Visual Merchandising para lojas de roupas

Visual Merchandising para lojas de roupas

O que é Visual Merchandising?

Dentre as principais técnicas desse segmento estão a sistematização da unidade visual de uma marca — por meio de elementos de decoração, temas das coleções, exposição dos objetos, combinações de manequins, layout das lojas e até da playlist tocada.

E não para por aí, é o visual merchandiser que cuida de toda a comunicação de uma marca, do planejamento, da organização do espaço físico das lojas, da entrada e retirada de peças, das promoções, do remanejamento de produtos e do monitoramento sobre a recepção do consumidor.

O foco principal não é apenas fazer com que uma pessoa que entre em uma loja não saia de mãos vazias, mas proporcionar uma experiência agradável para que ela volte inúmeras vezes. Quando um consumidor realiza uma compra, ele está em busca não de um produto, mas de uma sensação de desejo realizado.

Por isso, as empresas têm investido em capacitação e contratação de profissionais especializados em Visual Merchandising, e as faculdades de moda têm aberto cursos de especialização para quem deseja trabalhar na área.

Qual o perfil dos novos consumidores?

Hoje, o Brasil já não é mais um país atrasado no mercado fashion e atrai um novo perfil de consumidores. Se antes as roupas e acessórios vinham carregados de tropicalidade, com shorts curtos e camisetas estampadas, agora não é difícil encontrar, no shopping mais próximo, peças e tendências que acabaram de sair das semanas de moda europeia e norte-americana.

A palavra-chave nesse negócio é a inovação. O aumento do poder de compra para classes C e B, e o acesso à informação de moda, por meio da internet, ampliaram a ânsia dos consumidores por novidades. O que era tendência no ano passado, acaba indo para o fundo do armário até a próxima estação, e as lojas precisam acompanhar essa renovação.

Como investir em Visual Merchandising?

A estratégia de Visual Merchandising vai muito além da arrumação de vitrines. Ela toca em diversos aspectos, que vão desde a criação dos produtos até a forma como eles são dispostos para os clientes — e isso envolve cores, descrição, organização, dentre outros elementos.

Ou seja, conceitos de design, arquitetura, marketing e vitrinismo se unem para aumentar as vendas, atrair novos consumidores e proporcionar a melhor experiência de compra. Confira algumas dicas para o seu negócio:

– Evite poluição visual dos produtos no ambiente interno da loja e, principalmente, nas vitrine.

– Ao expor as roupas, crie sempre um padrão de cores e de tendências, que facilite a visualização do consumidor.

– Evite misturar peças diferentes como camisas e calças nas mesmas araras.

– Exponha produtos novos toda semana.

– Utilize vitrines temáticas em ocasiões especiais como o Dia dos Namorados e o Dia das Mães.

– Não se descuide da iluminação, principalmente nas vitrines e nos provadores. A luz errada pode destacar, e até mesmo, criar defeitos que clientes não desejam ver na hora da compra.

– Melhore a experiência de compra por meio do marketing sensorial, que acredita na exploração de sentidos para melhorar o humor do consumidor durante as compras. Boa música, cheiro agradável nas roupas e o uso de cores quentes ou claras são estratégias de Visual Merchandising imprescindíveis para aumentar as vendas da sua loja.
 
 
Fonte: M.Pollo

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