Por que os supermercados devem investir na gestão de PDV?

Por que os supermercados devem investir na gestão de PDV?

Todo supermercado oferece produtos semelhantes, mas você já se perguntou por que alguns têm mais sucesso do que outros? A diferença está na gestão de PDV, ou ponto de venda. Afinal, este é o centro da atenção do consumidor.

É o local onde acontece o primeiro contato presencial com a sua marca. Lá, o cliente interage com a equipe, satisfaz sua necessidade, constrói o seu conceito sobre a empresa e tem uma experiência de compra positiva (desde que haja investimento).

Sabendo da importância de abraçar essa ideia, vamos dar dicas para você colocar algumas técnicas de merchandising em prática. Continue a leitura!

Ofereça um ambiente agradável

A primeira providência para atrair o comprador é fazer a manutenção diária do ponto de venda, principalmente no que diz respeito à limpeza e à organização. Sujeira, caixas de papelão jogadas no chão e objetos fora do lugar causam impressão de descaso.

Então, o espaço deve estar sempre limpo. De preferência, com ambiente climatizado. Lembre-se de que muitas pessoas adoram andar vagarosamente pelos corredores para escolher com tranquilidade o que vão levar para casa. Se o clima estiver agradável, é motivo para elas permanecerem no local por mais tempo — e provavelmente comprar mais.

Invista na comunicação visual

Sem dúvida, uma das principais estratégias é trabalhar o apelo visual. Talvez você já tenha sido atraído por uma vitrine e nem se deu conta. Esse é o resultado de uma boa comunicação visual: ela é como um ímã.

O recurso precisa ser utilizado logo na parte externa do ponto de venda. É recomendável apresentar os elementos da identidade visual da marca desde a fachada da loja até cada material impresso — como banner ou panfleto.

Na parte interna, é recomendável sinalizar cada seção, pois a distribuição dos produtos deve ser feita por categoria. A ideia é fazer com que o cliente perceba facilmente a localização do objeto que deseja.

Gerencie o estoque de forma eficiente

De nada adiantaria manter a loja limpa, bonita e arrumada se o estoque não for administrado corretamente, não é mesmo? Imagine as prateleiras vazias e o consumidor saindo da sua empresa para visitar o outro supermercado mais próximo?

Manter o controle total do estoque, com todas as informações sobre o que entra e sai, é fundamental para ser bem-sucedido nas vendas. Isso vale para os dias comuns, mas é especialmente importante nas datas comemorativas, que costumam exigir a compra antecipada de algum artigo específico.

Use a tecnologia na gestão de PDV

Hoje, você pode usar um aplicativo, software ou sistema inteligente para ajudá-lo a administrar as ações do ponto de venda dentro de uma única plataforma. A automação do processo reduz o retrabalho, agiliza o atendimento, organiza os dados dos clientes e permite que você planeje uma estratégia de marketingadequada.

Além disso, é possível ter acesso aos mais diversos relatórios sobre as vendas, o desempenho do vendedor, o produto mais ou menos vendido e outros. Monitorar esse tipo de resultado é essencial para ajustar uma campanha a tempo e evitar qualquer erro antes que seja tarde.

Como vimos, todo supermercado vende praticamente os mesmos produtos; o que faz a diferença é a gestão de PDV. Essa atividade exige uma dedicação minuciosa da equipe.
 
 
Fonte: Santander

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