Você já conhece a expressão “Nunca julgue um livro pela capa”, não é mesmo? É inegável que essa é uma mensagem valiosa para relacionamentos e até mesmo para livros, mas a verdade é que ele não faz o menor sentido no marketing! Afinal, as embalagens dos produtos (suas “capas”) são fundamentais para reforçar a imagem de uma marca, atrair a atenção do consumidor e passar informações sobre o produto em si. Além disso, no varejo, as embalagens também podem ser utilizadas de forma estratégica para impulsionar as vendas e aumentar a fidelidade dos clientes!
Você pode utilizar as embalagens em sua loja para:
– Fortalecer a presença da sua marca na vida do consumidor.
– Tornar um presente ainda mais especial.
– Criar promoções exclusivas.
– Reforçar seus valores perante os clientes.
– Valorizar a compra em sua loja.
– Personalizar a comunicação.
– Benefícios e tanto, certo?
Sabendo disso e pensando em ajudá-lo a usar tudo isso a seu favor, revelamos a seguir como você pode alcançar esses resultados por meio da forma como embrulha e apresenta os produtos em sua loja. Acompanhe!
7 formas de utilizar as embalagens para aumentar a fidelidade dos clientes
1 – Embalagens personalizadas
Uma das maneiras mais eficientes de encantar o consumidor por meio da embalagem é personalizando o pacote de acordo com o perfil dele.
Sua loja com certeza vai aumentar a fidelidade dos clientes se oferecer algo que esteja alinhado aos gostos e preferências deles e/ou que é dedicado especialmente a eles.
Na prática:
– Encomende caixas ou sacolas que tenham espaço para que o vendedor possa escrever o nome do cliente, isso os fará sentirem-se especiais.
– Ofereça sacolas ou caixas com diferentes cores e design para que o cliente escolha o seu modelo favorito. O fato de você não impor algo para seus clientes fará a diferença na percepção que ele tem da sua loja.
– Faça algumas sacolas com os nomes dos clientes que mais frequentam sua loja e ofereça essa embalagem totalmente personalizada. Essa ação é uma espécie de “Fator UAU” que seu cliente provavelmente jamais esquecerá.
2 – Embalagens para ocasiões especiais
Você também pode encantar seu cliente utilizando a embalagem para tornar um momento especial ainda mais encantador. Quando ele for comprar um presente para alguém em seu estabelecimento, ofereça uma embalagem de presente que o ajude a transmitir sentimentos para o presenteado.
Na prática:
– Prepare embalagens de presentes especiais para datas comemorativas. Por exemplo: com estampa de flores para o Dia das Mães, em forma de coração para o Dia dos Namorados, embalagem com histórias em quadrinho ou desenhos para pintar no Dia das Crianças e assim por diante.
– Ofereça a possibilidade de o cliente adquirir um “pacote premium”, com uma caixa de presente mais elaborada e bonita. Mesmo que ele tenha que pagar um valor a mais por isso, se aquela embalagem complementar perfeitamente o presente, possivelmente ele vai querer investir nela.
– Dê a possibilidade de o cliente personalizar também a embalagem de presente, seja com um espaço para ele escrever o nome dele e o nome do presenteado, ou mesmo com um cartão para colocar junto ao presente.
3 – Cartão de agradecimento
Você precisa valorizar as pessoas que compram em sua loja. Afinal, entre tantas opções disponíveis, elas escolheram fazer as compras delas no seu estabelecimento. Então, que tal deixar registrada sua gratidão e satisfação em tê-las como clientes? Você pode passar essa mensagem por meio da embalagem!
Na prática:
– Imprima nas sacolas e caixas de sua loja uma frase de agradecimento. Por exemplo: “Obrigado por ter escolhido nossa loja”.
– O próprio dono da loja pode escrever alguns cartões de agradecimento. Ele pode escrever à mão e assinar e, depois, imprimir cópias desse cartão para colocar nas sacolas.
– O vendedor também pode fazer um bilhetinho na hora do fechamento da venda, incluindo o nome e os produtos que o cliente comprou. Uma forma superpersonalizada de agradecer e, assim, aumentar a fidelidade dos clientes.
