5 dicas para fazer reuniões de vendas eficazes e que tragam resultados

5 dicas para fazer reuniões de vendas eficazes e que tragam resultados

Interessado em transformar as reuniões de vendas em ferramentas verdadeiramente eficazes para motivar e orientar sua equipe? Leia este artigo!

Dicas para fazer reuniões de vendas eficazes e que tragam resultados

Qual é a primeira coisa que vem à sua cabeça quando se fala em reunião? Horas e horas a fio de conversa fiada em que nada é definido?

Pois é, uma reunião pode mesmo ser uma verdadeira perda de tempo, se não for bem planejada e conduzida!

Porém, quando bem organizada, reuniões de vendas têm o poder de:

– Unir a equipe.
– Alinhar pensamentos e estratégias.
– Obter feedback.
– Promover a geração de ideias e a troca de conhecimento.

Sabendo disso, apresentamos a seguir cinco dicas para fazer com que as suas reuniões de vendas sejam 100% produtivas e focadas em resultado. Acompanhe!

1 – Separe diferentes tipos de assuntos para diferentes reuniões

A primeira regra para promover reuniões de vendas realmente eficazes é determinar os assuntos prioritários para o encontro, focando o debate em determinados temas.

Neste sentido, é importante separar, por exemplo, reuniões estratégicas de reuniões operacionais. Afinal, esses encontros têm objetivos diferentes.

Nas reuniões operacionais o foco devem ser as atividades diárias da equipe de vendas. Já as reuniões estratégicas estão relacionadas a objetivos de longo prazo e demandam outro tipo de reflexão.

É verdade que muitas vezes os assuntos convergem, já que as ações operacionais estão diretamente ligadas à estratégia. No entanto, é importante manter o foco em um tema principal, para não dispersar a atenção e otimizar o tempo de todos os envolvidos.

2 – Crie um cronograma de reuniões

Não existe nada mais chato do que tomar conhecimento de uma reunião em cima da hora. Afinal, pode ser, por exemplo, que o vendedor já tivesse programado outra atividade, e assim a reunião surpresa afetaria sua agenda.

Para evitar esse tipo de problema, crie um cronograma de reuniões de vendas para que todos possam se preparar e se programar adequadamente.

Você pode, por exemplo, definir que:

— Todos os dias (ou três vezes por semana), antes de começar os trabalhos, será realizada uma reunião rápida com os vendedores para alinhar as ações e necessidades da equipe e ações pontuais para corrigir possíveis falhas.

— As reuniões mais longas e estratégicas serão realizadas uma vez por mês (na terceira sexta-feira do mês, por exemplo).

3 – Crie uma pauta para manter o foco e o tempo de cada reunião

Sabe aquela reunião em que começa a se falar de política, de futebol, do que fizeram no fim de semana e, quando vê, lá se foram 20 minutos perdidos? São situações como essas que fazem as reuniões terem uma má reputação.

Para evitar que isso aconteça durante suas reuniões de vendas, estabeleça uma pauta para o encontro, determinando os assuntos que serão tratados e o tempo máximo de debate para cada item.

Dessa forma, você estabelece regras para que os vendedores não fujam dos assuntos que precisam ser debatidos e para que nenhum tema deixe de ser abordado.

4 – Forneça dicas e ferramentas práticas

Baseando-se nas dificuldades que seus vendedores apontam ou nas que você identifica, procure sempre levar às reuniões de vendas algum material com dicas e informações que os ajudem a evoluir.

Digamos, por exemplo, que você notou que a equipe sempre reclama que os clientes só pedem desconto e eles não sabem bem como agir. Para resolver este problema, leve mais informações sobre os benefícios dos produtos que sua loja vende para as reuniões. Assim, os vendedores estarão mais preparados para focar em vendas de valores e com menos desconto.

5 – Estabeleça objetivos a serem alcançados

Outra forma de manter o foco das reuniões de vendas e fazê-las serem eficazes é estabelecendo objetivos a serem alcançados até a próxima reunião.

Se na reunião do dia foi identificada a dificuldade de os vendedores em fechar vendas, por exemplo, você, líder, precisa ajudá-los dando dicas sobre como fazer isso.

Depois de orientá-los, deixe como “tarefa” para a próxima reunião a apresentação dos resultados da aplicação do que eles aprenderam. Essa é uma forma de mantê-los motivados e atentos durante a reunião.

Esperamos que, com essas dicas, as reuniões de vendas com sua equipe sejam muito mais produtivas!
 
 
Fonte: Gazin

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