Entenda como cativar o cliente com o serviço de pós-venda

Entenda como cativar o cliente com o serviço de pós-venda

Seja qual for o seu segmento de atuação, um de seus grandes objetivos deve ser atrair e fidelizar a clientela do seu negócio. Para isso, contam o bom atendimento, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e a forma como a pessoa vai ser tratada no serviço de pós-venda.

Embora subestimado por alguns empreendedores, o pós-venda representa uma etapa fundamental na hora de cativar o freguês para garantir a experiência de compra e fazer com que volte mais vezes. Quando uma pessoa faz uma compra não é apenas a aquisição de algo que conta, mas como isso foi vivenciado.

Hoje, você descobrirá por quais motivos o serviço de pós-venda está intimamente relacionado à satisfação dos clientes. E depois da leitura, estará pronto para colocar em prática tudo o que aprendeu, verificando impactos positivos em sua loja e melhorando o relacionamento com os consumidores. Confira!

Entenda por que o serviço de pós-venda é tão importante

Em um mercado no qual todas as áreas apresentam grande concorrência e a luta pela clientela é acirrada, é essencial utilizar todas as ferramentas disponíveis na hora de conquistar e fidelizar os clientes. Mas, afinal, como saber o que cada consumidor espera de seu estabelecimento e de seus produtos e serviços?

Cada pessoa é única. Logo, as suas necessidades e seus anseios específicos variarão de acordo com seu perfil. Porém, existe algo que todos os clientes têm em comum: o desejo de se sentirem respeitados, especiais e plenamente satisfeitos com o que adquiriram.

O pós-venda é tão ou até mais importante que o momento que antecede a venda, pois é a hora em que o vendedor/lojista tem a oportunidade de superar as expectativas do freguês e provar que seu objetivo não é apenas o lucro, mas a satisfação do consumidor.

Assim, é fortalecida uma relação de confiança e o cliente se sente seguro não apenas para voltar a fazer negócio no mesmo lugar, mas também para dar referências positivas a respeito da loja, levando mais consumidores ao empreendimento.

Saiba como colocar em prática um serviço de pós-venda eficiente

Agora que você já sabe o porquê de o serviço de pós-venda ser tão relevante, confira como colocá-lo em prática para se beneficiar da ação!

Tenha o cadastro de seus clientes

É preciso que você crie um cadastro para conhecer os seus fregueses. Além de dados de contato, inclua informações sobre as compras que foram realizadas. Isso vai ajudar entender o que o seu freguês gosta e a nortear o discurso eficaz de pós-venda.

O cadastro deve considerar todas as informações fornecidas pelo cliente. É preciso ponderar reclamações, elogios e valorizar de fato a opinião emitida. Os dados devem ser estudados para que o nível de satisfação dos seus compradores seja ampliado.

O feedback é importante para solucionar de maneira mais rápido possível e reduzir os transtornos que o consumidor passou. A empresa tem que ter o comprometimento com o contentamento completo e as soluções precisam ser apresentadas diante de problemas.

Mantenha um canal de contato sempre à disposição

Para iniciar um serviço de pós-venda eficiente, sua primeira providência deve ser disponibilizar um ou mais canais de contato com a clientela. Endereços de e-mail, chats, números de discagem gratuita (0800), esses são alguns bons exemplos de ferramentas úteis, nas quais você e seus clientes poderão interagir.

No ato da venda, divulgue amplamente esses canais ao consumidor e deixe claro que, havendo quaisquer necessidades, você e sua empresa estarão à disposição para solucionar dúvidas ou problemas.

Esses canais precisam ser eficientes e funcionarem de maneira rápida. Um cliente irritado ou querendo tirar alguma dúvida precisa ser prontamente atendido. Para tanto, o atendimento tem que ser dinâmico e é necessário haver funcionários para realizar a função.

Imagine um cliente tentando contato telefônico e tendo que aguardar por longos minutos para sr atendido? Ou em um chat de atendimento sem um atendente do outro lado para responder aos questionamentos. Não pode ser assim.

Quer um exemplo que funciona? Programe uma resposta automática no e-mail da empresa para que sempre que receber uma mensagem, o sistema envie outra automática explicando que o cliente terá seus questionamentos respondidos o quanto antes.

Capacite bem a equipe pós-venda

Os profissionais que estarão envolvidos no trabalho de pós-venda precisam ser preparados para a função. É necessário que conheçam sobre a empresa, a forma de funcionamento, os serviços ou produtos oferecidos para que consiga oferecer soluções.

Para isso, oferece treinamentos periodicamente para reciclagem de conhecimento e preparação para o atendimento adequado. As equipes que ocupem as funções de vendas e a pós-vendas precisam estar alinhadas e sempre em contato.

Não transfira a responsabilidade

Quando o cliente liga para a loja que realizou a compra buscando solução de um problema ele não quer ouvir que a loja não pode resolver. Ele não quer entender se algo é problema do fornecedor, por exemplo, mas qual a solução.

Reconheça as queixas e legitime o descontentamento e se esforce de verdade para resolver. A empresa precisa escolher bem os fornecedores para evitar alguns problemas simples e ter certeza de que o parceiro oferece boas soluções.

É fundamental que o fornecedor faça a entrega com pontualidade e ofereça garantia de seus produtos. Além disso, a empresa deve ter um bom suporte técnico, pois disso depende a satisfação de seu cliente com a compra.

Cumpra as suas promessas

A melhor maneira de provar ao seu público o valor de sua empresa é cumprir suas promessas. Entregue os produtos dentro dos prazos estipulados e de acordo com as especificações acordadas.

Se prometer vantagens, benefícios ou qualquer outro elemento que tenha servido como chamariz para efetivar a venda, entregue isso ao consumidor. Além de fortalecer o seu relacionamento com o consumidor, tal fato impulsionará as futuras negociações.

Supere expectativas de sua clientela

Prometeu entregar em 30 dias? Entregue em 20! Disse que o produto custava determinado valor? Forneça um desconto e ainda facilite o pagamento! Conceda brindes, estimule a fidelidade e proporcione ao cliente muito mais do que aquilo que ele estava esperando.

Uma loja confortável, atendimento impecável, entrega ágil, essas são algumas formas de superar as expectativas do consumidor e motivá-lo a fazer negócio novamente com você! Afinal, você quer que ele se sinta bem ao adquirir o que você vende.

E como você viu o atendimento pós-venda faz parte de uma negociação eficiente e é um dos segredos para quem deseja conquistar e fidelizar novos clientes. Invista em um bom atendimento, faça promessas que você possa cumprir e esteja disposto a ouvir o cliente e auxiliá-lo. Tudo isso vai refletir em um aumento significativo em suas vendas!
 
 
Fonte: Inusittá

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