4 livros de liderança para você ter bons insights para o seu negócio

4 livros de liderança para você ter bons insights para o seu negócio

Todo bom negócio precisa de uma boa inspiração. Mas como se manter atualizado, a par das principais tendências não só do seu nicho, mas também relacionadas à gestão do seu negócio? De início, pode parecer exaustivo, mas não é impossível e pode até se tornar uma atividade prazerosa!

Livros de liderança podem ajudar nesse sentido. Reservar alguns poucos minutos de leitura por dia melhora a qualidade de vida, o humor e até a saúde. Por que não juntar o útil ao agradável e aproveitar esse momento de lazer para também ganhar bons insights para a sua empresa?

Boa ideia, não é mesmo? Então, continue a leitura deste texto com a gente e confira 4 livros que não devem mais sair da sua cabeceira!

1. Blink: A decisão num Piscar de Olhos (Malcolm Gladwell)

Não se engane por esse livro ser de 2005: sim, ele continua bastante atual. Em Blink, o jornalista Malcolm Gladwel apresenta as características neurais de uma velha conhecida de todo bom gestor, a intuição.

Como as decisões instantâneas do nosso cérebro — comumente feitas em apenas dois segundos — podem ser articuladas e adaptadas em prol dos negócios? O grande ponto do livro é mostrar que não são apenas os especialistas que podem se educar para tomar decisões instantâneas de forma positiva. Vale a pena ler para descobrir como!

2. Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas (Dale Carnegie)

O livro de Dale Carnegie é outro clássico que merece ser revisitado de tempos em tempos. Lançado há mais de meio século, ele já teve mais de 50 milhões de exemplares vendidos e segue bastante atual.

A persuasão é uma grande ferramenta para líderes e gestores e saber como usá-la junto aos funcionários e colaboradores pode fazer toda a diferença. Bastante didático, o livro apresenta técnicas práticas para influenciar pessoas, como não fazer críticas e saber apreciar as pessoas com honestidade.

3. Criatividade S.A. (Edwin Catmull)

Ed Catmull é nada mais, nada menos que um dos criadores da Pixar, uma das empresas mais bem sucedidas da atualidade. Ao lado de Steve Jobs e John Lasseter, ele fundou a produtora de onde saíram clássicos líderes de bilheteria como Toy Story, Procurando Nemo e Monstros S.A.

Se você busca inspiração para o seu negócio, esse livro não deve sair da sua cabeceira. Um dos grandes diferenciais da Pixar, a cultura da criatividade, é apresentada em detalhes ao longo do texto, que também discorre sobre os processos que levaram à criação de histórias tão cativantes.

4. The CEO Next Door: The 4 Behaviors that Transform Ordinary People into World-Class Leaders (Elena L. Botelho, Kim R. Powell e Tahl Raz)

Ainda não disponível em português, The CEO Next Door apresenta os quatro principais comportamentos que podem transformar eu, você ou qualquer pessoa em renomados líderes mundiais. Lançado em 2018, o livro figurou entre os mais vendidos do New York Times e do Wall Street Journal.

Eles perceberam que todos os CEOs têm em comum a capacidade de tomar decisões, o fato de serem de confiança, a habilidade de cumprirem suas promessas e não terem medo de conflito. O estudo também derruba três ideias comuns sobre quem “chegou lá”. Por meio de dados, eles comprovam que não é verdade que:

– muito executivos chegam à diretoria precocemente;
– é preciso se formar em uma universidade de elite;
– todos CEOs têm currículos impecáveis.
– Grandes gestores podem e devem ser grandes fontes de inspiração. Os livros de liderança, assim como palestras ou cursos que podem ser encontrados online, são ótimos meios de você acompanhar esses nomes e adaptar seus ensinamentos ao seu negócio.
 
 
Fonte: Inusittá

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *