua opinião considerada e esperançoso de que pode produzir bons resultados.

2 – Crie processos de vendas simples de compreender

Quando o funcionário domina suas tarefas, trabalha mais confiante e motivado. Criar processos de abordagem, venda e pós-venda simples e objetivos pode ser um bom caminho para a motivação do time de vendas.
Isso dará mais tempo para o funcionário se dedicar às vendas, à conquista de novos clientes e ao aprendizado de suas funções.

3 – Fuja do básico e ofereça cartões pré-pagos como premiação

Os cartões pré-pagos recarregáveis são excelentes opções para premiação de funcionários. Conquistando suas metas, ele recebe um cartão com valor preestabelecido, em que pode usufruir em uma rede de estabelecimentos específica.

Como ele não pode ser sacado, o funcionário acaba utilizando sua premiação para adquirir bens e produtos que realmente trarão satisfação pessoal, o que é um dos fatores motivacionais mais eficazes das premiações.

4 – Atue como coach para motivar o colaborador

Ao atuar como um coach para os colaboradores, o gestor da equipe demonstra que a empresa quer dar oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional.

Além de feedbacks sobre a correta execução do trabalho, ele também pode receber orientações sobre a postura profissional, conhecimentos que deve adquirir e como se desenvolver para conquistar seus objetivos.

Com este acompanhamento, o colaborador entenderá que sua atuação no trabalho é muito mais importante e significativa.

5 – Alivie o clima de tensão do varejo

A pressão e o clima de tensão para o cumprimento de metas é ainda mais desmotivador.

Portanto, ao invés fazer cobranças frequentes e deixar o clima ainda mais tenso, procure aliviar o ambiente músicas envolventes, ofereça lanches inesperados e comentários positivos que contribuam para a equipe consiga bater as metas estipuladas.

6 – Comemore as vitórias

Comemorar as metas batidas, o desempenho da equipe ou o progresso de cada um dos colaboradores é a forma de afirmar o esforço dos funcionários e também de demonstrar que a empresa valoriza o trabalho deles.

Faça comemorações mensais, mande e-mails parabenizando as conquistas e valorize as premiações.

Motivar o colaborador do varejo pode ser muito mais vantajoso do que investir em campanhas publicitárias para atrair novos clientes.

Quando um colaborador está motivado, consegue vender muito mais e melhor para os clientes fiéis, que além de manterem-se conectados com a sua loja, ainda divulgarão sua qualidade gratuitamente para outros potenciais compradores.
 
 
Fonte: Epay

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *