Como conquistar a confiança do consumidor ao começar a vender online

Como conquistar a confiança do consumidor ao começar a vender online

Diante de inúmeras marcas e ofertas, conquistar a confiança do consumidor é essencial para consolidar uma loja virtual.

Mas, antes mesmo disso, uma pergunta é inevitável: como é possível atrair clientes se a empresa ainda não for conhecida no mercado?

Indo além, o que é preciso fazer para destacar sua marca no oceano vermelho que o e-commerce pode ser?

Para responder estes questionamentos é necessário entender o comportamento dos consumidores…

De maneira geral, ao ter um primeiro contato com uma marca, os consumidores procuram referências que comprovem que o produto ou serviço oferecido por ela é confiável.

No entanto, é natural que novos negócios careçam de depoimentos e provas que contribuam para a consolidação da confiança de novos consumidores. Sabendo disso, antes de avançarmos na conversa sobre como conquistar a confiança do consumidor online, precisamos falar sobre como criar referências saindo “do zero”.

Como criar referências?

Existem diversas alternativas para tornar sua marca conhecida. Você pode, por exemplo:

– Produzir conteúdo sobre seu produto ou serviço.
– Enviar amostras para potenciais consumidores e influenciadores digitais.
– Participar de eventos do setor em que atua.
– E assim por diante.

Mas a falta de referências não é a única questão que pode abalar a confiança do consumidor em uma loja virtual…

As preocupações dos consumidores online

Uma pesquisa feita recentemente pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) mostrou que 89% dos internautas realizaram ao menos uma compra online entre 2016 e 2017.

O mesmo estudo apontou também que 49% dos consumidores sondados enxergam o pagamento de frete como o lado mais negativo das compras online. Além disso, a impossibilidade de experimentar o produto e a insegurança de que ele de fato será entregue são outras preocupações comuns dos consumidores quanto a essa modalidade de compra.

Quer superar estes obstáculos, conquistar a confiança do consumidor online e destacar seu e-commerce?

Siga as dicas que apresentamos a seguir. Elas o ajudarão a lidar com essas e outras inseguranças e a se consolidar no mercado virtual!

7 formas de conquistar a confiança do consumidor vendendo online

1 – Ofereça um produto ou serviço de qualidade

Não há como vender mais e conquistar clientes de forma sustentável se a sua prioridade não for a qualidade daquilo que você se propõe a vender.

Portanto, antes de mais nada, preocupe-se em montar um mix de produtos que seja verdadeiramente útil aos seus clientes e reflita sobre quais serviços complementares você pode oferecer no seu e-commerce.

Este planejamento prévio aumentará as chances de tudo correr bem quando a operação começar a funcionar de verdade.

2 – Conheça seu público

Saber para quem você está vendendo, com a maior riqueza de detalhes possível, é fundamental para conquistar a confiança do consumidor ao começar a vender pela internet.

Por isso, antes de começar a vender online, defina seu público-alvo e crie “personas” (que são personagens fictícios de como seria o seu cliente ideal) que o ajudem a se preparar para vender para esse público. Dessa forma, ficará mais fácil desenvolver uma linguagem e uma forma de conversar com essas pessoas.

3 – Invista em comunicação e marketing

Atualmente, além de um site com informações claras e completas sobre a empresa e o produto que você deseja vender, é necessário apostar em ferramentas como blogs e redes sociais. Afinal, não há dúvidas de que seu consumidor utiliza essas ferramentas para pesquisar sobre coisas que deseja comprar, empresas que quer conhecer e assim por diante. Assim, ao produzir conteúdo personalizado para as necessidades do seu potencial cliente, você se conecta com pessoas com interesse no seu ramo de atuação.

No fim das contas, o conteúdo ajuda no reconhecimento de uma marca, fazendo com que você conquiste a confiança do consumidor.

4 – Facilite o acesso de seus possíveis clientes

O consumidor da atualidade busca agilidade, processos fáceis e comodidade. Tanto é que, ainda de acordo com informações do SPC Brasil e da CNDL, os smartphones já são a principal ferramenta de compra para 33% das pessoas que costumam adquirir produtos pela internet.

A mesma pesquisa apontou também que 44% dos usuários de WhatsApp já usaram o aplicativo para se comunicar com lojas, e que 79% acham importante que a loja ofereça esse tipo de recurso aos clientes.

Por outro lado, é preciso ter em mente que tecnologias que exigem cadastro prévio, por exemplo, podem afastar potenciais clientes que percebam isso como excesso de burocracia.

Portanto, investir em sites responsivos e ter uma boa comunicação online são formas de tornar a experiência do consumidor mais acessível atualmente. Ou seja, quer conquistar a confiança do consumidor no e-commerce? Preocupe-se em desenvolver sites ou apps que sejam organizados e tenham boa navegabilidade!

5 – Invista em segurança

Outro fator primordial para conquistar a confiança do consumidor vendendo pela internet é oferecer garantia de segurança na hora da venda.

Neste sentido, uma boa forma de tranquilizar o comprador é desenvolvendo parcerias com soluções de pagamento e de entrega conhecidas – como Paypal e Correios. Além disso, também é preciso acompanhar de perto todo o processo da venda – desde o pagamento até a entrega – e ter um bom processo de pós-venda, para poder entender percepções do cliente sobre o produto ou serviço.

Ainda neste quesito, é importante estabelecer políticas claras para casos de defeitos e necessidade de trocas e ser realista quanto ao prazo de entrega. Afinal, tudo isso demonstra que você prioriza a experiência do cliente e que sua empresa é confiável.

6 – Mantenha um canal de atendimento acessível

Ferramentas como WhatsApp, formulário de contato no site, chat no Facebook, além de telefone, precisam ser sempre acessíveis ao consumidor, para que eles possam tirar suas dúvidas e sentirem-se seguros no momento da compra na sua loja virtual. Afinal, se mostrar disponível gera credibilidade para sua marca e confiança por parte do consumidor.

Portanto, quando for procurado por qualquer um desses meios, responda de forma clara e acessível. Acredite: isso ajudará a aumentar a confiança do consumidor em relação à sua marca!

7 – Valorize clientes fiéis

Após conquistar a confiança do consumidor, é hora de mantê-la. Neste sentido, é essencial valorizar os clientes fiéis! Para isso, você pode:

– Oferecer serviços gratuitos e descontos numa próxima compra.
– Tratar seus clientes fiéis de forma especial no dia do aniversário deles – enviando desde um simples e-mail ou mensagem ou oferecendo uma vantagem especial na compra.
– Criar um programa de fidelidade e desenvolver ofertas exclusivas para os membros.
– Etc.

Consequentemente, este tipo de situação também pode gerar confiança do consumidor, aumentando suas vendas na medida em que sua marca se relaciona melhor com o público. Um simples cadastro de clientes pode ajudar para realização dessa estratégia de forma eficaz.

Boas dicas, não é mesmo?

Agora é com você!

Coloque-as em prática e veja como é possível conquistar a confiança dos consumidores ao começar a vender online.
 
 
Fonte: Gazin

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