Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais

Como criar um calendário comercial e preparar sua loja para as datas especiais

Ao longo do ano, existem diversas oportunidades para sua marca se destacar e se aproximar dos clientes. Ocasiões como datas comemorativas, início das aulas e mudança de estação são alguns exemplos de momentos que podem ser aproveitados para fortalecer sua marca e aumentar seus resultados. Por isso mesmo é importante criar um calendário comercial para sua loja!

Não sabe como fazer isso? Nós podemos ajudá-lo nessa missão!

Para isso, apresentamos a seguir o caminho que você precisa percorrer para criar o seu calendário comercial, escolhendo as ocasiões mais relevantes para a sua loja e seu público e preparando seu negócio para essas oportunidades.

Entendendo os ciclos do varejo

O calendário do varejo possui uma série de datas especiais que são aproveitadas para gerar mais movimento e lucro.

– Em dezembro, tem as promoções de Natal;
– Em fevereiro, o foco é a volta às aulas;
– Em maio, é o Dia das Mães;
– E assim por diante…

É como se o calendário não fosse dividido por meses, e sim por datas comemorativas. É o que podemos chamar de “ciclos do varejo”.

O segredo para usar os ciclos do varejo de maneira estratégica é entender quais são as ocasiões mais alinhadas ao seu negócio e ao seu público e se preparar antecipadamente para aproveitar ao máximo as oportunidades dessas ocasiões.

Neste sentido, é importante criar um calendário comercial personalizado e que, portanto, tenha potencial de gerar mais oportunidades de vendas e de fortalecer o relacionamento com seus clientes. Para isso, mais do que datas comemorativas já tradicionais no comércio, é necessário ir além e determinar momentos e ocasiões que não são tão conhecidos, mas que são relevantes para os seus clientes.

É isso que ensinamos a seguir. Confira!

Como criar um calendário comercial

Antes de tudo, vamos esclarecer:

O que é um calendário comercial?

Um calendário comercial é um cronograma de ações para o ano todo. Nele, devem ser apresentadas estratégias especiais de marketing e vendas para datas comemorativas ou períodos importantes para o negócio e para o seu público.

Fazer esse planejamento vai ajudá-lo a entender melhor seus clientes e, assim, a se preparar adequadamente para oportunidades importantes ao longo de todo o ano.

A seguir, confira o passo a passo para criar um criar um calendário comercial para sua loja.

1 – Escolha as datas mais significativas

O primeiro passo é identificar qual é o ciclo da sua loja. Ou seja, quais são as ocasiões que o seu negócio pode aproveitar para se aproximar de seu público.

Para isso, é preciso conhecer muito bem seus consumidores e também entender o fluxo de vendas da sua loja ao longo do ano.

Aqui, é importante lembrar que não é porque uma determinada data comemorativa existe que você necessariamente precisa criar ações especiais para ela. O momento precisa fazer sentido para os seus clientes e, de alguma forma, seu negócio precisa atender às demandas dessa ocasião especial.

Estas são algumas ações que você deve realizar para isso:

– Liste todas as ocasiões e datas especiais que lembrar.
Vá além do básico e pense em momentos específicos e não tão óbvios. Início do verão ou do inverno, por exemplo, dia da secretária, dia do meio ambiente etc.

– Pense em como essas ocasiões se relacionam com seus clientes e de que maneira sua loja pode atender a demanda desses momentos.
Nessa etapa, vale lembrar que mais do que os produtos que o seu estabelecimento vende, os valores da sua marca também contam. Digamos, por exemplo, que sua loja realize ações em defesa da natureza. Portanto, pode aproveitar o Dia do Meio Ambiente para se conectar com os clientes que também defendem essa causa.

– Faça uma pesquisa com os consumidores para entender quais são as datas que eles mais valorizam.

– Analise o fluxo comercial da loja ao longo do ano.
Nesta análise, identifique os picos de vendas e faça uma comparação com a lista de datas especiais para verificar se alguns desses momentos coincidem.

2 – Defina os objetivos para cada ocasião

Depois de criar a lista com as ocasiões mais relevantes para o seu negócio, é hora de estabelecer metas para cada um desses momentos.