4 – Ofertas especiais e brindes
Essa é outra maneira de agradecer a compra que o cliente fez em sua loja. Junto com a embalagem, ofereça alguns brindes ou ofertas especiais. Isso os incentivará a voltar a comprar aí e ainda trará a sensação de que comprar na sua loja vale a pena.
Na prática:
– Dentro da sacola, inclua cupons de desconto para o cliente utilizar na próxima compra.
– A própria embalagem pode ter o cupom de desconto. Se for uma sacola de papel, por exemplo, o cliente pode recortar a oferta e apresentar na próxima vez que for até sua loja.
– Se você possui uma loja online, também pode oferecer dentro da embalagem alguma oferta especial para as compras no site – como entrega gratuita.
– Além disso, dentro da embalagem que o cliente levar o produto, inclua um brinde surpresa. Pode ser um chaveiro ou boné da loja, ou ainda algum brinde em parceria com seus fornecedores. Se o cliente comprou uma câmera, por exemplo, ele pode ganhar um curso online de fotografia.
5 – Reforçar os valores da loja – e do seu público
Envolver-se nas mesmas causas que seu público defende com certeza vai fortalecer a imagem da sua marca e aumentar a fidelidade dos clientes. Nesse sentido, você pode utilizar a embalagem para reforçar os valores da sua loja e fortalecer sua conexão com os consumidores.
Na prática
– Se sua loja defende a preservação do meio ambiente, precisa oferecer embalagens sustentáveis, que sejam recicláveis ou reutilizáveis (e não de plástico).
– Vocês ajudam alguma ONG? Então, que tal incluir na embalagem um anúncio mostrando como os clientes também podem ajudar essa organização?
– Também é possível utilizar a embalagem para fazer campanhas de utilidade pública, como alertas sobre a importância da vacinação, incentivo à doação de sangue etc.
6 – Aumentar a presença da marca
A embalagem é crucial para fortalecer a imagem de uma marca. Muitos consumidores reconhecem determinada empresa por meio das suas embalagens. Sua loja também pode utilizar essa estratégia para estar mais presente no dia a dia das pessoas e, com isso, aumentar a fidelidade dos clientes.
Na prática:
– Faça bolsas e sacolas da loja que possam ser reutilizáveis. Assim, a marca da sua empresa estará com o cliente em outras ocasiões e as chances de sua loja ser recomendada e/ou lembrada para uma compra futura serão maiores.
– Crie uma embalagem que possa virar um item de decoração. Por exemplo: um cartão bonito impresso na sacola e que pode virar um quadro, ou uma caixa de presente que pode servir para guardar coisas.
7 – Entrega especial
Se o produto que o cliente comprou na loja (ou no site) será entregue na casa dele, você tem em mãos uma excelente oportunidade de surpreendê-lo por meio da embalagem. O consumidor estará esperando ansiosamente pelo produto. Se quando ele chegar, vier acompanhado de uma caixa ou embalagem especial, certamente sua marca ficará gravada positivamente na memória daquele consumidor.
Na prática:
– Se o cliente falou que o produto a ser entregue é um presente, que tal enviar em uma embalagem especial? Mesmo itens maiores podem ser configurados dessa forma. Por exemplo: um laço gigante na geladeira que o seu cliente vai dar para a mãe dele. Imagina o impacto positivo que isso irá causar…
– Enviar o produto em uma caixa bonita e superelaborada também tem o poder de surpreender os clientes. Muitos esperam que o item venha naquela caixa marrom padrão. Se sua loja fizer diferente, certamente vai conquistar a admiração daquele consumidor – e, possivelmente, a fidelidade dele.
– Além disso, você também pode incluir na embalagem do produto a ser entregue um cartão de agradecimento, um brinde ou uma oferta especial – como já citamos anteriormente.
Viu só? A entrega da embalagem no final da compra não precisa ser o fim do relacionamento entre sua loja e o seu cliente. Por meio das estratégias citadas neste artigo, você vai conseguir utilizar as embalagens para encantar e surpreender seus consumidores e, assim, aumentar a fidelidade das pessoas que entram no seu estabelecimento. Coloque essas dicas em prática e faça as sacolas e caixas do seu negócio também trabalharem a seu favor!
Fonte: Gazin Atacado