É claro que o objetivo geral é sempre “vender mais”. No entanto, é importante entender que muitas dessas datas têm um potencial enorme de fortalecer sua marca e o relacionamento com seus clientes. Isso, por sua vez, pode não gerar um aumento pontual das vendas, mas contribui para melhorar seus resultados no longo prazo.

Por exemplo:

– No Dia das Mulheres, além de criar promoções, você pode fazer uma ação para valorizar as mulheres que fazem a diferença na sociedade.

– No Dia da Árvore, que tal direcionar parte do lucro da loja para instituições que atuam no combate ao desmatamento?

Enfim, não pense apenas em vender mais, mas também em se aproximar dos seus clientes por meio do compartilhamento de valores.

3 – Planeje as promoções e ações especiais

Um calendário comercial que se preze detalha tudo o que será feito nas datas especiais escolhidas. Neste sentido, para cada ocasião é importante determinar:

– Serão realizadas ações de marketing? Quais serão os canais envolvidos?
– Quem serão os responsáveis? Será feito internamente ou com ajuda de um fornecedor?
– Qual é o orçamento disponível para cada ação?
– Quais serão as metas de cada ação? O que se espera alcançar? Sempre que possível, determine metas específicas – como, por exemplo: x% de aumento de vendas; inclusão de Y novos clientes na base etc.

4 – Liste o que será necessário em cada ocasião

Ainda no planejamento do calendário comercial, é fundamental listar todos os materiais e serviços necessários para colocar as ações de cada data em prática – com os respectivos prazos e responsáveis.

Pense em questões como:

– Será necessário aumentar o estoque?
– Será preciso contratar vendedores temporários?
– Quais serão os materiais necessários para fazer a decoração?
– A loja já tem materiais de decoração disponíveis? É possível aproveitar certos artifícios em mais de uma data? O que é preciso comprar?

Para prever a necessidade de cada data, avalie como foi o desempenho dessas ocasiões em anos anteriores.

– Se no Natal passado faltaram vendedores para atender os clientes na loja, por exemplo, separe orçamento para contratar alguns profissionais nessa época.

Além disso, avalie as ações e promoções planejadas para identificar necessidades específicas.

– Digamos, por exemplo, que você está planejando oferecer descontos em tablets e smartphones no Dia dos Pais. Portanto, é bom se preparar com estoque extra desses produtos para essa ocasião.

Como usar o calendário comercial de forma efetiva

Por fim, não adianta criar um calendário comercial no início do ano e esquecer que ele existe nos meses restantes!

Para evitar que isso aconteça, siga estas dicas:

– Alinhe o planejamento estratégico ao calendário comercial.
Para isso, inclua ações para atingir os objetivos gerais do seu negócio. Assim, você aumenta as chances de as ações planejadas no calendário comercial realmente acontecerem e terem o apoio necessário dos seus parceiros e da sua equipe.

– Use o calendário comercial para guiar a comunicação com os clientes.
Você se deu ao trabalho de fazer todo esse planejamento inicial, agora, use ele a seu favor para sair na frente da concorrência! Comunicar-se antecipadamente com seu público, informando as ações programadas para as próximas datas especiais, vai criar uma expectativa nos clientes, além de ajudá-los a se preparar para aproveitar as promoções que estão por vir no seu estabelecimento.

– Prepare seus vendedores para as ocasiões especiais ao longo do ano.
Sabendo quais são as datas ao longo do ano em que sua loja irá desenvolver ações especiais, você pode capacitar seus vendedores para atender as demandas específicas de cada momento.

– Crie alertas para todos os envolvidos, lembrando os prazos que estão próximos.
Na correria do dia a dia, é fácil esquecer que é preciso fazer ações para uma data comemorativa que acontece daqui a dois meses. Por isso, use programas como o Google Calendário para programar alertas lembrando os profissionais responsáveis por determinadas ações que precisam ser realizadas antecipadamente.

Siga as dicas deste artigo e crie um cronograma de ações para o ano todo em sua loja, aproveitando momentos e ocasiões especiais que podem gerar mais venda e fortalecer o relacionamento com seu público!

Sucesso e boas vendas!
 
 
Fonte: Gazin

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